Usando o potencial do Youtube para impulsionar seu negócio

Youtube para impulsionar seu negócio

Você pode perguntar para qualquer brasileiro que utiliza da internet diariamente qual seria um dos principais sites acessados por ele. Com certeza, entre 10 brasileiros, grande parte vai responder o site que é o tema do nosso texto: o Youtube. Se ele é tão acessado, como usar o potencial do Youtube para impulsionar seu negócio?

Um dos motivos para o Youtube ser tão utilizado está pelo fato de que os brasileiros conseguem descobrir coisas por ele. Seja um problema na sua televisão, ou até mesmo para acompanhar notícias do seu time, esta plataforma consegue ser um enorme buscador e solucionador de problemas.

O próprio Google, dono da plataforma de vídeos, diz isso. Segundo o gigante da tecnologia, 7 em cada 10 consumidores concordam que o Youtube os ajuda a navegar e descobrir algo novo.

Com tanta gente procurando soluções dos seus problemas por lá, usar o potencial do Youtube para impulsionar o seu negócio aparece como uma solução bastante lógica, não é verdade? Sim, é verdade! As grandes marcas já utilizam este serviço para se conectar com seus clientes e tornarem seus produtos e serviços conhecidos pelo público.

Quer entender mais sobre o tema? Continue este artigo especial que pode servir como um Guia para empresas no Youtube de 2021. 

marketing digital Youtube para impulsionar seu negócio

Criando conteúdo no Youtube para impulsionar seu negócio

Com o passar dos anos, o que mais vimos no Youtube foram os criadores de conteúdo tomarem espaço da plataforma com uma série de vídeos. Pessoas como Cauê Moura, Nando Moura, Felipe Neto, Peter Jordan, dentre outros, utilizaram todo o potencial do Youtube para crescer. 

Estes são alguns nomes mais antigos, mas o que vemos hoje é cada vez mais pessoas criando seus vídeos e postando, mesmo que não consigam a mesma audiência dos canais maiores. 

Os criadores de conteúdo, por sua vez, aproveitaram de sua fama na internet para ganhar muito além do dinheiro dos views. As marcas enxergaram um potencial tremendo na plataforma e investiram pesado em parcerias com estes criadores de conteúdo, uma tendência que foi vista muito frequentemente com o passar dos anos. 

No entanto, o que vemos hoje é que muito mais do que fazer parcerias. As marcas hoje se tornam suas próprias criadoras de conteúdo no Youtube, como é o caso de canais de grandes empresas como Magazine Luiza e o canal Coisa Nossa, do Guaraná Antárctica. 

Top 30 Coisa Nossa GIFs | Find the best GIF on Gfycat

O motivo dessa mudança: atrair e fidelizar clientes de maneira orgânica, de forma complementar aos anúncios.

Quer vender? O Youtube ajuda

A plataforma de vídeo ajuda e muito na hora dar aquele empurrãozinho no consumidor na decisão de compra. Pense no seguinte cenário: você está em dúvida se compra ou não uma assistente virtual para sua casa, como a Alexa, da Amazon, por exemplo. O site da Amazon fornece algumas informações, mas não é o suficiente para você decidir se vale a pena comprá-la ou não. 

Você já deve ter se visto em uma situação parecida, não é verdade? Cá entre nós, quantas vezes você já foi no Youtube procurar vídeos sobre o produto em que estava interessado? Uma porção de vezes, não é?!

Se essa tática funciona com você, imagina o tamanho do potencial que o Youtube tem para impulsionar seu negócio com outras pessoas. Dados do Google apontam que 87% das pessoas já fizeram uma compra depois de ver um vídeo. 

Youtube para impulsionar seu negócio

A plataforma ainda diz que 62% das pessoas dizem que a publicidade os tornou mais propensos a considerar uma marca ou produto anunciado, assim como 36% utilizam a plataforma para fazer o que dissemos acima: procurar um review antes de comprar um produto ou serviço. 

Como usar o Youtube para impulsionar seu negócio?

Se você chegou até este ponto do texto e está propenso a utilizar desta estratégia de marketing, aqui vão algumas dicas que ajudam a dar mais relevância para o seu canal de marca.

A principal delas é criar um conteúdo feito com uma linguagem voltada para o próprio Youtube, não utilizando de algo feito para outras mídias, como televisão, mídia OOH, por exemplo. 

Giphy lança criador de imagens animadas; veja como fazer seu próprio GIF |  Notícias | TechTudo

Alguns formatos, como os citados abaixo, podem ajudar você a ter uma ponto de partida para a criação de conteúdo, como:

  • listas
  • desafios
  • esquetes
  • informativos
  • explicativos
  • reviews e unboxing

E não se esqueça: o Youtube é a segunda ferramenta de busca mais popular na internet. Um canhão que, aliado com palavra-chave e SEO, pode te colocar no topo de todas as pesquisas. 

Aproxime-se do seu cliente/público

Nos últimos anos, o próprio Youtube tem se estruturado para oferecer o máximo aos seus criadores de conteúdo. Como é o caso dos canais de comunicação e formas de interação do dono do canal com o público, com as Comunidades e os Stories

No primeiro, é possível postar textos, enquetes, fotos e GIFs, além de resgatar vídeos antigos compartilhando links. No segundo, diferentemente dos stories do Instagram, os vídeos ficam disponíveis durante 7 dias para quem acessa a plataforma via mobile, seja para quem é ou não é inscrito no canal.

Vale lembrar que é importante estruturar todo o canal com banner de identificação, call to action para se convidar o usuário a se inscrever no canal, assim como os botões para direcionamento de outras redes sociais. 

Outras vantagens do Youtube para impulsionar seu negócio

Seja para criar conteúdo ou para anunciar, o Youtube oferece uma série de vantagens para as marcas. Anunciar no Youtube não apenas ajuda a alcançar clientes em potencial, mas também os incentiva a realizar uma ação a partir do impacto da publicidade. Usar a segmentação para atingir o público-alvo é fundamental e o Google Ads ajuda e muito nisso, escolhendo detalhes como:

  • Meta
  • Subtipo
  • Alcance
  • Reconhecimento de Marca
  • In-stream pulável
  • In-stream não pulável
  • Bumper
  • Out-stream
  • Dentre outros

Os vídeos também precisam estar alinhados com o tipo de anúncio escolhido, assim como o objetivo da campanha. Para atrair o usuário, o ideal pode ser deixar o criativo prender a atenção com recursos visuais e manter um ritmo rápido. Para campanhas de branding, o ideal é apresentar o produto ou marca nos cinco primeiros segundos. 

Sempre use o logotipo e a identidade visual da sua marca para que ela seja facilmente reconhecida. 

Conclusão

Os detalhes são muitos e fazer uma campanha do Youtube para impulsionar seu negócio pode não ser uma tarefa fácil. Se você precisa de especialistas para fazer sua marca ter sucesso, procure a melhor agência de marketing digital de São Paulo, a Você Digital Propaganda. Entre em contato clicando no botão abaixo. 

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments