AIDA: saiba como funciona e qual a importância dessa metodologia

AIDA

Quem trabalha com o marketing digital sabe que existem diferentes abordagens disponíveis para serem aplicadas a um negócio, mas entre elas é possível dar destaque para uma metodologia em especial: a AIDA.

Cada tipo de empreendimento possui as suas características, assim como perfis variados de clientes. Entender o que o público-alvo do seu negócio deseja consumir é parte importante do trabalho de marketing. 

Isso porque fazer uma divulgação não é algo frio – muito pelo contrário. É preciso utilizar elementos suficientes para conectar o consumidor com a marca, fazendo com que ele passe a desejar e admirar os produtos ou serviços oferecidos pelo estabelecimento. 

Assim, uma adega que queira vender um vinho tinto suave bom, por exemplo, deve fazer com que a sensação de interesse e consumo sejam despertadas nos seus clientes, trazendo vendas para o estabelecimento. 

Para que isso seja possível, é necessário saber como trabalhar bem o marketing do seu negócio, e a metodologia AIDA é uma alternativa interessante nesse cenário, e em especial para quem utiliza o marketing digital, uma vez que ela impacta até mesmo no site da marca.

Dessa maneira, se você é empresário e está em busca de uma metodologia para que o seu estabelecimento seja favorecido em termos de conquista de clientes e de faturamento, este artigo é para você.

Então siga na leitura dele e saiba o que é a metodologia AIDA, desde o seu surgimento até o seu objetivo, entendendo as etapas e os benefícios de aplicá-la na sua empresa. 

marketing digital

O que é a metodologia AIDA e como ela surgiu?

O marketing está em constante evolução. Isso quer dizer que novos processos vão sendo criados e divulgados, com o intuito de tornar a publicidade de uma oficina funilaria e pintura muito mais eficaz e produtiva. 

Nesse caminho, entender como funciona o processo de compra de um cliente é fundamental para aprimorar as ações de marketing elaboradas por uma empresa. 

Percebendo essa necessidade, o empresário Elias St. Elmo Lewis, em 1898, criou a metodologia AIDA, detalhando as etapas que são percorridas por um comprador até que ele tome a sua decisão final. São elas:

  • (A) Atenção;
  • (I) Interesse;
  • (D) Desejo;
  • (A) Ação.

Conhecer essas etapas ajuda a desenvolver estratégias de atuação para otimizar a venda de uma bag violão folk, por exemplo, justamente porque é possível compreender o processo percorrido pelo cliente até o momento da compra. 

Entender um pouco mais sobre cada um desses pontos é importante para compreender a jornada de compra do cliente e conseguir atuar de modo assertivo em cada uma delas.

1. Atenção

Um dos grandes passos para que uma empresa possa trabalhar os seus potenciais clientes é fazendo com que eles conheçam a marca, e para isso é necessário chamar a atenção deles. 

aida

Assim, quando um visitante entra no site de uma gráfica procurando por um cartão de visita colorido, é fundamental que um bom trabalho seja feito para que ele queira saber mais sobre o negócio e os produtos oferecidos por ele. 

O uso de um layout adequado e de Call to action (chamada para ação) são elementos importantes na primeira etapa do funil de vendas, e serão diretamente responsáveis por atrair a atenção do público. 

2. Interesse

Depois de conquistar a atenção do cliente, o próximo passo é, justamente, fazer com que ele tenha interesse naquilo que você está oferecendo, seja um rótulo de vinho personalizado ou um tênis de corrida.

Uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso é mostrando o quanto o que você faz pode ser relevante para o público. Ou seja, a descrição dos seus produtos ou serviços deve ser clara e despertar certa curiosidade.

Mostrar que a sua empresa entende as necessidades dos consumidores e oferece uma solução para o cliente, apresentando-se sempre pronta para ajudar a solucionar a necessidade dele é o principal objetivo desta etapa.  

Por isso, ser direto e causar uma boa impressão são pontos que poderão ajudar a encaminhar os clientes para a próxima fase da metodologia AIDA. 

3. Desejo

Ao ver uma taça de vinho branco argentino pode ser que você sinta o desejo de consumi-lo, já que a sua vontade foi despertada. 

No marketing, o processo de interesse é importante, mas só ele não é capaz de fazer com que um potencial cliente compre da sua empresa. É necessário convencê-lo de que a sua marca traz vantagens o suficiente para que ele saia satisfeito da negociação. 

A metodologia AIDA funciona de forma apropriada para o funil de vendas, de maneira que é importante que o empresário saiba que, a cada nova fase, um menor número de pessoas será retido. 

Isso quer dizer que mesmo que muitas pessoas tenham mostrado interesse nos seus produtos, não significa que todas elas terão o desejo despertado pelo seu estabelecimento. E isso é esperado em qualquer estratégia de vendas e marketing. 

É claro que o trabalho de uma empresa é fazer com que um potencial comprador se sinta atraído o suficiente pela solução oferecida pelo seu negócio, de modo que a conquista dele seja concluída com sucesso. 

Mas é preciso contar com a possibilidade de que aquele interessado não tenha se conectado o suficiente com a sua marca, ou que o problema dele não seja atendido como ele espera. 

De qualquer maneira, é na etapa do desejo que se deve investir em um trabalho mais ativo, pois é este o momento de mostrar maior valor e fazer com que a sua marca seja reconhecida de forma positiva no setor. 

Para tanto, algumas estratégias podem envolver um depoimento do nível de satisfação de um cliente que já realizou o aluguel de som para festa com a sua empresa e a recomenda para outras pessoas, fazer uma boa exibição dos seus produtos, etc.

É a partir desse tipo de ação que o consumidor pode se convencer de que a sua marca é a melhor opção para ele, estando assim pronto para o próximo nível da AIDA. 

4. Ação

Na última etapa da AIDA, que também equivale ao fundo do funil de vendas, chega o momento de despertar o senso de urgência no cliente, para que ele se sinta seguro o suficiente para finalizar o pedido. 

É aqui que a empresa deve facilitar a tomada de ação do cliente, que pode ser uma compra, a contratação de um serviço de polimento cristalizado, mas também a de acessar uma plataforma, inscrever-se em uma aula ou assistir um vídeo.

Para tanto, a companhia pode se planejar para gravar um conteúdo explicativo, enviar um e-mail ou mesmo criar um processo de pagamento facilitado no site, de maneira que o cliente não tenha dúvidas que podem prejudicar a finalização da ação dele. 

O objetivo da metodologia AIDA é o de mapear a jornada de compra de um cliente, para que o estabelecimento focado em atrair melhores resultados consiga estruturar o seu trabalho de modo eficiente, conquistando cada vez mais consumidores. 

É assim que se torna possível desenvolver estratégias de marketing e publicidade que se tornem coerentes e produtivas, otimizando o retorno obtido por meio da divulgação adequada e direcionada da marca e dos seus produtos. 

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As vantagens da metodologia AIDA

Um dos pontos mais importantes para saber se a metodologia AIDA deve ser aplicada pelo seu negócio é entender quais são as necessidades dele e verificar se há sinergia entre eles. 

Depois dessa constatação, é possível colher diversos benefícios na aplicação dela, que certamente será fundamental no processo de crescimento da empresa. 

Entre uma das vantagens da metodologia, é possível citar a melhora na produção de conteúdos e no design da página da companhia, que devem ser elaboradas para despertar a atenção do público. 

Na sequência, é possível dizer que a linguagem e as formas de comunicação também são melhores trabalhadas, pois devem conter elementos que chamem o cliente para a ação, sem deixar de apresentar o que um produto ou serviço pode oferecer para ele. 

Posteriormente, a maneira como a empresa é vista no mercado tende a ganhar olhares cada vez mais positivos. Isso porque, ao se mostrar disposta e preparada para atender aos potenciais clientes, ela conquista a confiança deles, e se torna uma referência no mercado. 

Por fim, a metodologia AIDA ajuda na conquista de melhores resultados, o que pode incluir a fidelização de novos clientes e o aumento do faturamento, objetivos comuns de qualquer tipo de estabelecimento. 

De fato, aplicar a metodologia no seu negócio pode ser uma escolha bastante assertiva, que possibilitará o crescimento da companhia de modo sustentável e eficaz. 

Por isso, não deixe a implementação da AIDA para depois, e tenha a certeza de alcançar bons retornos o mais rápido possível. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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