A importância dos stories para engajar e reter o público!

Os stories revolucionaram a internet e isso não é novidade para ninguém. Com eles, compartilhamos partes do nosso dia, além de acompanhar tudo o que os amigos e seguidores postam. É uma ótima ferramenta para compartilhar vivências e experiências.

As atualizações não param!

Novidade da semana: Stories passam a receber curtidas 

Recentemente, o Instagram liberou um botão para curtir Stories no aplicativo.

O botão para curtir Stories tem o formato de um coração e está localizado entre o espaço para escrever mensagens e o ícone de avião/compartilhamento.

O mais legal é que as curtidas são privadas.

Só quem publicou o story pode ver quem curtiu o conteúdo. As pessoas que deram o like ficam indicadas no topo da lista de visualizações e aparecem com a foto de perfil marcada por um coração vermelho.

A importância dos stories para engajar e reter o público!

Outra curiosidade desta novidade é que as curtidas não são notificadas nas mensagens diretas (DMs). Ou seja, ao contrário das reações rápidas ou respostas, os likes não são acusados em mensagens diretas, com o objetivo de não acumular as mensagens da caixa de entrada.

Porém, os usuários podem acompanhar quem curtiu o story na aba “Atividade”, já que a plataforma envia uma notificação, semelhante à quando alguém curte uma foto no feed.

Vale lembrar que é possível retirar as curtidas em caso de imprevisto.

Quem apertou o botão de curtir Stories sem querer ou se arrependeu tem a chance de retirar a curtida.

Para isso, basta apertar novamente no botão para desfazer a atividade.

O novo recurso vem em um momento para renovar os ânimos dos usuários nas plataformas, já que eles podem demonstrar opiniões e sentimentos sem necessariamente escrever uma mensagem ou enviar um emoji, por exemplo.

A novidade foi anunciada pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri, em seu Twitter pessoal, no dia 14 de fevereiro. Confira!

“A ideia aqui é garantir que as pessoas possam expressar mais apoio umas às outras, mas também limpar um pouco os DMs. “As mensagens são uma prioridade fundamental para nós, e uma grande parte disso é focar em DMs entre você e as pessoas que você gosta”, disse Mosseri. 

Os stories têm a ver com marketing digital?

Atire a primeira pedra quem nunca passou horas e horas rolando a tela de um lado para outro olhando os stories.

Por ser um formato rápido, instantâneo e prático, o formato só cresce e ganha o gosto dos usuários na plataforma.

Tanto é verdade que o formato foi parar até no LinkedIn e WhatsApp.

Do ponto de vista do marketing digital, os stories tem o grande poder de divulgar a marca, produtos e serviços, além de mostrar os bastidores da empresa, curiosidades e detalhes do dia a dia de uma organização.

Isso gera ao público um sentimento de proximidade e confiança e faz com que ele se sinta parte da empresa.

De acordo com a Mlabs:

  • 500 milhões de contas (metade dos usuários da rede) usam os Stories todo dia;
  • um terço dos Stories mais visualizados são de empresas;
  • 1 em cada 5 Stories orgânicos recebe uma mensagem direta.

Esses números indicam o potencial da ferramenta para o marketing digital, já que a entrega por parte do Instagram também é alta.

Os motivos para você engajar mais e reter o seu público nos stories

Estar fora dos stories não é uma opção.

A importância dos stories para engajar e reter o público!

Como eles desaparecem depois de 24 horas, você deve ter em mente que eles precisam funcionar em paralelo aos conteúdos publicados no feed, que aparecem em seu perfil.

Neste contexto, é uma nova maneira de conversar com o seu público.

Separamos abaixo algumas dicas do porquê ele é importante para o seu negócio. Confira!

1 – Mais engajamento, audiência e visibilidade ao seu perfil

Quando você publica stories com frequência, o seu perfil se mantém ativo e chama a atenção do público. Isso o faz se diferenciar da concorrência, pois a tendência é que sempre exista menos concorrentes quando uma empresa desenvolve stories mais criativos.

Além disso, quem entra no seu perfil identifica que ele está ativo, sendo bem alimentado e garante que a marca seja cada vez mais lembrada.

2 – Possibilidade de construir destaques

Se você pensa que não vale a pena postar stories porque ele desaparece em um dia, pode esquecer.

Você não precisa aparecer a todo o momento, pelo contrário, há inúmeras opções criativas, como enquetes, quizzes, perguntas, stickers especiais de localização e hashtags, sem contar nos filtros divertidos para agregar ainda mais o conteúdo.

Você também pode construir destaques temáticos, que ficarão expostos no seu perfil, sem prazo de validade. Essa é uma ótima forma para diversificar o conteúdo para quando um usuário entrar no seu perfil e incentivá-lo a se tornar um seguidor.

3 – Humanizando o conteúdo

Com os stories, você tem mais humanização de marca – uma maneira de tratar o seu cliente de um modo acolhedor para que ele crie vínculos e se torne fiel ao que ele consome. Já é notável o quanto a experiência do consumidor deve ser priorizada, pois um atendimento personalizado e acolhedor gera credibilidade, confiança e interfere na reputação.

A importância dos stories para engajar e reter o público!

Conteúdos que você pode trabalhar nos stories

Uma empresa, indústria ou qualquer empreendimento pode estar nos stories. O segredo está em adaptar o seu conteúdo para o meio digital.

Por isso, existem alguns tópicos que podem te ajudar a pensar nesses tipos de conteúdo. Veja a seguir as principais dicas!

MOSTRE OS BASTIDORES

A curiosidade é um sentimento que é despertado nas pessoas, principalmente pelas redes sociais.

Aproveite essa situação e publique algo importante do dia a dia que mostre como está acontecendo na empresa naquele exato momento.

Se o seu empreendimento é um restaurante, faça stories das preparações dos pratos, apresente a equipe, mostre momentos especiais do local, entre outros.

FAÇA PROMOÇÕES

Use e abuse da sua audiência que te acompanhe nos stories.

Para isso, invista em promoções relâmpagos só para quem assiste aos seus vídeos.

Muitos seguidores acompanham a empresa apenas por esse meio, então nada melhor do que presenteá-los com benefícios e condições especiais.

USE LINKS EXTERNOS

Mostre seus produtos, catálogos e direcione o seu público para um link específico. Aproveite para inserir links externos diretamente nos stories. Com isso, é possível integrar a sua audiência com várias mídias ao mesmo tempo.

INVISTA EM TRANSMISSÕES AO VIVO

Se você gosta de fazer lives no Instagram, o story é um ótimo caminho para convidar a sua audiência com antecedência. Desse modo, ela se programa para assistir toda a transmissão e ainda ativa um lembrete para receber uma notificação quando a live for começar.

Quando você mantém a regularidade, gera conteúdos dinâmicos, fala sobre assuntos em alta, com muita alegria e bom-humor, todo o processo de gravação se torna mais simples e gratificante.

Criar conteúdo é compartilhar vivências com quem se identifica com você.


Conte para nós o que você achou da novidade e como você usa os seus stories!

Em caso de dúvidas, sugestões e ideias criativas, compartilhe com a Você Digital Propaganda!

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