Comportamento do consumidor no meio digital: como é esse perfil

Você é o tipo de consumidor que acessa os perfis das marcas quando está disposto a comprar um produto ou adquirir determinados serviços?

Saiba que você não é o único!

A imersão mais aflorada de equipamentos tecnológicos e o meio digital cada vez mais presente nas nossas vidas possibilitou a criação de um novo perfil de comprador.

Com o conteúdo na palma da mão, ele se torna muito mais exigente. Não só de produtos, como valores internos e posicionamento da marca. Não é à toa que o modo como as empresas se posicionam frente às questões sociais podem interferir diretamente na decisão de compra e na jornada do cliente.

Por isso, um dos desafios das empresas é entregar o conteúdo adequado que o seu público quer ver.

Mais do que produzir um material bonito e interessante, é preciso chamar a atenção e conquistar o valioso tempo do consumidor.

Perfil e experiência do consumidor são os temas deste artigo. Você vai encontrar detalhes de como o cliente age no meio digital, como isso se relaciona com o marketing 4.0, além de dicas para aprender a se comunicar melhor com ele.

Como definimos o consumidor digital

O consumidor digital é conhecido como o cliente que realiza a busca por produtos e serviços, de interesse pessoal, ou não. Um diferencial dele, é que ele carrega gostos por conhecer a fundo a empresa que oferece tais itens e como ela se porta nas mídias, vídeos, e conteúdos em geral.

De outro ponto de vista, o consumidor não precisa necessariamente comprar pela internet. Ele pode procurar pela empresa na internet e efetuar a compra no estabelecimento físico. Desta forma, o primeiro atendimento na internet é capaz de definir a compra final, pois se o cliente não desenvolveu uma boa experiência no site, ou solicitou um atendimento por e-mail ou mensagem direct, ele não vai confiar no que a empresa disponibiliza.

Por que precisamos conhecer o perfil do consumidor digital?

Quando se conhece o perfil do consumidor digital, as estratégias de marketing, vendas e atendimento ficam otimizadas. Assim, as equipes não precisam perder tempo com um público não interessado.

Entender o perfil do cliente te ajuda a convencer o seu público-alvo de como o seu produto poderá oferecer as melhores soluções do mercado.

Como é o perfil do consumidor no meio digital?

Diferentemente de uma propaganda sensacionalista veiculada na televisão ou no rádio, o consumidor moderno digital busca ir além.

Ele preza por conhecer o produto, especificações, dicas, funcionalidades – tudo isso em conjunto a um conteúdo diversificado.

Para te ajudar a esclarecer o perfil de consumidor atual, nós separamos alguns tópicos de como é este perfil:

  • Ele deseja uma boa experiência de navegação nos sites e lojas virtuais;
  • Gosta de conteúdos práticos e materiais interativos;
  • Tem voz ativa e quer ouvido pela marca – em comentários, mensagens, feedbacks;
  • Está sempre conectado;
  • É imediatista – gosta que as coisas se resolvam rapidamente em caso de problemas;
  • É altamente informado;
  • Tem confiança nas opiniões de outros usuários

Marketing 4.0  e o consumidor 4.0

O consumidor atual é conhecido como o 4.0 e se relaciona diretamente com o marketing 4.0.

O termo, idealizado por Philip Kotler, está relacionado à transformação digital, onde prevê a adaptação dos empreendimentos para os novos padrões de comportamento da sociedade. Esses padrões surgiram em conjunto com as tecnologias digitais.

De acordo com a Rock Content, a maioria dos consumidores 4.0 são representados pelos millennials – a geração que nasceu antes da internet e teve de se adaptar às mudanças comportamentais.

As principais características do consumo desta geração é:

  1. Exigência – O consumidor 4.0 espera que as marcas preferidas sejam inspiradoras, reflitam seus valores e atuem a favor de causas importantes.
  2. Curiosidade – Curioso, esse consumidor faz análise, procura depoimentos, busca argumentos que comprovem a relevância e a quantidade do que pretende comprar.
  3. Interatividade – Seja no Twitter, Instagram ou Facebook, tal cliente se sente importante tendo a oportunidade de interagir diretamente com as publicações das marcas preferidas.
  4. Independência – Esse perfil também é conhecido por gostar de resolver seus problemas de maneira intuitiva, sem muitas etapas, com total independência e autonomia.

Como definir o perfil

Para entender mais sobre o seu perfil de consumidor, é preciso fazer um levantamento, que pode ser online ou presencial. Na pesquisa, você deve levantar as seguintes:

  • Nome;
  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Renda média;
  • Escolaridade;
  • Ocupação;
  • Hábitos de consumo;
  • Dores, desejos e necessidades;
  • Nível de afinidade com a marca;
  • Assuntos de maior interesse;
  • Principais fontes de informação;
  • Redes sociais favoritas;
  • Hobbies;
  • Principais influenciadores nas decisões de compra;
  • Motivos que o fez escolher a marca.

Ao final da pesquisa, você vai notar diversos perfis e já terá informações relevantes para montar um perfil ideal.

É importante segmentar os participantes a partir de um padrão de resposta.

Dicas e tendências para conquistar o seu cliente

Para conquistar o cliente, não basta estar na internet.

É preciso investir em estratégias assertivas de marketing.

Uma das maneiras para essa conquista é focar em conteúdos personalizados e feitos especificamente para um público-alvo. Não é interessante atingir um grande número de pessoas, mas sim acertar a audiência correta.

Os destaques ficam por conta de empresas que adaptam as soluções, atendimentos, promoção e comunicação de hábitos, necessidades e valores dessas pessoas.

Para isso, alinhamos algumas tendências para você refletir sobre o que pode ser melhorado. Veja a seguir!

Invista na experiência

A experiência do consumidor abrange uma vivência num contexto geral a respeito de produtos, valores, comunicação, atendimento. Quando o consumidor sente que todos estes âmbitos foram bem feitos, ele sabe que a experiência foi válida.

Mobile

É pelo celular que geralmente temos o primeiro contato com a internet durante o dia. Ele também é o principal meio de acesso à internet. Isso quer dizer que, se você não adaptar os seus canais de comunicação para este modelo de acesso, haverá um impacto negativo.

Omnichannel

Todas as pessoas utilizam vários dispositivos ao longo do dia (celular, loja física, tablets, desktop), por isso, é importante e necessário que as plataformas sejam capazes de integrar todos os acessos e atendimento de um modo personalizado e eficiente.

Humanização

A proposta hoje é criar laços e vínculos entre marca e público. Essa linguagem ocorre quando há o emprego de uma linguagem leve, e acima de tudo, humanizada.

O conteúdo te ajudou a entender o comportamento do seu consumidor? Conte conosco qual é a sua dica especial para garantir a melhor experiência dos clientes neste momento de muita conexão.

Dúvidas, sugestões ou orçamento, entre em contato conosco.

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