Webinar: saiba como desenvolver um para a sua empresa

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Uma coisa é inegável: vivemos a era dos conteúdos, e o marketing que não quer ficar para trás precisa levar isso em conta. É nesse cenário que surgem soluções como as do webinar, que podem fortalecer e muito uma marca na esfera digital.

O webinar nada mais é do que um seminário ou aula transmitido ao vivo, que tem o poder de aumentar a autoridade de uma marca, já que coloca seu representante ou mesmo seu dono diante de todo o seu público-alvo.

Se a empresa trabalha com aluguel de som e iluminação, não é difícil imaginar a quantidade de conhecimento, e até de dicas, que um profissional da área pode transmitir por meio de uma videoaula agendada com uma plateia interessada.

Aí é que está o segredo: o interesse da plateia. A verdade é que esse tipo de exposição tem tudo a ver com as novas gerações, compostas de pessoas sedentas por novos conteúdos, que são muito mais informados e exigentes do que outras gerações.

Basta considerar o papel que o marketing de conteúdo tem atualmente, a ponto de que as maiores marcas do mundo já se voltam para ele, pensando justamente em um público-alvo que costuma evitar a “prospecção ativa”.

Por esse termo, devemos entender as estratégias comerciais mais explícitas, que fazem abordagens de vendas baseadas nas supostas vantagens da marca em relação à concorrência, batendo em preços, prazos e “promoções malucas”.

Hoje, em vez de focar na marca, é importante focar no público, trazendo o que se convencionou chamar de “prospecção passiva”. Neste caso, em vez de fazer promoções ou táticas similares, a marca conversa mais com o cliente.

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Aí é que entram os conteúdos como webinários, lives e todo tipo de geração de materiais originais e de qualidade, que podem agregar valor à vida do cliente e atraí-lo de maneira mais propositiva, criativa e assertiva em relação à atualidade.

Também por isso, nesse universo atual conteúdos como “X dicas de…” e similares fazem um sucesso enorme, justamente por serem positivos no sentido de trazer conteúdos e dicas gratuitas, além de terem uma dinâmica interessante, que prende a concentração.

O bacana é que os webinários podem seguir o mesmo padrão, em algo como “5 dicas para instalar sua mesa de som profissional”, o que tende a chamar muito mais atenção e gerar muito mais leads e oportunidades.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo os conceitos mais indispensáveis da área e as dicas práticas mais interessantes. Então, se você quer saber como desenvolver um webinar arrasador para sua empresa, basta seguir adiante na leitura.

Webinários e o marketing de conteúdo

Não é possível tornar um webinar assertivo sem antes compreender a proposta do marketing de conteúdo, e o modo como ele se relaciona com o funil de vendas.

Como vimos, hoje as pessoas são consumidoras vorazes de conteúdos gratuitos e de qualidade, de modo que as empresas precisam brigar pela atenção delas. 

Trata-se das famosas Gerações Y e Z, das pessoas nascidas de meados de 1980 e 2000 para cá, respectivamente.

marketing digital

Um dos traços principais delas é o da customização. Ou seja, elas querem que cada produto ou serviço seja personalizado para elas, como modo de se sentirem únicas. Se o cliente busca estúdio para ensaio, tudo tem que ser feito de modo único e marcante.

Portanto, esqueça aquela lógica genérica de deixar o cliente por horas no telefone, esperando alguma solução do SAC ou de algo semelhante. Hoje, há portais digitais de reclamação que podem destruir reputações e décadas de trabalho em poucas horas.

A customização é um modo de humanizar o processo, mas as empresas também não fazem isso por filantropia. É aqui que entra o funil de vendas, que racionaliza as expectativas dos clientes de hoje, e converte isso em estratégia de vendas.

Tradicionalmente o webinar é dividido nas seguintes etapas:

  • Tráfego: atração de leads;
  • Visitantes: conversão em leads;
  • Leads: relação com os contatos;
  • Oportunidades: início das vendas;
  • Clientes: pós-venda e fidelização.

Aqui, já fica mais claro como os conteúdos gerados podem assumir uma série de formatos, desde que cumpram com as etapas dessa estratégia. Os próprios webinários, por exemplo, podem cruzar o funil todo, voltando-se para qualquer estágio.

Se você trabalha com cenografia de palco, dar pinceladas no assunto é um modo de atrair leads, no topo do funil. Já uma videoaula explicando técnicas de cenografia pode contribuir para o meio ou fundo do funil, perto da conversão em venda.

Esse é outro motivo para o webinar atingir a importância que ele tem atualmente, pois ele é um dos tipos de marketing de conteúdo que mais impactam o público e mais se movem entre as etapas do funil.

Além de ter relação estreita com outros tipos de conteúdo, como e-mail marketing, e-books, infográficos, posts de rede social, checklists, podcasts e tantos outros formatos praticados atualmente (aprofundaremos essa relação abaixo).

Webinários e a agenda editorial

Um dos maiores desafios da geração de conteúdo é manter um ritmo bacana, que atenda às expectativas do público-alvo, sem deixar a equipe toda desorientada. No fundo, pode parecer fácil, mas não é.

Além do mais, depois de firmar uma agenda editorial, é preciso cumpri-la, pois ela agirá mais ou menos como um compromisso. Assim, as pessoas vão aprender a contar com seus posts e transmissões dentro daquela programação.

Uma das grandes vantagens do webinar é que ele acaba se tornando um compromisso mais sério, que move a equipe de maneira mais prática e assertiva.

Se você diz que vai explicar o papel do controle de acesso externo para seu público, isso precisa ocorrer, e as demais tarefas é que vão girar em torno disso. É mais ou menos como se fosse uma palestra, que é algo muito mais sério do que uma simples postagem.

É claro que os posts também precisam seguir a agenda editorial, mas o webinar tem essa vantagem de organizar toda a agenda em torno dele, graças à seriedade do compromisso que ele firma com as pessoas da sua plateia.

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Escolhendo a plataforma de transmissão

Quando se fala em passo a passo, é muito comum as dicas começarem explicando o que é preciso fazer nas semanas anteriores, em termos de divulgação, afinal, ninguém quer que a transmissão esteja vazia em termos de visualizações e pessoas online.

Porém o planejamento começa muito antes, inclusive no sentido de escolher qual vai ser a plataforma de transmissão. Se a marca lida com aula de bateria iniciante ou soluções industriais, isso pode fazer toda diferença na escolha.

Como exemplo, algumas das grandes redes sociais podem servir para isso, com serviços gratuitos, mas elas costumam ser mais descoladas. Por outro lado, há motores de busca como o Google, que já tem sua opção de Hangouts, também gratuita, e mais sênior.

Por dentro das pautas tratadas em webinar

Depois da plataforma, é preciso pensar na pauta, com começo, meio e fim. O interessante é que haja uma abertura bastante clara sobre os assuntos que vão ser tratados ali, depois, é possível entrar no assunto.

Se a gráfica lida com convites personalizados, quais modelos você vai trazer ao vivo, e qual enfoque dará neles, sobre o papel, a arte, a impressão ou a distribuição?

WhatsApp Business como funciona

Ao entrar no desenvolvimento do assunto, uma dica de ouro é usar bastante exemplo e até mesmo storytelling, como modo de se conectar com o público e fazer ele se envolver mais. Por fim, a conclusão deve trazer argumentos claros e bem posicionados.

É justamente a última parte que vai ficar martelando na cabeça do seu público, fazendo ele se lembrar (ou não) do que assistiu.

Como intensificar a divulgação?

Depois de definir a data é preciso fazer ela caber em sua agenda editorial, lembrando que desmarcar o compromisso em cima da hora seria algo péssimo.

Além disso, não basta considerar a data de transmissão, pois é aqui é que entra a divulgação, que pode mexer com todos os seus canais de comunicação.

Então, você precisa amarrar todas as pontas, que podem incluir:

  • Posts nas redes sociais;
  • Atualizações no blog e no site;
  • Criação de landing page;
  • Ativação de anúncios nas mídias;
  • Rede de guest posts e parceiros.

Tal como uma clínica veterinária popular pode contar com outras clínicas parceiras que também queiram divulgar o seu webinário.

Por isso, uma dica de ouro é não ficar autocentrado, mas criar toda uma base de apoio entre pessoas de segmento igual ou transversal. Isso tem uma certa autoridade para fazer com que um público qualificado chegue ao seu trabalho.

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Considerações finais sobre webinar

Como vimos, há vários outros formatos de conteúdo hoje. O interessante do webinar é que ele serve como base para depois criar outros conteúdos que também podem atrair o público-alvo de uma empresa.

Além disso, geralmente quem transmite o webinar é alguém que domina o assunto, seja um gestor ou até mesmo o dono do negócio. Depois, a quantidade de posts e artigos que podem surgir em torno disso é enorme.

Tudo isso só vem confirmar que desenvolver webinários é uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo de hoje. Com as dicas dadas acima, qualquer empresa pode lançar mão dessa estratégia e mudar seu negócio de patamar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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