Você sabia que para anunciar no Google Ads existe uma série de regras e técnicas?

Você sabia que para anunciar no Google Ads existe uma série de regras e técnicas?

Ele é a principal fonte de receita do Google e uma das primeiras estratégias utilizadas no marketing digital. Estamos falando do Google Ads, a plataforma de anúncios que determina o local e a posição que o anúncio de cada marca será exibido, podendo aparecer nas buscas do Google, nas Redes de Display de vários sites, no YouTube e até no Gmail.

Você já deve ter feito uma pesquisa no Google e notado alguns links em destaque na primeira página ou assistido algumas propagandas no YouTube antes ou durante os vídeos.

Você sabia que para anunciar no Google Ads existe uma série de regras e técnicas?
Você sabia que para anunciar no Google Ads existe uma série de regras e técnicas?

Isso tudo acontece porque se investe em tráfego pago, com o objetivo de aumentar o engajamento e alcance entre os usuários e principalmente com quem interage com a marca.

Que o anúncio é uma ótima estratégia para divulgar o seu negócio nós já sabemos. No entanto, não são todas as empresas que podem sair por aí anunciando qualquer coisa. Existe uma série de regras e técnicas que devem ser seguidas para que o anúncio não seja banido.

Por isso, este artigo é focado em alertar sobre essas regras, que merecem atenção e devem ser conhecidas por todos os profissionais do meio digital.

O Google Ads

Foi no ano de 2000 que o antigo Google AdWords foi lançado. Hoje, ele é conhecido apenas como Google Ads, se modernizou e segue liderando no mercado.

De modo geral, as empresas pagam uma quantia mensal para o Google e ele faz com que mais pessoas consigam visualizar tal anúncio.

Mas não se engane: não é só pagar para a plataforma que o seu resultado será notado de imediato. São necessários estudos e investimento em uma audiência qualificada, que tenha a ver com o segmento do seu negócio.

De nada adianta pagar uma campanha para aparecer para uma quantidade de pessoas, se essas pessoas não forem o foco/público-alvo da sua empresa. Isso é desperdício de verba!

O diferencial do Google Ads é que ele é baseado em cookies e palavras-chave, em que os gestores de tráfego conseguem determinar o local onde os anúncios serão exibidos.

Layout da página de anúncios do Google Ads

Os quatro tipos de anúncio

De acordo com a plataforma, existem quatro principais formas de anunciar:

  • Através das redes de pesquisa

Talvez o formato mais conhecido, esse modelo é exibido por meio das pesquisas que os usuários realizam no Google. Os anunciantes fazem uma seleção de palavras-chave que os usuários poderiam pesquisar. Quanto mais assertiva, mais chances de a empresa aparecer na primeira página do Google.

Você sabia que para anunciar no Google Ads existe uma série de regras e técnicas?
O investimento em tráfego pago tem o objetivo de aumentar o engajamento e alcance entre os usuários

Esse tipo de anúncio fica em destaque no início e no fim da página e tem uma pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado.

  • Através das redes de display

Pode ser através de banner, texto, Gmail ou aplicativo, os anúncios nas redes de display são mostrados em sites, páginas de notícias e blogs.

  • Através dos anúncios no YouTube

Seja no início ou durante os vídeos, os anúncios no YouTube são exibidos em diversos momentos do vídeo.

Qualquer pessoa pode criar campanhas para serem veiculadas em vídeos da plataforma e selecionar o público-alvo baseado na idade, local ou interesses.

De acordo com a ferramenta, a pessoa só paga quando as pessoas interagem com a campanha.

  • Através de aplicativos

É possível anunciar também em aplicativos no Google Play. Neste caso, os anúncios são focados para quem possui aplicativos e quer aumentar seu alcance com a plataforma do Google.

Começando a fazer anúncios no Google Ads…

O primeiro passo é acessar este link, em seguida veicular um e-mail à conta e ao site e seguir uma configuração guiada, preenchendo alguns dados comerciais. Parece simples, mas não é tão simples.

A plataforma dispõe de ferramentas específicas para gerenciar os anúncios a fim de atender os objetivos do anunciante, por isso, é essencial conhecimento técnico sobre cada uma das opções. Ao contrário do que muita gente pensa, no Google, pagar mais não significa ser o mais visto.

O Google combina alguns fatores de qualidade para determinar a classificação da posição dos anúncios, baseados no Ad Rank, que é composto pelo Índice de qualidade (IQ) X Lance (CPC máximo). Isso quer dizer que, mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores do que o seu, o seu anúncio poderá se destacar caso o índice de qualidade seja superior.

As políticas do Google Ads

Na política do Google Ads está claro que alguns tipos de anúncios podem ser banidos. Essa proibição, segundo o Google, é necessária para evitar que conteúdos impróprios sejam exibidos para o público.

Além disso, a plataforma tem o objetivo de proporcionar um ambiente digital seguro, confiável e transparente. São quatro áreas, ambas que abrangem as políticas de publicidade. Veja a seguir!

1 – Conteúdo proibido: conteúdo que não pode ser anunciado na Rede do Google

Neste item, compreende-se como proibido:

Os produtos falsificados;

Produtos ou serviços perigosos – Como as drogas recreativas (químicas ou à base de plantas); substâncias psicoativas; equipamentos para facilitar o uso de drogas; armas, munições, materiais explosivos e fogos de artifício; instruções para a confecção de explosivos ou outros produtos nocivos; produtos de tabaco;

A permissão de comportamento desonesto – Violação de softwares ou instruções; serviços destinados a aumentar artificialmente o tráfego do anúncio ou do site; documentos falsificados; serviços de falsificação acadêmica.

Conteúdo inadequado ou ofensivo – Bullying ou intimidação de um indivíduo ou grupo; discriminação racial; produtos pertencentes a grupos hostis; imagens de cenas de crimes ou de acidentes; crueldade com animais; assassinato; automutilação; extorsão ou chantagem; venda ou comércio de espécies ameaçadas de extinção; anúncios que utilizam linguagem obscena.

2 – Práticas proibidas: ações que você não poderá realizar se quiser anunciar no Google Ads

Abuso da rede de anúncios – Não são permitidas a exibição de anúncios, conteúdos ou destinos que tentem burlar os processos de revisão do Google, como a utilização de técnicas de cloaking ou outras técnicas para ocultar o verdadeiro destino para onde os usuários são direcionados; “arbitragem” ou promoção de destinos com a finalidade exclusiva ou principal de exibir anúncios, por exemplo.

Coleta e uso de dados – Todas as informações pessoais dos usuários devem ser tratadas com segurança e cautela.

Declarações falsas – Não são permitidas publicações ou destinos que excluam informações relevantes dos produtos para tentar confundir os usuários ou que exibam conteúdo enganoso sobre produtos, serviços ou empresas.

3 – Conteúdos e recursos restritos: conteúdo que pode ser anunciado, mas com limitações

Esta fase consiste em abranger conteúdos que às vezes são legal ou culturalmente sensíveis. Desta forma, os conteúdos abaixo podem ser veiculados, mas de forma limitada.

Tratamento padrão de anúncios – Para quem tem menos de 18 anos, há uma limitação para veicular algumas categorias de anúncio.

Conteúdo sexual – São proibidas a disseminação de conteúdos sexuais nos anúncios.

Bebidas alcoólicas – Não são permitidos determinados tipos de publicidade relacionados a qualquer tipo de bebidas alcoólicas. Alguns tipos de anúncio relacionados a bebidas alcoólicas são permitidos desde que atendam algumas políticas, não segmentem menores de idade e segmentem apenas os países que têm permissão explícita para exibi-los.

Direitos autorais – Não são permitidos anúncios que não têm autorização para usar conteúdo protegido por direitos autorais.

Jogos de azar – Conheça alguns conteúdos restritos relacionado a jogos de azar: cassinos físicos; locais onde os usuários podem apostar em pôquer, bingo, roleta ou eventos desportivos; loterias nacionais ou privadas; sites agregadores de probabilidades de esportes; sites que oferecem códigos de bônus ou ofertas promocionais para sites de jogos de azar; materiais educativos on-line para jogos de cassino; sites que oferecem jogos de pôquer “por diversão”; sites de jogatinas com aposta de dinheiro que não pertencem a um cassino.

Saúde e remédios – Alguns conteúdos relacionados à saúde não são possíveis de anunciar. Só podem ser anunciados se o responsável for certificado pelo Google e segmentar apenas os países aprovados.

Conteúdo político – Os conteúdos políticos devem obedecer às leis editoriais de cada região.

Serviços financeiros – No caso dos serviços financeiros, também é necessário se atentar às regulamentações estaduais e locais.

4 – Editorial e técnico: padrões de qualidade para anúncios, sites e apps

Nesta quarta etapa, o propósito é exibir anúncios que envolvam os usuários e não sejam desagraváveis ou de difícil interação. Portanto, foi elaborado um editorial para ajudar a manter os anúncios atraentes para os usuários.

Quer saber mais?

Conheça a política do Google na íntegra, clicando aqui!

Se você tiver dúvidas e deseja melhorar o seu tipo de anúncio, entre em contato com a equipe da VCD.

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