Conheça 5 erros que podem prejudicar os seus anúncios no Facebook

Conheça 5 erros que podem prejudicar os seus anúncios no Facebook

Tráfego pago e anúncios são temas bem recorrentes no blog da Você Digital Propaganda. Isso porque, no marketing digital, a maneira mais rápida de trazer resultados ao empreendimento é por meio do investimento em anúncios pagos, seja no Facebook ou no Google.  Se você já investe em anúncios, mas eles não estão apresentando uma boa performance, este artigo é para você.

A seguir, você confere os cinco principais erros que podem estar prejudicando os seus anúncios no Facebook.

  • Ter uma baixa frequência de exibição;
  • Levar o lead para lugar nenhum;
  • Ter uma arte sem destaque;
  • Mudar os anúncios a todo momento;
  • Deixar de analisar os resultados.

Sobre o tráfego pago

Antes de detalhar cada item, vamos relembrar o que é tráfego pago e porque ele é tão importante.

Quando falamos sobre tráfego pago no marketing digital, estamos nos referindo à metodologia de investir em grandes plataformas monetariamente para que os conteúdos alcancem mais pessoas, com o objetivo de gerar conversões e vendas.

As principais ferramentas são o Google e o Facebook e ambas funcionam como um leilão – quanto mais dinheiro é investido, mais pessoas verão o conteúdo na plataforma.

A diferença entre anunciar no Google e no Facebook é que na plataforma do Mark Zuckerberg, os anúncios são trabalhados com foco no topo do funil, ou seja, visam despertar o interesse das pessoas.

E no Google, o objetivo é que essas pessoas adquiram o produto ou serviço oferecido.

Aumentar o tráfego de uma empresa proporciona visibilidade rápida, contribui na divulgação e no engajamento de ações específicas, além de melhorar a taxa de conversão.

Para ter sucesso nessas estratégias é preciso planejar e ter comprometimento com a produção de conteúdo.

O que são os anúncios no Facebook?

No Facebook, os anúncios são uma ótima opção para que as publicações e a página ganhem relevância, alcance e engajamento aos usuários.

Eles podem ser criados em diferentes tipos de mídia, como fotos, textos e vídeos para serem veiculados dentro da rede social.

Uma vantagem do Facebook ADS é que ele oferece inúmeras opções de segmentação. Dessa forma, é possível definir a exibição dos anúncios baseados em idade, gênero, interesses, status de relacionamento ou profissão, por exemplo.

Mas não pense que é porque você está investindo seu dinheiro no Facebook que os resultados irão disparar igual a um foguete. Pelo contrário, existem vários descuidos que podem deixar o valor da campanha alto e os gráficos dos relatórios bem baixos.

Para utilizar a plataforma estrategicamente, é preciso conhecimento prévio e técnicas específicas, tanto da marca que está investindo, quanto da ferramenta em si – o Facebook Ads.

Separamos alguns conceitos básicos para você, que anuncia na plataforma. Conheça os principais:

CTR: Click-through rate se refere à taxa de cliques. É a porcentagem de pessoas que clicaram em seu anúncio depois de visualizá-lo.

Custo por clique: É o quanto você paga por cada clique no anúncio.

Compras no site: É o número de compras motivadas pelo anúncio.

CPM: Valor que você paga por 1000 impressões.

Valor de conversão de finalização de compra no site: O valor total das compras realizadas que é atribuído ao anúncio.

Frequência: Quantas vezes em média cada pessoa que você está atingindo visualizou um anúncio.

Alcance: Quantas pessoas únicas foram atingidas.

Pontuação de relevância: A relevância do seu anúncio para o público-alvo segmentado, com base nas primeiras 500 impressões.

Orçamento: Quanto dinheiro foi alocado diariamente ou no total ao Conjunto de Anúncios.

Custo por resultado: Quanto custa para alcançar seu objetivo de campanha.

Os 5 erros que você pode estar cometendo nos seus anúncios

Quem utiliza a plataforma sabe que ela é mais complexa do que aparece e as ferramentas são inúmeras. É preciso que os objetivos sejam claros!

Modelo de relatório dos anúncios no Facebook Ads
Modelo de relatório dos anúncios no Facebook Ads

Abaixo, você conhece os detalhes de cada erro que pode estar cometendo na configuração dos seus anúncios no Facebook:

1 – Ter uma baixa frequência de exibição

Provavelmente você só reparou em um anúncio no Facebook se ele apareceu para você mais de uma vez, não é mesmo?

Por isso, na maioria das vezes, é preciso que o anúncio apareça diversas vezes para que o usuário interaja com ele.

O indicado é que a frequência esteja acima de dois.

2 – Levar o lead para lugar nenhum

O anúncio é lindo, chamativo, desperta o interesse das pessoas, mas não tem um destino final adequado.

Ou seja, quando o usuário interage com a publicação, ele deve levar o lead para o site ou uma landing page que cumpra todos os objetivos do anúncio e que seja fácil de acessar.

3 – Ter uma arte sem destaque

Boa parte de como será a sua performance de campanha está relacionada à arte – ou criativo desenvolvido.

A ideia é que os criativos representem a cultura da marca, que tenham uma linguagem simples e clara que tenham textos verbais que façam o usuário se interessar pelo produto ou serviço.

4 – Mudar os anúncios a todo momento

Vamos supor que, você iniciou uma nova campanha ontem, e hoje quando foi checar, nada mudou. Nenhum lead, nenhum cadastro e nenhuma venda. O que fazer?

Se você pensou em mudar as configurações, está no caminho errado.

O Facebook também precisa de tempo para entender o que está acontecendo e analisar qual o melhor caminho para distribuir tal conteúdo.

5 – Deixar de analisar os resultados

O desempenho de cada campanha deve ser monitorado com cautela, pois sempre existe alguma ferramenta que pode ser melhorada.

Fale com quem entende de marketing digital

Para otimizar os seus anúncios é importante priorizar o comportamento ao invés de interesses na segmentação; estudar mais sobre remarketing e públicos personalizados; ler e ficar por dentro da Central de Ajuda e Políticas de Publicidade.

Parece chato ler aqueles textões do Facebook, mas são neles que todas as dúvidas são respondidas e a sua estratégia pode estar nas entrelinhas da Central de Ajuda.

Quer otimizar tempo e obter um resultado rápido e preciso? A melhor opção é delegar algumas funções.

A Você Digital Propaganda oferece serviços de tráfego pago, tanto no Google, como no Facebook. Com profissionais qualificados, experientes e apaixonados por resultados, você vai garantir que o seu investimento seja certeiro, sem desperdício de verbas.

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