Como fazer a gestão da sua marca?

Toda empresa sonha em ter uma marca forte, viva na cabeça das pessoas, com um posicionamento bem definido e ainda lucrar muito com tudo isso. Mas nesse artigo, trazemos verdades que nem todo mundo gosta ou quer aceitar:

Ter uma marca conhecida demanda tempo, investimento e muito planejamento!

Os líderes de mercado destacados na imagem sabem muito bem disso e é por esta razão que estão entre as favoritas e se tornaram sinônimos de marca.

Se você quer garantir um lugar especial na cabeça e no coração dos consumidores, este artigo pode ajudar. Vamos explicar o que é branding, como funciona e trazer exemplos que vão lhe inspirar

Boa leitura!

O que é branding?

branding

Branding é um conjunto de ações estabelecidas para a construção de uma percepção positiva quanto à marca junto aos seus consumidores. Dessa forma, contempla todo o processo de gestão de marca (brand management), com o objetivo de aumentar a sua visibilidade.

Outro foco importante do branding que vale a pena ser destacado é o lugar que a marca busca ocupar através de suas ações. Ele está situado não apenas na mente do consumidor, como também em seu coração, o que faz dela uma escolha óbvia tanto por aspectos racionais quanto emocionais.

Ao pensar em branding, você busca construir uma personalidade para a marca.

Para isso, leva em consideração os valores da empresa, seus colaboradores, o tom de voz, logomarca e as cores que utiliza na sua comunicação visual.

Tudo isso, isoladamente e em conjunto, deve ser utilizado de forma a despertar sensações e percepções, que podem ser conscientes ou não.

O resultado está na escolha pelo consumidor da sua empresa e do que ela oferece e vale ressaltar que essas conexões não acontecem da noite para o dia, ou seja, a estratégia costuma alcançar seus objetivos ao longo do tempo.

O que é marca?

marca

“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente.” Walter Landor

A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o seu empreendimento.

Ela deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio. Nesse sentido, para auxiliá-lo a trilhar o melhor caminho, confira a seguir informações e orientações sobre como construir sua marca e registrá-la.

Como construir seu branding?

marca

Realizar pesquisa com clientes e potenciais clientes, parceiros e funcionários ajuda o empresário a reconhecer qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera.

Além disso, acompanhe algumas dicas na hora de construir uma marca:

É importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos.

O empreendedor deve ter o entendimento claro do que o negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando as atividades e o público do empreendimento, sem esquecer aspectos como ética, confiabilidade e os pontos que destacam a empresa na concorrência.

O desenho da marca tem que comunicar. A construção envolve pesquisa e reconhecimento. Além disso, precisa ser original e atraente, informando com objetividade os pontos fortes do negócio.

marketing digital

Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa.

É preciso planejamento para ativar a marca. O empreendedor deve estudar onde e como vai começar a divulgar a marca, o público e o alcance, e qual a relação custo e benefício nesse processo.

A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente. Materiais impressos e digitais, arquitetura e decoração precisam comunicar-se uns com os outros, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.

Como registrar?

inpi

Para ter um logotipo que identifique o negócio e tenha exclusividade sobre o nome escolhido, o empreendedor precisa registrar a marca de sua empresa. Isso pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Por meio do site do INPI, o empresário terá acesso ao Guia Básico de Marca. Clique aqui para conhecer o conteúdo.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Qual a importância do Branding?

marca

No atual cenário de alta competitividade entre as empresas, saber gerir sua marca é essencial.

É através dessa estratégia que se torna possível criar uma conexão emocional positiva com seus consumidores e demonstrar os diferenciais do seu produto ou serviço. Para tirar proveito do branding, é preciso ir além de se posicionar no mercado.

Sua marca precisa ter personalidade e propósitos para criar identificação com o público. Quando isso acontece e sua marca promove boas experiências para o consumidor, até a percepção de preço pode mudar.

Em algumas pesquisas realizadas, 67% dos entrevistados disseram que pagam mais por um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de valores comuns entre eles. Veja, então, que o branding fortalece, cria presença, cria vínculos e valor para a sua marca.

Ao se pensar em Branding, é preciso levar em consideração duas características principais: a sua identidade visual e suas estratégias.

Identidade visual

Todas as formas de representação visual de uma marca (seu logo, a tipografia, um estilo de foto, fontes e cores) ajuda a criar uma identidade reconhecida pelo consumidor. Logo, quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.

Logotipo

O logotipo é um dos elementos mais facilmente gravados na mente do consumidor. Por isso, ele também deve ser pensado de forma responsiva para as plataformas online. Isso porque os formatos de arquivo utilizados na publicidade tradicional e impressa são diferentes dos usados para a web. Certifique-se de analisar a aplicação da sua marca quanto à facilidade de leitura e entendimento em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Todo logotipo desenvolvido por uma agência profissional acompanha um manual de utilização de marca. Esse material é um guia e serve para ilustrar:

marca
  • As cores que a marca pode utilizar;
  • Os códigos que representam essas cores;
  • Qual a fonte de texto utilizada;
  • Como a fonte deve ser aplicada;
  • Versões verticais e horizontais.

Estratégia

estratégia

A equação é simples: a identidade visual é como você transmite os valores visuais da marca; já a estratégia é como você transmite o seu propósito. Com as estratégia, as conexões criadas são muito mais fortes e profundas que as visuais. Aqui, a identificação vai além do estilo adotado, demonstrando os valores da marca.

Personalidade da marca

Sua marca precisa ter uma personalidade própria para conseguir transmitir valores e dialogar de forma mais coerente com seu público. Tente pensar nela como se fosse uma pessoa real. Como você acha que ela seria? Quais suas qualidades? Que adjetivos ela teria? Quais seriam os seus defeitos? Fazer esse tipo de análise facilita bastante na construção da marca.

Tom de voz

É meio óbvio, mas precisa ser dito. Para garantir uma boa comunicação, você precisa adequar a linguagem, tanto escrita quanto visual, ao seu público, às suas personas.

Vamos supor que seu público seja jovens e adolescentes. Uma linguagem mais especializada talvez não seria a melhor forma de tratar essa audiência, certo? Uma linguagem mais descontraída, até mesmo com gírias, pode ser mais eficiente nesse caso.

É interessante também saber quais são os termos específicos usados pelos seus clientes e incorporá-los na sua marca. Isso mantém um tom mais casual nessa interação. O bacana é fazer com que os consumidores pensem que estão conversando com um amigo.É o contrário de uma empresa que só quer vender e não se preocupa com o que ele tem a dizer.

Canais

É preciso saber onde está o seu público e quais canais ele mais usa para poder transmitir sua mensagem de forma eficaz. Não é necessário estar presente em todos os canais existentes, mas focar naqueles que terão um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.

Porém, dois canais são essenciais nos dias de hoje: site e redes sociais.

Segundo a pesquisa Content Trends 2017, cerca de 84,7% dos entrevistados utilizam a busca orgânica no Google para encontrar conteúdos e informações. Logo, ter um site e blog bem estruturados é essencial para se comunicar com o público.

As redes sociais são outra ferramenta potente, a exemplo do Facebook. Hoje, ele é a maior comunidade online do mundo. Portanto, criar uma fan page é ação obrigatória entre as estratégias de branding.

Conteúdo

A forma de fazer marketing tem mudado completamente na era digital. Por isso, uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, mas faz com que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio.

Para isso, ele precisa atender às necessidades das suas personas, ser útil e relevante. Certifique-se de aplicar os conceitos de unidade visual definidos previamente. Ou seja, seu conteúdo precisa ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais.

Comece a capturar leads hoje mesmo com a Você Digital!

jornada de compra

Em toda a estratégia de marketing, não basta chegar ao público se não puder conduzi-lo até se tornar um cliente. Muito dificilmente isso acontece num estalar de dedos. Afinal, como lembramos, o branding depende de ações de médio a longo prazo.

A tarefa de conversar com seu público, ser notado e despertar nele o interesse pelo que oferece não é nada simples. Felizmente, no meio digital, esse desafio é encarado com melhores resultados.

Se você ainda não utiliza seu site ou blog para capturar leads, está perdendo uma oportunidade. Conforme conversa com o consumidor em artigos ou ao apresentar promoções, não perca a chance de obter seu contato para, depois, promover abordagens mais direcionadas.

Pode ser um convite para assinar uma newsletter, receber novidades por e-mail, baixar um e-book ou se inscrever em um curso gratuito. Seja qual for a ação, caprichar na landing page aumenta muito a chance de confirmar as conversões desejadas.

Conclusão

Você viu neste artigo que a percepção dos consumidores sobre a marca é um dos aspectos mais relevantes de uma empresa. Encarar a concorrência não é fácil, mas com uma marca forte, você descomplica o processo. É preciso se dedicar ao branding e à gestão inteligente da sua marca.

Agora, você tem informações suficientes para construir uma estratégia perfeita para isso. Só não esqueça de considerar no seu plano de marketing ações para garantir que o cliente ingresse e seja conduzido pelo funil de vendas até que se torne um verdadeiro fã.

Conte com a Você Digital e sua equipe de profissionais para estar na mente e no coração do seu público.

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments