Palavras-chave Long tail e Head tail: o que são e como usá-las

Long tail e Head tail

Se você já se deu conta do quanto o SEO (Search Engine Optimization) é importante para a sua empresa, certamente também percebeu que existem diferentes tipos de palavras-chave: as Long tail e Head tail.

A otimização de um site para os mecanismos de busca é um trabalho indispensável para quem deseja ser encontrado na internet, pois permite um posicionamento mais eficiente nos resultados de pesquisa dos buscadores. 

Para tanto, existem diferentes elementos que contribuem para se alcançar esse resultado, como o carregamento rápido dos conteúdos, o uso de títulos atrativos, a inserção de backlinks, o formato responsivo, etc.

Tudo isso faz parte dos recursos que devem ser implementados em uma página para que ela tenha um melhor desempenho quando o cliente de um buffet a domicílio para casamento faz uma busca de pacotes para festas no Google. 

Levando em consideração que o número de empresários conscientes da importância do SEO tem aumentando conforme o passar do tempo, saber se destacar para alcançar mais clientes é fundamental nesse processo. 

O uso de palavras-chave é indispensável para o bom posicionamento da empresa no mundo virtual. Portanto, elas devem ser escolhidas de acordo com as estratégias da companhia, gerando resultados para as áreas em que se deseja ter bons retornos. 

No entanto, saber diferenciá-las conforme a sua classificação é ainda mais necessário, pois é por meio desse trabalho mais direcionado que se pode conquistar a visibilidade desejada. 

É aqui que entra a necessidade de saber o que são as palavras-chave Long tail e Head tail, as diferenças entre elas e entender como usá-las com eficiência. 

Para compreender mais sobre o assunto, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos nesse elemento fundamental do SEO. 

Long tail e Head tail

O que são palavras-chave e qual a importância para o SEO?

Quem está em busca de aprender a tocar um novo instrumento musical, pode acessar o Google e digitar no campo de busca “aula de piano iniciante”. Na sequência será possível observar que uma lista com vários links será exibida como resultado. 

Essas páginas estão ali por apresentarem dentro da sua estrutura o uso da palavra-chave que indica que o local oferece aulas de piano para quem está iniciando, de maneira que o buscador entende que o conteúdo oferecido ali pode ser relevante para o usuário. 

Sendo assim, é possível dizer que as palavras-chave são expressões ou termos inseridos dentro de um site, para que a página seja exibida por quem procura aquilo que está sendo anunciado ali. 

Saber escolher bem as palavras-chave é fundamental para que a plataforma possa ser inserida nos resultados de pesquisa, e por isso ter um maior conhecimento sobre elas é importante. 

No SEO, os recursos mais utilizados e de maior relevância são justamente essas expressões que permitem uma busca mais produtiva e eficiente para o usuário. 

Nesse sentido, torna-se essencial saber o que são as Long tails e as Head tails, e como inseri-las dentro de uma estratégia eficiente de marketing

O que são as palavras-chave Long tail e Head tail?

As palavras-chave possuem categorias e objetivos diferentes e, por isso, podem ser divididas em dois segmentos principais: as de cauda longa (Long tail) e as de cauda curta (Head tail).

1. Head tail

As Head tails são utilizadas para gerar alto volume de pesquisas, pois são termos mais genéricos e trazem pessoas dos mais diversos perfis. Alguns exemplos delas podem ser:

  • Aluguel de casa;
  • Marketing digital;
  • Roupa para criança;
  • Pão caseiro;
  • Mochila escolar;
  • Entre outras.

Por serem termos gerais, é comum que as pessoas acabem por fazer pesquisas utilizando essas expressões mais genéricas, obtendo uma grande quantidade de resultados. 

Assim, quando o usuário busca um aluguel de sala reunião, certamente ele vai encontrar opções infinitas, com maior ou menor tamanho, em uma determinada região e por valores de vários tipos. 

Justamente por isso, muitos empresários acabam optando pelo uso de Head tails para que alcancem um maior número de pessoas. No entanto, como não poderia deixar de ser, elas se tornam de uso mais competitivo, pois são a categoria mais utilizada no SEO.

Além disso, é preciso lembrar que elas recebem lances quando um usuário decide realizar anúncios utilizando a Head tail, o que mostra que elas são concorridas tanto de modo orgânico quanto patrocinado.

2. Long tail

As palavras-chave de cauda longa são utilizadas para quem quer atrair pessoas de maneira mais específica. Isso porque mesmo que um usuário utilize uma Head tail na sua busca, nem sempre os resultados vão atendê-lo satisfatoriamente.

Assim, utilizando o mesmo exemplo do caso anterior, quem quer alugar uma sala de reunião pode preferir usar o termo “sala de reunião pequena”, que certamente é a característica que atenderá a sua necessidade. 

Nesse sentido, alguns exemplos de Long tail podem ser:

  • Aluguel apartamento Avenida Paulista;
  • Marketing digital para livraria;
  • Roupa super-herói para criança;
  • Pão caseiro com fermento biológico;
  • Mochila escolar rosa pequena.

Essa especificidade pode ser interessante para os mais variados tipos de empresas, pois é possível trazer quem busca por aula de bateria para iniciante com maior eficiência do que se mencionasse que oferece um curso de aprendizado de instrumentos. 

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Para facilitar a escolha de boas Long tails, é importante pensar na maneira com que um usuário realizaria a pesquisa daquilo que a sua empresa disponibiliza. 

Além disso, existem ferramentas especializadas em fornecer dados sobre as pesquisas realizadas pelos usuários nos buscadores, ajudando na idealização de uma estratégia de marketing mais eficaz. 

Vale lembrar que o ideal é que as palavras-chave de cauda longa não se estendam demais, contando com, em média, quatro termos. Isso também influencia diretamente no uso que será feito delas. 

Ao inserir a palavra-chave “envelopamento automotivo cores” em um texto para posicionamento, por exemplo, a expressão se torna fluida, o que deixa a leitura do conteúdo agradável. 

No entanto, se ela possui muitos outros detalhamentos, como um tom de coloração, ou a descrição de uma determinada estampa, é possível que o leitor não goste da leitura do artigo, e que o próprio algoritmo do Google penalize a página. 

Sendo assim, saber escolher tanto as palavras-chave Head tail e Long tail é indispensável para o sucesso do SEO do seu site. 

As vantagens de utilizar Head tail e Long tail

Como não poderia deixar de ser, o uso das palavras-chave Head tail e Long tail são importantes dentro de uma estratégia de marketing digital focada no posicionamento de uma página na internet. 

Cada uma delas apresenta vantagens de maneira específica, o que faz com que utilizar as duas categorias seja indicado para diversos tipos de negócios, seja para um buffet comida infantil ou para um escritório de contabilidade. 

As Head tails são mais abrangentes

As Head tails podem ter um maior alcance dentro dos buscadores, o que faz com que elas sejam boas opções para captar um maior número de visitantes para o seu site. 

Depois dessa primeira etapa, é indispensável que a página da empresa seja bem trabalhada para que ofereça uma experiência interessante ao visitante, de maneira que ele consiga encontrar aquilo que procura com facilidade. 

Por isso, além de uma maior captação, outra vantagem das palavras-chave de cauda curta é ajudar uma plataforma de pintura para carros recente no mercado, pois vai permitir que ela seja encontrada mais facilmente pelo público. 

As Long tails são mais direcionadas

As palavras-chave de cauda longa também são benéficas dentro de uma estratégia de marketing. Isso porque elas ajudam o cliente mais assertivo a encontrar aquilo o que ele busca com maior rapidez. 

Dessa forma, a empresa que utiliza Long tails no seu site consegue trazer pessoas realmente interessadas no serviço específico que ela oferece, o que gera uma taxa de contratação muito maior. 

Além disso, as Long tails possuem menos concorrência na internet, o que ajuda uma empresa que aposta na estratégia a ser encontrada de maneira eficiente. 

Nesse caso, investir no uso de palavras-chave de categorias diferentes é um ótimo caminho para que a companhia atinja resultados interessantes, trazendo um bom número de visitantes e encantando aqueles que buscam de modo específico pelos seus serviços. 

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Considerações finais

O SEO é um recurso indispensável em tempos nos quais a internet se torna cada vez mais disputada por estabelecimentos de diferentes segmentos. 

Sendo assim, desenvolver uma estratégia focada no uso de palavras-chave de Long tail e Head tail é uma maneira de conciliar duas possibilidades que podem otimizar a sua presença virtual e alcançar clientes de formas distintas. 

Então, se você reconhece que o marketing digital pode mudar os resultados do seu negócio, não deixe de investir no SEO e, de maneira especial nas palavras-chave, trazendo um bom número de clientes para a sua empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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