As tendências do marketing digital em 2021

Ano novo, novas ideias!

Se 2020 foi um ano de reinvenção e busca por novas estratégias para a nova realidade, o novo ano pretende ser uma amplificação de tudo o que foi aplicado. Desta forma, resolvemos fazer este artigo com as próximas tendências de marketing digital para 2021.

As transformações ocorridas devido à pandemia do novo Coronavírus ainda refletem e vão refletir por muitos anos nas estratégias aplicadas no marketing digital.

Novos hábitos de consumo e outros processos que também foram adotados por diversas empresas estarão em alta em 2021. Além disso, novos comportamentos, tecnologias e modos de trabalho que impactaram o mercado.

Sim, a transformação digital foi ainda mais acelerada pelas empresas e isso deve aumentar ainda mais. A pandemia trouxe novas tendências, além de acelerar outros modelos que já vinham sendo apontados em anos anteriores, tanto no trabalho das equipes de marketing quanto no comportamento do consumidor.

Mas o que o mercado vê como tendência para o marketing digital em 2021? Entenda mais no decorrer do nosso texto.

marketing digital

As tendências do marketing digital em 2021

Estar sempre atento às tendências e conseguir implementá-las em sua própria estratégia de marketing digital te coloca à frente de seus concorrentes no mercado. Usar deste artifício ajuda a garantir que sua empresa nunca use estratégias desatualizadas ou sem eficácia para atingir seu público, pois isso pode levar a uma série de ações negativas.

Por isso, entender que investir em conteúdo, estratégias e inovações em mídias sociais presentes ajuda a colocar você à frente logo de entrada.

Se 2020 trouxe uma série de novas realidades para as empresas nas redes sociais, 2021 vai ser um passo adiante neste caminho.

Entender os movimentos que a pandemia trouxe, como ampliar o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento, se torna fundamental. O que esperar para este ano?

As lives em alta

A pandemia tirou o convívio das pessoas presencialmente, principalmente pela necessidade de diminuir a disseminação do vírus e de se manter o distanciamento social. Por isso, dentro de casa as pessoas buscaram diminuir a falta dessa interação.

Com isso o consumo pelas lives, sejam elas feitas por músicos ou pessoas streamando algum jogo, se popularizou. Quem não assistiu a um show, um jogo, uma aula, uma palestra ou uma entrevista ao vivo pela internet durante este ano?

Plataformas como YouTube, Instagram, Facebook, Twitch, dentre outras, bateram recordes e mais recordes de audiência e usuários. A proximidade dessas lives acalentou a vida de quem estava em isolamento social, com muito tédio e cheio de incertezas.

Aproveitar desse novo rumo ditado em 2020 para o ano de 2021 parece ser uma realidade bem atraente. As lives aumentam a proximidade e o envolvimento com o conteúdo e atende à ânsia de um público cada vez mais apressado e exigente. O engajamento com o público consumidor ainda é maior.

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Com isso, explore este mundo, com ações voltadas para palestras, perguntas e respostas, webinars, dentre outros.

Se você também deseja anunciar, procure parcerias com influenciadores que fazem lives e tenham experiências em tempo real com a interação com o público.

Vale lembrar que ainda podemos destacar as interações com chatbots, pois proporcionam feedbacks instantâneos com experiências cada vez mais imersivas para o consumidor.

Interação com o consumidor gera conteúdo

O público cada vez mais interage e faz com que o seu conteúdo ganhe engajamento. E isso pode ser transformado em conteúdo pela própria marca nas suas estratégias de marketing digital em 2021.

Embora isso já seja feito com frequência nos últimos anos, muito pode ser aproveitado dessa estratégia. Tudo isso pode ser cada vez mais alavancado, pois as experiências dos usuários comuns com a marca funcionam como prova social para outros consumidores.

Desta forma, desenvolver estratégias e conteúdos digitais em 2021 pensando no que o consumidor fala podem ser feitas através de:

  • Lançar desafios em Reels e TikTok para os usuários criarem conteúdos;
  • Repostar as opiniões dos consumidores, assim como interagir com os mesmos;
  • Fortalecer e divulgar as avaliações positivas dos consumidores;
  • Criar grupos e fóruns da marca para os usuários.
marketing digital em 2021

Isso também deve ser pensado em conjunto com a interatividade, principalmente por estarmos passando por um período de distanciamento social, que nos impediu de estar perto das pessoas presencialmente e levou as interações para as telas.

Desta forma, a interatividade já vem sendo implementada nas estratégias de comunicação das principais marcas, visando criar um envolvimento humano maior. Isso pode ser feito com

  • Ebooks;
  • Quizzes;
  • Infográficos;
  • Conteúdos interativos;
  • Pesquisas e questionários.

Reels e TikTok como marketing digital em 2021

A quarentena trouxe uma nova febre para os brasileiros: o TikTok. Já abordamos um pouco sobre esta nova rede social em nosso blog, no entanto ela ainda tem muito potencial para ser explorado, principalmente em 2021.

Algumas marcas já estão buscando se adiantar e investindo em divulgar suas ações com influenciadores pela plataforma. Isso deve ser ainda mais visto no próximo ano.

Já de olho nesse novo mundo, o Instagram também aplicou uma nova funcionalidade bem semelhante ao TikTok, o Reels, que também já abordamos no blog.

Os Reels também devem ser um dos focos em 2021, principalmente pela ferramenta já contar com a base de usuários do Instagram.

Assistentes virtuais serão destaque

O uso dos assistentes virtuais, como a Alexa, aumentou 47% entre os brasileiros na pandemia. Falamos sobre isso em um artigo recente em nosso blog. Essa já era uma tendência no exterior e deve aparecer mais forte em 2021 no Brasil.

Para o Marketing Digital em 2021, os assistentes por voz puxam muito a inovação. Há a possibilidade, inclusive, de iniciar conteúdo diretamente pelo comando que eles executam. O próprio Google já dizia que em 2018 cerca de 27% das pessoas utilizavam voice search em dispositivos móveis. Isso deve aumentar muito em 2021.

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E o uso do SEO deve mirar na otimização dos conteúdos para as buscas conversacionais. Outro foco do Google deve ser com as respostas prontas na página de resultados das buscas. O buscador entende que, se o usuário não precisa navegar nos sites para encontrar as respostas que deseja, sua experiência de busca é mais ágil e valiosa. Ou seja, aumento da inteligência artificial.

Assim, a necessidade do clique diminui com a aplicação de recursos como os features snippets (trechos em destaque), os rich snippets, o Google Meu Negócio e o mapa de conhecimento do Google (knowledge graph).

Foco em humanização e marketing de conteúdo

As marcas também foram afetadas pela pandemia, assumiram sua condição humana e compreenderam o papel de influência na sociedade. Isso não somente em relação à pandemia, mas também em outras pautas como a do racismo, com o Black Lives Matter, além de outras pautas sociais.

marketing digital em 2021

Os consumidores atuais querem isto das empresas: que elas não se comprometam apenas com seu lucro, mas com as pessoas e o planeta. Essa ação do marketing digital, caso seja o foco da empresa, deve refletir também em todos os processos internos, desde funcionários e produtos desenvolvidos.

Isso também reflete no fortalecimento do Marketing de Conteúdo, que levou as marcas a criarem publicações diferenciadas. Com tanto conteúdo, o necessário hoje em dia é otimizar e melhorar os processos.

Uma dessas estratégias é o slow content (“conteúdo lento”), desenvolvendo conteúdo com qualidade e não em quantidade.

Focar na análise das métricas também mostra se o conteúdo foi eficaz e se teve o resultado esperado. Essas informações servem para otimizar as estratégias para que elas gerem mais e mais resultados.

Agora você já sabe as principais tendências de Marketing Digital para 2021 e a hora é de se preparar. As empresas que se planejam e se antecipam às mudanças estão mais preparadas para enfrentá-las.

Para isso, clique no botão abaixo e entenda como podemos ajudar você!

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