O que é a busca visual no e-commerce?

Se você tem uma loja, seja ela virtual ou física, sabe que você ganha muitos clientes pelo visual. Sua vitrine é o chamariz de muitas vendas e quanto mais você a aprimora, consegue atrair mais clientes. Existe uma técnica para e-commerce que pode ajudar ainda mais chamada de busca visual

Essa é uma tendência cada vez mais consolidada e utilizada pelas grandes plataformas de vendas online. Mas no que ela consiste? 

Este conceito foi criado para e-commerce depois do crescimento do volume de buscas pela internet. Claro que você deve ter ficado atraído pela possibilidade em aplicar esse conceito em sua loja virtual. Mas como todo mundo quer aplicá-la, a concorrência fica maior e o trabalho deve ser bem feito e de forma contínua. 

Isso pode ser a solução para aumentar as visitas no seu site, mas é melhor entender mais sobre o tema. Por isso que criamos este artigo, para ajudar você a dominar o conceito e conhecer as principais técnicas relacionadas a ele. Vamos nessa?

Ferramenta de busca visual Google Lens começa a operar via Google Photos -  TecMundo

Mas o que é busca visual?

Resumidamente, a busca visual é uma das alternativas para pesquisar pesquisar algo na internet. Ou seja, ao invés de você digitar o que busca usando texto ou palavras-chave, com a busca visual você consegue que essa pesquisa ocorra a partir de uma imagem, seja foto ou um print

Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço com as novas técnicas digitais de venda, principalmente pelo grande o número de pessoas com celulares e câmeras andando por aí o tempo todo. 

Imagine neste cenário: você está andando por um shopping e vê um produto que gostou. Acabou achando ele meio caro e resolve procurar na internet. Como não sabe o nome completo e especificações do produto, como vai fazer para procurá-lo? A busca visual pode ajudar nisso. 

Entretanto, a tecnologia que faz isso acontecer é bem complexa e para aplicar requer muito estudo. Passa, principalmente, por uma tendência que está em alta: o machine learning (ou aprendizado de máquina, em português). Ela ajuda os algoritmos do Google e outros buscadores reconhecerem os elementos de uma imagem.

Ele é feito pelos seguintes passos:

  • Tem desenvolvimento parecido ao de um humano ganhando conhecimento; 
  • Alimentação de dados para o computador, estes que, gradativamente, aumentam de tamanho;
  • Com isso, as máquinas aprendem a ver as variações entre os padrões da informação;

Isso vem sendo amplamente utilizado. O Google, por exemplo, faz um cruzamento de dados com sua própria data-base e possibilita que o computador conecte as peças deste quebra-cabeça e identifique o que uma imagem representa e qual é o seu contexto.

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Aplicando a busca visual ao e-commerce

Agora o que você compreendeu o conceito de busca visual, como isso pode ser aplicado no seu e-commerce? Na verdade, isso pode ser aplicado em tudo. Em qualquer tática de marketing digital, você deve atrair mais pessoas para sua página. E isso deve ser usado também na loja virtual, ajudando os clientes a encontrar sua loja por um caminho mais fácil. 

Como dissemos no começo do texto, o consumidor se sente muito mais atraído visualmente. Isso tem explicação científica, visto que 90% das informações transmitidas para o cérebro são em forma de imagens. Essas informações são processadas muito mais rápidas que um texto, por exemplo. 

Então, presumimos que a busca visual no seu e-commerce significa facilitar que os clientes encontrem os seus produtos. Mas como? Possibilitando que eles façam uploads de fotos dos produtos que têm interesse e, desta forma, as páginas de pesquisa vão mostrar opções visualmente similares.

Aliexpress Search by image

Isso você já consegue perceber caso use técnicas de SEO em seu site otimizado. Mas a busca visual pode ajudar ainda mais nas operações do seu e-commerce.

Para aplicar isso da melhor forma você deve:

  • Personalizar o nome do arquivo;
  • Utilizar imagens autênticas;
  • Usar imagens com qualidade;
  • Procure otimizar o site para mobile;
  • Relevância das informações;
  • Autenticidade;
  • Localização;
  • Domínio com autoridade.

Quais os benefícios da busca visual no e-commerce

A busca visual é uma das técnicas que podem ajudar você a vender mais em sua loja virtual. Além de ter um site que facilite o processo de compra, seguro e certificado, é cada vez mais necessário encontrar formas de potencializar e facilitar que o cliente efetive de fato o pedido. Aqui, a criatividade faz a diferença. 

Então podemos presumir que otimizar os mecanismos de busca faz com que o cliente de fato encontre o que ele procura em seu site. Esse processo de busca visual dá maior precisão aos resultados. De acordo com um estudo realizado pela Criteo, a previsão é que até 2021 as lojas que investirem nessa tecnologia tenham um aumento em suas margens de lucro de até 30%.

dinheiro

Além desses dados projetados, outros que podemos apresentar sobre o que já vem sendo percebido é:

  • 48% mais visualizações nos produtos;
  • Aumento de 75% de chances de retorno do cliente;
  • Taxa de permanência no website 58% acima do normal;
  • Crescimento de 9% no ticket médio.

Para isso, integrar a experiência para o marketing omnichannel é fundamental. A tendência é fácil de ser observada. Com tantas ofertas sendo feitas o tempo todo, integrar as ações de e-commerce e lojas físicas ajuda a complementar suas vendas. 

Em outras palavras, os consumidores querem a praticidade da compra online, e ao mesmo tempo, a facilidade de visualizar produtos nas lojas físicas. Com a busca visual, isso é completamente possível. Uma pessoa pode ir até um estabelecimento, tirar foto de um item e lançar a imagem na internet.

Isso também diminui a chance de ter algum ruído na busca do cliente, pois com as características visuais dos itens, a busca fica mais fácil e precisa. 

Além disso, como já dissemos acima, o Google usa da sua data-base para chegar aos melhores resultados. A mesma plataforma ainda ajuda a mensurar as pesquisas usadas nos buscadores, pelo Google Analytics.

Como pesquisar com busca visual?

Abordamos acima que a busca visual está se tornando uma tendência nas grandes empresas do mundo. O Facebook busca fazer isso em seu Marketplace, a Amazon já integrou isso a outras redes sociais e isso ainda vai aumentar. 

Uma ferramenta que ajuda muito nessa pesquisa é o Google Lens, que faz uma busca visual a partir de qualquer imagem capturada em seu celular. Ele converte, inclusive textos em dados para que essa busca seja otimizada. Atualmente, o Google Lens reconhece mais de um bilhão de artigos diferentes.

Google Lens comes to the mobile web in Google Images - 9to5Google

O Pinterest também busca isso com sua ferramenta Pinterest Lens. Como a rede social é voltada a elementos visuais, isso foi fundamental para seu crescimento.

O investimento em machine learning realizado pela companhia gerou o aplicativo Pinterest Lens. Em apenas um ano a ferramenta registrou mais de 600 milhões de buscas visuais a cada mês. Isso representou um aumento de 140% no espaço de aproximadamente um ano.

Um dos destaques do Pinterest Lens é o Shop the Looks. Ela é a primeira ferramenta a relacionar a busca visual e a compra de produtos. Ela busca itens semelhantes ou faz com que o cliente visite a loja virtual responsável por sua venda.

Conclusão 

Como você pôde perceber, a busca visual para e-commerce é algo que vai ser obrigatório nos próximos anos. Ele não somente otimiza as estratégias de Marketing Digital, mas também coloca você a frente da concorrência aplicando antes de todo mundo. 

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