Importância do Certificado SSL no site

 

A presença online tem se tornado cada vez mais fundamental para as empresas. Ter um e-commerce se tornou uma saída para estes empreendedores, que em tempos de pandemia, viram o faturamento despencar. E um dos passos para quem deseja colocar sua empresa vendendo na internet é ter um site estruturado. O assunto de hoje vai falar de parte disso: conheça a importância do certificado SSL no site. 

Com o aumento de novas lojas virtuais nos últimos meses, a concorrência acabou ficando ainda maior. Uma das formas de ganhar a confiança do cliente e, sobretudo, ficar dentro de todas as legislações vigentes, é investir em segurança no momento da compra. Para isso que existem os certificados digitais. 

Sites sem estes certificados digitais podem ser taxados como falsos ou até mesmo criminosos, com ações de fraudadores, hackers e até cyber terroristas. Por isso, grandes empresas investem tanto na segurança dessas transações online. O certificado SSL (sigla para Secure Socket Layer) faz parte disso. 

Ele informa ao usuário que o site que ele está acessando realmente é o site original da empresa. Além disso, ele mostra que o local é criptografado e que os dados não podem ser acessados por qualquer pessoa. 

Ficou interessado em conhecer mais? Entenda como tudo isso pode colocar sua empresa em outro patamar perante às demais em nosso artigo. 

A importância do certificado SSL em seu site | Olivas Digital

O que é o Certificado SSL

Montar um site bem estruturado faz parte de qualquer ação de marketing digital. É ele quem vai ser o receptor de todos os usuários que virão de outras plataformas, como redes sociais, sites de busca, dentre outros. Contudo, isso tudo dá muito trabalho. Além de ter todo o conteúdo feito de forma profissional, é necessário que o site esteja dentro do que a empresa oferece, além de ser bem estruturado e passar confiança para quem o visita. 

SSL nada mais é que um protocolo de segurança padrão na internet. Ele é muito comum em ações como compras em lojas virtuais, onde há troca de informações entre dois usuários da rede. Tudo isso passa pela forma que os algoritmos de criptografia são dispostos em sua estrutura. 

Estes algoritmos que codificam todas as informações que estão em execução e impedem que algum hacker, por exemplo, tenha contato com estes arquivos e, mesmo que tenha, não vai conseguir alterar ou interpretar nada do que capturou.

Um exemplo de fácil entendimento é se trouxermos para o momento em que fazemos login em qualquer rede social. Ao preencher as informações de acesso, estes dados são criptografados na sua máquina e trafegam até o servidor. Somente quando elas chegam ao destino que são interpretadas pelo site. É neste caminho que o certificado SSL atua, garantindo que os dados sejam transmitidos em segurança. Mas isso vai muito mais além, pois ele ainda é subdividido em tipos e é sobre isso que vamos abordar agora. 

marketing digital

Os tipos de certificado

É importante entender que existem tipos diferentes de SSL e eles podem validar os domínios, subdomínios e também a empresa na sua estrutura física. Conheça os tipos de SSL e qual se enquadra como melhor opção para sua empresa. 

Domain Validated

Este é o tipo mais simples e popular entre os sites. Ele é quem confirma, valida e transmite os dados entre a empresa e o usuário, os quais serão criptografados e as informações que serão mantidas em segurança contra a interceptação de terceiros.

O Domain Validated certifica que o site foi registrado corretamente, além de mostrar que o administrador é mesmo responsável pela aquisição do certificado de segurança. Este tipo é indicado para sites e blogs que apresentem formulários de inscrição com dados pessoais para a captura de leads, além de servidores de webmail e sistemas. O processo de emissão é rápido e inteiramente automatizado. 

Organization Validated

Aqui, além da validação de domínio, as informações da empresa também serão verificadas e adicionadas ao certificado. Essas informações vão desde o nome da empresa, como sua documentação, cidade, estado e país, por meio de consultas a bases de dados.

Desta forma, empresas que têm este tipo de certificação passam mais credibilidade para o usuário. Pois, além de atestar que o site é seguro, é possível verificar que a empresa é real e os dados dela estão disponíveis para consulta.

Extended Validated

Esta é considerada a mais completa de todas, pois além de todas as opções anteriores, ele avalia a organização física. Sendo assim, uma equipe faz uma visita técnica e analisa o funcionamento da empresa para garantir sua idoneidade. Entretanto, ele não se enquadra para subdomínios, sendo necessária uma contratação para cada subdomínio criado, além do principal.

Este modelo é mais indicado para e-commerces e sites em que ocorrem transações comerciais, pois envia dados pessoais e informações bancárias e de cartão de crédito, por exemplo. Ela é a mais cara entre as citadas e sua emissão pode levar até 5 dias úteis por conta da verificação dos dados.

Para saber se um site está utilizando esta certificação é bem simples. Para isso, você deve seguir os passos:

  • Acessar a página e observar a barra de pesquisa do navegador;
  • Verificar se a URL conta com uma letra S ao final da sigla HTTP;
  • Se sim, o protocolo está ativado.

Você também pode conferir observando um ícone de cadeado que aparece antes das URLs com o certificado ativo. Se o cadeado estiver lá, pode seguir tranquilo que a navegação é segura. 

Por que eu devo ativar o certificado SSL?

Você já deve ter percebido toda a importância de ter esta certificação em todos os negócios na internet. Todo visitante quer saber se o ambiente é protegido ou não e isso é um ponto chave. Perder este ponto na experiência de compra tem como consequência um prejuízo enorme ao seu negócio. 

Instalar o certificado SSL não demanda um alto investimento. Caso seu site esteja hospedado e sendo feito com empresas sérias como a Você Digital Propaganda, isso fica mais fácil e prático de ser executado. Independentemente do segmento da sua empresa, ampliar a segurança pode trazer benefícios.

Segurança digital: descubra como reduzir riscos e fraudes – Ouça | CRYPTOID

Se você trabalha com vendas na internet, sabe que as formas de pagamento disponibilizadas ajudam e muito no convencimento de compra do cliente. Até o momento em que o cliente passa os dados do seu cartão no site, a dúvida se o site é seguro sempre persiste. Os navegadores de busca já perceberam isso e estão bloqueando todos os sites sem este tipo de certificação. 

Além disso, se o seu site busca ainda rankeamento no Google por meio de marketing de conteúdo, saiba que um dos fatores utilizados pelo algoritmo do mecanismo de busca é que se o site tem ou não o certificado SSL. 

Portanto, ter uma certificação SSL hoje em dia é meio caminho andado para o sucesso da sua presença online. Ficou interessado em como implementar desta ferramenta no site da sua empresa? Clique no botão abaixo que vamos ajudar você nisso.

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