Conheça as principais métricas do Google Analytics

principais métricas do Google Analytics

Google Analytics, você sabe o que é? Como ele funciona? Quais são as suas principais métricas? Ele se trata de uma ferramenta disponibilizada pelo Google, que coleta informações de uma determinada página e contribui para diferentes estratégias. 

Mesmo que a estrutura do Analytics possa parecer bastante confusa para muitas pessoas, uma vez que apresenta diversos números e gráficos, ela pode ser utilizada por quem deseja ter maior conhecimento sobre o seu site

Além disso, a plataforma que será analisada não precisa ser apenas de grandes negócios ou uma página virtual conhecida. 

Isso porque o Google Analytics foi desenvolvido para sites dos mais variados segmentos, e deve ser utilizado por quem precisa coletar dados.

Uma empresa que oferece restauração de piso de madeira em são paulo, por exemplo, precisa instalar o código na sua página para que, a partir dele, ocorra essa identificação e seleção de informações captadas com a visita de diversos usuários. 

Todos esses dados são valiosos para o estabelecimento, principalmente se ele tem planos de crescimento e de desenvolvimento de campanhas de marketing cada vez mais assertivas. 

Isso porque as métricas coletadas pelo Analytics oferecem os subsídios necessários para que uma empresa possa entender mais sobre o seu público e, com isso, conseguir construir estratégias de atuação com maiores resultados. 

Se você já ouviu falar no Google Analytics, mas quer conhecê-lo melhor, entendendo a sua importância e quais resultados são possíveis com o uso dessa ferramenta, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. 

Por que é importante utilizar o Google Analytics?

Uma empresa que trabalha com toldos e coberturas em guarulhos precisa garantir que os produtos oferecidos aos seus clientes atendam às necessidades deles, para que o serviço seja satisfatório e possa trazer resultados. 

Sendo assim, para que isso seja possível, o estabelecimento deverá tirar as medidas da área onde o item será instalado, de modo que a confecção do toldo possa ser perfeita, sendo essas informações essenciais para o desenvolvimento do produto. 

Quando se pensa nas métricas oferecidas pelo Google Analytics, a função delas segue o mesmo propósito: com dados sobre o seu site, é possível construir uma estratégia de marketing eficiente e que traga os resultados ideais para o seu negócio.

Isso porque entender o que as pessoas fazem quando entram na plataforma da sua empresa é fundamental para tomar uma decisão a respeito da publicidade e de vários outros aspectos do site, como o design, a linha de produtos e os conteúdos. 

Com o Google Analytics devidamente instalado na sua página, é possível medir o que ali encanta o usuário e o que não possui relevância, de maneira que se pode definir o que deve ser mudado e o que precisa ser preservado. 

Não à toa, é com o auxílio dos dados coletados do Analytics que as empresas hoje decidem investir uma determinada quantia em marketing, justamente porque conseguem ter subsídios para definir essa situação com maior assertividade. 

Além disso, vale mencionar que o Google Analytics é uma ferramenta bastante completa no que diz respeito a mensurar estatísticas, tendo como características principais:

  • Ser de uso gratuito;
  • Ser facilmente integrado a outros produtos Google;
  • Ter alta capacidade de processamento de dados;
  • Ter uma interface amigável;
  • Oferecer relatórios personalizados. 
  • Disponibilizar análises simples ou complexas.

Por isso, uma empresa especializada em limpeza para evento que deseja conhecer melhor o seu público-alvo não pode deixar de utilizar essa ferramenta do Google, que será de grande importância para as suas ações de marketing e de publicidade. 

As principais métricas do Google Analytics

Depois de entender um pouco mais sobre o que é o Analytics e por que ele deve ser utilizado, saber quais são as métricas oferecidas pela ferramenta é fundamental para ter maior domínio sobre ela. 

1. Número de usuários

A métrica que mede o número de usuários mostra a quantidade de pessoas que entraram no seu site. 

Assim, um estabelecimento especializado em banho e tosa de gatos, por exemplo, saberá quantas pessoas de fato estiveram na página, mesmo que elas tenham ido e voltado algumas vezes. 

Com essa informação, é possível entender quantos usuários novos estão chegando até o seu endereço na web, assim como ajuda a perceber se a página está suficientemente agradável para que eles retornem posteriormente. 

2. Sessões ou visitas

Na métrica de visitas são medidas as sessões novas do seu site, mesmo que elas sejam feitas pelos mesmos usuários. 

Em outras palavras, é o número de vezes que a sua página foi acessada, sendo pela mesma pessoa ou não. 

Com esse número em mãos, é possível coletar o número de visitas totais na sua plataforma, o que mostra o quanto as informações contidas ali valem ser vistas e revistas pelos usuários. 

3. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é outro dado importante que deve ser avaliado no seu site. Isso porque uma academia que ofereça treinamento funcional para obesos, por exemplo, precisa saber se a sua apresentação inicial está agradando ao público que acessa a plataforma. 

Para medir esse aspecto, o Analytics registra a porcentagem de usuários que entraram no endereço web de uma empresa e não passaram para outras páginas, vendo apenas a primeira e saindo do site na sequência. 

Ao verificar esse problema, é fundamental modificar a estrutura da home do site, investindo em ações para atrair a atenção do visitante para outros conteúdos presentes ali. 

4. Tempo de visita

Saber quanto tempo um usuário passa dentro do seu site é outra informação relevante para a sua empresa. 

Afinal, com esse dado, é possível entender se a sua plataforma está apresentando lentidão no carregamento, se o conteúdo está atrativo, entre outros.

Assim, ao inserir um conteúdo sobre como fazer toy art em papel, essa métrica ajuda a medir se o tempo de visita no site foi o suficiente para que o visitante realizasse a leitura do artigo, mostrando que ele foi interessante para o leitor. 

5. Usuários ativos no site

Na métrica que mostra o número de usuários ativos é apresentada a quantidade de pessoas online no seu site em tempo real, além de ser possível verificar em qual página elas estão no momento. 

Outros dados podem ser vistos nessa métrica, como o país de origem do acesso, a palavra-chave, entre outras. 

6. De onde vieram os usuários

Uma gráfica especializada em banner para assinatura que utiliza o Google Analytics consegue saber de onde os visitantes do seu site vieram, o que ajuda a identificar as ações de marketing mais assertivas.

Eles podem ter vindo de uma busca orgânica, de um anúncio patrocinado, por um link enviado no e-mail marketing e também pelas redes sociais. 

Para isso, é preciso utilizar links de rastreamento, chamados de UTM, que monitoram e oferecem informações reais sobre o ponto de partida dos usuários que estão acessando a sua página.  

7. Páginas mais acessadas

A plataforma de uma fabricante de cosméticos pode conter diversas páginas, que vão apresentar os produtos do seu catálogo, como um creme rejuvenescimento do rosto, um perfume, um batom, um esmalte, etc.

Ao instalar o Google Analytics no seu site, a empresa consegue perceber qual daqueles itens agrada mais ao público, uma vez que mensura em qual das páginas ocorrem mais visitas, assim como quantas visualizações ela teve em um determinado período. 

Para as páginas de conteúdo isso também é importante, pois permite a identificação daqueles que precisam ser melhorados, além de utilizar os que tiveram mais acessos para entender quais características do texto agradam os seus visitantes. 

8. Dispositivos de acesso

Entre as métricas do Analytics, ainda existe a que fornece informações sobre os dispositivos usados pelos usuários para acessar a sua página. 

Sendo assim, ao perceber que a maioria do público visita uma plataforma por meio do smartphone, torna-se essencial para a empresa investir em um site responsivo, que se enquadra perfeitamente em qualquer tamanho de tela. 

Por isso, essa é uma mensuração indispensável, que visa garantir que o estabelecimento ofereça uma boa experiência para as pessoas que acessam o site. 

Essas são algumas das principais métricas do Google Analytics, que podem fornecer os dados necessários para que a empresa consiga ter uma base real de informações. Por isso, ele ajuda a aperfeiçoar a sua plataforma e conquistar a preferência do público. 

Quais resultados podem ser colhidos com o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para que um site possa ser elaborado de acordo com as expectativas do público, o que permite que a empresa colha resultados interessantes na internet. 

Isso porque, com essas informações, é possível desenvolver campanhas de marketing muito mais coerentes e eficazes, que vão trazer mais vendas e permitir o fortalecimento de uma marca no seu segmento. 

Ao mesmo tempo, é possível garantir que a sua página seja otimizada, fidelizando os usuários e trazendo-os mais para perto do seu estabelecimento. 

Por isso, não deixe de inserir o Google Analytics no seu site, de modo a colher retornos cada vez melhores para o seu negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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