TikTok X Reels: como assim Zuckerberg?

O assunto que está em alta entre os influencers, também nos maiores portais da internet e trend topics é a nova função Reels do Instagram, que vem para combater o TikTok.

O TikTok é a rede que tem mais de 500 milhões de usuários no mundo todo e Mark Zuckerberg, como sempre, não vai deixar barato.

facebook zuckerberg GIF

“TikTok” no Instagram

A função Reels – que antes era chamada de “Cenas” – já está ativa no Instagram desde novembro de 2019 aqui no Brasil, são as queridinhas cenas curtas musicadas nos stories, mas a partir de hoje (24), agora terão seu lugar ao sol com uma aba própria na rede social.

interface reels

A função mais falada do momento será testada por enquanto em apenas 3 países: Brasil, Alemanha e França. Vale a pena lembrar que o Brasil é o 2º no ranking de países que passa mais tempo em redes sociais, além de estar no top 3 em público no Instagram. Não tinha como ficarmos de fora dessa experiência!

Mas vamos voltar um pouco…

Em 2011 tivemos o lançamento do Snapchat, uma rede social de fotos e vídeos curtos – com filtros fofos e engraçados – que foi praticamente engolido pelo Instagram em 2016 com as mesmas funções, exatamente 3 anos após o Facebook fazer uma oferta de 3 milhões de dólares que foi recusada.

Será que isso vai acontecer com o TikTok também?

A influencer @camilacoutinho conta em seu IGTV que já sabia há mais de 1 mês dessa novidade no Instagram mas que não podia contar, e que essa batalha de TikTok com Reels vai dar o que falar, já que é nítida a ideia de que o objetivo de Zuckerberg é trazer o público do aplicativo chinês de microvídeos para sua rede social.

Tiktok, como tudo começou?

K Camp Puppy GIF by TikTok

O Tiktok se originou da compra de um aplicativo de lip-sync chamado Musical.ly, lançado em 2014. Em julho de 2015, a rede chegou à posição número 1 na App Store, tornando-se o aplicativo gratuito mais baixado em mais de 30 países, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Filipinas e Japão.

Entretenimento na quarentena

No Brasil, principalmente nesse período de pandemia, a popularidade do TikTok vem crescendo cada vez mais entre os usuários. O que antes era uma rede altamente acessada por adolescentes, agora dominou todos os tipos de público, de anônimos a famosos, e também todas as faixas etárias, assim como dona Rosalinda, do Paraná, conhecida como a vovó do TikTok que já tem mais de 10 milhões de views em seu perfil.

A rede chinesa também teve alto crescimento por conta da possibilidade de monetizar os vídeos dentro da plataforma. Isso porque a sua capacidade de viralizar um vídeo é bem maior do que a das demais redes sociais, o que costuma fazer com que marcas populares procurem perfis famosos ou criativos com propostas de monetização.

marketing digital

#boraaproveitar

Vale lembrar que assim como todas as novas funcionalidades, o objetivo é um alcance orgânico alto no começo desse lançamento para criar aquela audiência – e viciar a gente – então que tal aproveitar essa onda boa dos algoritmos e aumentar a visibilidade do seu perfil usando essa nova funcionalidade?

Na Você Digital estamos sempre atualizados com as novidades das mídias sociais para agregar nas estratégias digitais. Já conhece nossa aba de resultados? Clique aqui para ver nossas campanhas campeãs

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments