9 dicas para aumentar o engajamento no Instagram da sua empresa

Com o avanço das redes sociais, as empresas buscam formas de aumentar o engajamento no Instagram, principalmente devido à grande presença desse aplicativo, sendo um dos mais populares na internet (atrás apenas do Facebook).

O sucesso do Instagram deve-se à própria dinâmica da rede. Já ouviu aquele ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é, o aplicativo tem um forte apelo visual e, por conta disso, ele acaba atraindo a atenção de muitos usuários.

Afinal de contas, quando vamos comprar algo na internet, queremos saber como é o produto ou se o serviço dá resultados. Tenho certeza que você já procurou fotos de pessoas que fizeram uma dieta fácil para emagrecer, para saber se ela foi realmente boa.

Essa é a grande vantagem do Instagram. Por meio do compartilhamento de fotos e vídeos, a rede é capaz de aproximar os internautas do seu negócio e contribuir para o crescimento das vendas.

Mas é claro que não dá para ignorar a grande concorrência que vem junto no pacote. Por isso, você precisa se destacar!

Então, continue lendo o artigo de hoje e descubra algumas dicas para aumentar o engajamento no Instagram da sua empresa e conquistar o sucesso nas redes sociais.

marketing digital

1 – Coloque #hashtags nas suas publicações

Você provavelmente já deve ter ouvido falar das famosas hashtags, não é mesmo? Conhecidas como “joguinhos da velha”, elas são palavras-chave precedidas do símbolo #, que servem para encontrar postagens relacionadas à sua.

Por exemplo, ao publicar uma foto de convites personalizados, você pode usar a hashtag: #convitespersonalizados e, desse modo, quando algum usuário procurar por essa palavra-chave, irá encontrar a sua postagem.

De acordo com pesquisas em marketing, as postagens com pelo menos uma hashtag no Instagram têm chances de alcançar 12,6% de pessoas a mais, em comparação com publicações sem as palavras marcadas.

A plataforma permite o uso de até 30 hashtags por postagem. No entanto, o excesso pode ser prejudicial, já que a rede pode considerar a sua publicação como um spam. Por isso, o recomendável é manter um equilíbrio de 5 a 10 hashtags.

Lembre-se de escolher palavras que tenham a ver com a sua publicação e não invente termos muito extensos. 

Pense no exemplo anterior: a hashtag #convitespersonalizados é muito melhor do que: #convitespersonalizadosparafestadecasamentocomtemaclassico. Percebe? É até difícil de ler! Então, o usuário provavelmente não vai gostar também.

2 – Use o recurso da geolocalização

Quando você adiciona o local da sua foto ou vídeo, bem como uma um sticker de geolocalização no Stories, a visibilidade do seu conteúdo aumenta muito!

Isso porque, no caso de postagens no feed, toda vez que alguém clicar na localização, a sua publicação aparece entre os posts listados.

Desta forma, um buffet de aniversário localizado em um bairro específico de São Paulo pode usar a geolocalização. Assim, quando um usuário clicar na marcação, irá ver o Instagram da empresa, o que aumenta a possibilidade de engajamento.

Fora que fica muito mais fácil para os leads (potenciais clientes) encontrarem o seu estabelecimento. 

Só para termos uma ideia, publicações que usam a marcação de geotag conseguem mais de 79% de engajamento, em comparação às postagens que não fazem uso do recurso.

Além disso, quanto mais específica a localização, melhor para o usuário. Por exemplo, ao invés de marcar o nome da cidade onde está um colégio particular, vale a pena marcar o bairro ou até mesmo a rua.

3 – Inclua CTA na legenda

O CTA (Call to Action) é uma chamada para ação que pode aparecer como uma frase no final da legenda da sua foto/vídeo. A intenção é fazer com que o usuário realize algo e interaja com o seu conteúdo.

Algumas possibilidades de CTA no Instagram são:

  • Toque duas vezes para curtir!;
  • Salve o post para não perder!;
  • Compartilhe com os seus amigos!;
  • Comente o que você acha sobre o assunto;
  • Entre outros.

É importante que a chamada use verbos ativos e vise convencer o leitor. Como consequência, você consegue aumentar consideravelmente o engajamento.

4 – Poste nos horários certos

Sabe quando você faz uma publicação incrível sobre uma aula de piano para iniciantes, mas mesmo assim não consegue uma boa visualização e engajamento? Isso pode ter relação com o horário da sua publicação.

O Instagram costuma ter mais visualizações durante a semana, mas isso irá variar conforme o seu público-alvo. Por esse motivo, é importante fazer uma análise das horas de pico de tráfego e escolher esses momentos para fazer a postagem.

Normalmente, após às 17h é um bom horário para fazer as postagens, mas isso pode variar. Não há uma receita de bolo – a dica é ir até os relatórios do seu perfil e verificar em quais dias da semana e as horas em que a sua audiência está mais engajada.

5 – Crie Stories e mostre os bastidores

Um dos erros mais comuns de quem faz marketing no Instagram é dar atenção apenas ao feed e esquecer do Stories.

Pode até não parecer, mas os perfis que atualizam seus Stories todos os dias têm muito mais engajamento, visto que o dinamismo desses conteúdos promove uma interação maior, além de colaborar com a proximidade da marca com a audiência.

Afinal de contas, uma empresa de refeições coletivas, por exemplo, pode usar o Stories para mostrar o processo de preparação dos alimentos, o dia a dia do trabalho, além de oferecer informações rápidas.

Por isso, não se esqueça: produza conteúdos para o seu Stories com o mesmo empenho que as publicações para o feed.

Também é importante usar os recursos interativos do Stories, como fazer enquetes, perguntar ao público, clicar em alguma coisa na tela, entre outros.

Inclusive, muitas pesquisas feitas diretamente no Stories ajudam a coletar dados relevantes a respeito do público-alvo, para direcionar melhor os conteúdos.

Ah, também não deixe de salvar alguns conteúdos importantes nos “Destaques”!

6 – Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma funcionalidade relativamente nova no aplicativo, que permite marcar o preço dos produtos diretamente nas publicações, redirecionando o usuário para uma página de compra da mercadoria.

Por exemplo, é possível marcar o código e o preço de um creme para clarear o rosto. Assim, quando um seguidor ficar interessado, ele só precisa clicar na marcação e pronto! Já pode finalizar a compra, sem precisar sair do aplicativo.

Além de ajudar no engajamento, o Instagram Shopping reduz a jornada de compra do cliente, colaborando para aumentar o número de leads e as chances de venda.

Para usar a funcionalidade, é preciso criar um catálogo de produtos na sua página do Facebook e fazer a integração com o Instagram.

7 – Faça sorteios ou concursos

Os famosos sorteios no Instagram são muito eficientes para aumentar o engajamento. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar algo de graça, não é mesmo?

Você pode sortear algum produto da sua loja, como uma sacola de tecido personalizada e colocar algumas regras para participar: curtir a foto, marcar amigos nos comentários, compartilhar a publicação nos Stories, entre outras ações.

Dessa forma, a sua empresa consegue aumentar o engajamento, bem como o número de seguidores, tornando a marca muito mais reconhecida na internet.

8 – Faça lives

Depois da crise da Covid-19, o mundo virou uma grande live. Até porque, as transmissões ao vivo surgiram como uma das soluções possíveis para promover shows, apresentações e dinâmicas online, evitando aglomeração (e o risco de contágio).

Como consequência, o formato das lives ganhou muita notoriedade no Instagram, sendo uma forma das empresas conversarem diretamente com seus seguidores.

Por esse motivo, é interessante pensar em propostas de transmissões ao vivo, como por exemplo, fazer um tutorial para ensinar a usar um produto, responder questionamentos do público, mostrar uma novidade, etc.

Além disso, o Instagram permite salvar as lives em formato de IGTV. Ou seja, você já tem aí um ótimo conteúdo para compartilhar no feed.

9 – Use o Reels

O Reels é outro recurso novo do Instagram, que permite a produção de vídeos curtos, com grande potencialidade viral. 

Isso porque a maioria dos conteúdos publicados no Reels tem uma pegada mais cômica, sendo possível atrair um público diferenciado e fazer com que o Instagram da sua empresa se torne conhecido.

Conclusão

Gostou das dicas para aumentar o engajamento no Instagram da sua empresa? Apesar de não ter uma “receita de bolo” para o marketing nas redes sociais, com a produção de conteúdo de qualidade é possível sim alcançar o reconhecimento da sua marca.

Dessa forma, você vai conquistar muito mais engajamento e, consequentemente, vai conseguir aumentar suas chances de vendas!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Clara.M
Clara.M
3 anos atrás

Gostei muito suas dicas. E para criar conteudo o Canva é otimo.
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