PPC ou SEO, qual te leva o melhor tráfego?
Nós adoramos abordar em nosso blog os mais diversos assuntos sobre marketing digital e principalmente falar sobre as dúvidas ao redor deste tema. Uma delas é em torno de qual caminho seguir para conquistar mais visitas ou clientes. Afinal, devemos investir em PPC ou SEO e qual te leva o melhor tráfego?
É comum que quem vá investir em marketing digital fique com estas interrogações, como se é o melhor é dividir entre os dois ou colocar um deles como prioridade para gerar tráfego ao site. Pode parecer algo simples de ser respondido, mas nem tanto.
Os primeiros passos a serem seguidos devem ser a definição de metas de objetivos, além dos orçamentos e recursos a serem disponibilizados. Vale lembrar que sempre é importante entender o setor que o negócio está inserido e como os negócios similares estão destinando suas estratégias de marketing.
Pode parecer que este é algo simples de ser definido, mas esse debate entre Custo por Clique (PPC) ou estratégia orgânica (SEO) é bem antigo.
Saber quais as suas vantagens e desvantagens, além de como eles podem funcionar integrados visando crescimento para o seu negócio é fundamental.
Este artigo é para quem tem essas e outras dúvidas, além de ajudar a definir se uma dessas táticas pode ajudar o seu negócio.
Usando o SEO para conseguir tráfego
Nós já abordamos muito sobre SEO (Search Engine Optimization) em nosso blog e como ele pode ajudar a gerar resultados orgânicos na página de resultados em sites de busca. Para conseguir um aumento de visibilidade pelo SEO, o ideal é entender como ele serve para otimizar o site.
As estratégias para conseguir melhorar os resultados passam por SEO On-page, Link Building, Marketing de Conteúdo e User Experience, dentre outros. Mas isso não é tão fácil quanto parece.
O SEO utiliza-se dos algoritmo dos buscadores para melhor rankeamento, os quais são atualizados constantemente, como é o caso do Google. O mais importante para SEO é buscar ter o melhor posicionamento na web para uma consulta de pesquisa. O resultado disso é um número maior de tráfego e alta qualidade, pois atende bem a intenção de busca do usuário.
As vantagens do SEO
- Melhor custo-benefício em relação a visibilidade do seu site;
- Cliques orgânicos = tráfego gratuito;
- Resultados mais duradouros e estáveis;
- Permite a criação de conteúdo de acordo com as palavras-chave para cada estágio do funil de vendas;
- Resultados orgânicos atraem mais de 10 vezes cliques do que resultados pagos.
As desvantagens do SEO
- SEO demanda mais tempo;
- Ideal contratar profissionais ou agência para construir a melhor estratégia;
- Necessidade de investir tempo para fazer o conteúdo e sua manutenção;
- Não há garantia de que consiga superar os textos dos clientes.
Usando o PPC para conseguir tráfego
Diferentemente do anterior, o PPC (pay-per-click) é a publicidade paga nos mecanismos de pesquisa, normalmente no Google Ads ou Bing Ads. Ele é feito visando tráfego, com cada clique custando um determinado valor.
Aqui a estratégia é diferente, feita visando a criação dos melhores anúncios possíveis, levando em conta valores, textos e até mesmo imagens, para que seu conteúdo ou produtos aparecem para seu público-alvo. Se alguém clicar, você paga.
Dentre os possíveis tipos de anúncios, podemos destacar os anúncios de pesquisa (os anúncios de texto no topo das ferramentas de pesquisa), os anúncios de compras (os anúncios de produto ao lado dos resultados principais), os de YouTube, mídia display, anúncios do Gmail e remarketing.
Isso tudo requer um grande investimento em tempo e dinheiro, além de contratação de pessoal especializado.
As vantagens do PPC
- Resultados mais rápidos em relação ao SEO;
- Os anúncios de PPC são a primeira coisa que o usuário vê, antes do orgânico nos mecanismos de busca;
- Requer uma equipe menor de especialistas em relação ao SEO;
- Anúncios personalizados de acordo com o público-alvo.
- Mais prático de conduzir testes divididos e testes A/B com o Google Ads.
As desvantagens do PPC
- Como já abordamos, ele não é gratuito e você para todos os cliques nos anúncios para o site. Eles podem ser baixos ou até custar US$ 10 por clique;
- Quanto mais você investir, mais resultados terá em termos de número de cliques e conversões;
- Os valores podem aumentar conforme novos concorrentes comecem a anunciar;
- É necessário ter um investimento inicial mais alto para começar;
- O ideal é ter alguém especializado e isso demanda custos;
- Assim que seus anúncios forem interrompidos, seu tráfego também será.
Então, como eu devo fazer depois de entender as vantagens e desvantagens de cada um?
PPC ou SEO, qual gera o melhor tráfego?
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens sobre cada um, vamos ao que interessa: qual dos dois é a melhor estratégia para gerar tráfego no seu site ou e-commerce?
O que podemos responder de antemão é que depende da situação, mas que podemos indicar que o ideal é se desenvolver uma estratégia aliando os dois. A grande maioria dos negócios não faz a escolha por um ou outro, utilizando os dois para conquistar o sucesso nas pesquisas.
Nem sempre a escolha entre SEO ou PPC é fácil, visto que cada uma das opções pode complementar a outra quando utilizada da forma adequada.
Como integrar as o PPC e SEO?
1 – Retargeting
Se um usuário acessou uma página específica ou adicionou um produto ao carrinho de compras e depois abandonou o site, você pode usar o retargeting para ajudar o processo de compra. Ou seja, você pode captar usuários organicamente e depois fazer anúncios de remarketing utilizando o pixel do Facebook, por exemplo, para que ele volte a visitar seu site e ver seus produtos.
2 – Otimize o SEO com os dados do PPC
Sua atividade de PPC pode gerar informação e ideias que podem auxiliar sua estratégia de SEO. Como PPC fornece dados dados e descobertas de conversões, títulos de anúncios, mensagens e chamadas para ação (CTAs) para priorizar sua estratégia de SEO.
3 – Uso do Shopping para segmentar compradores
Se o seu negócio é e-commerce, faça anúncios do Shopping. Isso mesmo que tenha um tráfego orgânico forte, com uma ótima campanha de SEO.
Você deve usar anúncios de compras além do SEO para garantir que está maximizando sua visibilidade nas ferramentas de busca, também abordando todas as opções sobre como seus clientes querem descobrir um novo fornecedor de produtos ou serviços.
4 – Encontre as palavras-chave certas
Para ambas estratégias, SEO ou PPC, é muito importante você encontrar as melhoras palavras-chave. Uma forma interessante de trabalhar é usar palavras-chave de cauda longa, com melhor detalhamento da intenção do usuário e têm menor concorrência, tanto organicamente quanto para anúncios.
Conclusão
A realidade é que, em vez de se preocupar com PPC ou SEO, você deve investir em uma estratégia que integre ambos para conquistar um espaço maior nas ferramentas de busca como o Google. Quer saber mais? Entre em contato conosco que podemos te ajudar.