Como o retargeting pode beneficiar seu negócio?

Como o retargeting pode beneficiar seu negócio?

O retargeting é uma das ferramentas bastante eficazes do marketing digital. Trata-se de uma funcionalidade do Google que marca e identifica os usuários que já passaram pelo site da empresa anteriormente.

Por meio dele, o buscador exibe seus anúncios com mais frequência quando as pessoas visualizam seu site, em canais que aceitam essas campanhas na rede de display.

Quem trabalha com marketing digital ou está investindo em suas estratégias para o negócio, precisa entender o conceito de retargeting para fazer valer suas ações de links patrocinados.

Essa prática traz resultados tão benéficos que passou a fazer parte do planejamento de ações online, principalmente das plataformas e-commerce.

Ademais, essa funcionalidade se baseia em interesses disponíveis no separador de público-alvo e permite que o anunciante alcance os visitantes, exibindo os anúncios corretos para as pessoas certas.

Muitas vezes, quando acessamos um site ou clicamos em um anúncio e não compramos determinado produto ou serviço, ao acessarmos outra página, como as redes sociais, visualizamos uma campanha relacionada a eles.

Essa simples ação pode fazer com que o visitante retorne para comprar a solução. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é retargeting, mostrar suas vantagens e como ele beneficia os negócios. Acompanhe!

Entendendo o conceito de retargeting

Retargeting, também conhecido como remarketing, é uma função do Google que marca o visitante que acessou o seu site, por meio de cookies que ficam gravados no computador do usuário.

Eles ajudam a intensificar a exibição dos anúncios, toda vez que essa pessoa visita outros sites e blogs que aceitam a exposição do display.

As redes de pesquisas são páginas de respostas para buscas feitas no Google e em sites parceiros e, por outro lado, a rede de display reúne sites e blogs, além das redes sociais, que permitem a exibição de anúncios, por meio do Google Ads.

Quando uma loja de computador usado utiliza o retargeting, expõe os usuários a determinado anúncio, de maneira frequente, por conta de seu interesse no produto.

Esse interesse é percebido quando a pessoa visita um site ou página, sendo uma excelente estratégia de vendas e marketing.

Logo, trabalhar com essa estratégia é essencial porque ela afeta de maneira positiva a taxa de conversão. Geralmente, as organizações também utilizam para aumentar o conhecimento de marca, com isso, melhoram o seu branding.

O que mais vemos em lojas virtuais é o abandono de carrinho ocasionado pela indecisão na hora da compra. Quando isso acontece, o resultado do e-commerce é prejudicado.

Em contrapartida, ao trabalhar o retargeting, o anúncio do produto ou serviço será visto, o que auxilia no aumento das taxas de conversão.

Por dentro das vantagens do retargeting

Agora que você já sabe o que é essa estratégia e como ela funciona, neste tópico, vamos mostrar os benefícios de adotá-la.

Qualquer empresa, como um fabricante de balão personalizado, que utilize o retargeting pode obter inúmeras vantagens. Dentre elas:

Como o retargeting pode beneficiar seu negócio?

1 – Mais foco nas campanhas Ads

Pelo fato de utilizar uma plataforma de anúncios, você terá acesso a todos os sites que permitem esse formato a páginas de mecanismos de busca que também aceitam.

Com isso, você foca em suas campanhas para torná-las mais eficientes e assim impactar o seu público-alvo.

2 – A marca ganha visibilidade

Uma vez que a companhia cria anúncios compatíveis com os interesses dos usuários, ela terá mais chances de convertê-los.

Ou seja, sua empresa vai aparecer constantemente para o consumidor e quando precisar fazer uma compra, ele irá se lembrar da sua marca.

3 – Público-alvo mais segmentado

Essa estratégia permite identificar exatamente em qual estágio de compra os usuários se encontram. Por exemplo, se ele abandonou o carrinho no momento de finalizar o pagamento, você pode usar estratégias mais adequadas para ele.

Por outro lado, também pode investir em práticas mais eficientes para aquelas pessoas que apenas acessaram alguns produtos em sua loja virtual.

É assim que um fabricante de agenda personalizada com nome apresenta um produto que realmente seja do interesse de determinado usuário.

Consequentemente, fica mais fácil fazê-lo se interessar pela sua empresa e pelas soluções que ela tem a oferecer.

4 – Melhora o ROI

Quando começamos a trabalhar com retargeting, é possível impactar os consumidores de maneira mais fácil e simplificada. Isso aumenta as conversões e, consequentemente, o ROI (Retorno sobre Investimento).

Quando uma empresa aumenta suas taxas de conversão obtém mais retornos financeiros. Além disso, é uma forma de identificar as estratégias que funcionam e quais precisam ser melhoradas.

O retargeting é uma estratégia que funciona e gera retorno de maneira muito superior aos anúncios genéricos.

5 – Maior frequência de exibição dos anúncios

Por meio dessa estratégia, seus anúncios serão exibidos com mais frequência para determinados usuários. Se algum deles já conhece a sua marca, as chances de vender para essa pessoa são muito maiores.

6 – Flexibiliza o orçamento

O retargeting é uma ferramenta que permite total controle sobre as suas campanhas online. Com isso, um nutricionista esportivo aplica seus investimentos de maneira mais eficiente.

Isso acontece porque ele sabe exatamente o caminho que precisa seguir para investir menos e conseguir resultados ainda melhores.

7 – Aumento das taxas de conversão

Aumentar as taxas de conversão é a principal função do retargeting. Isso acontece porque ele se utiliza de campanhas específicas para os usuários, o que facilita os impactos.

Além disso, as campanhas passam a fazer mais sentido para os consumidores, e uma vez que eles visualizam produtos e serviços que são do seu interesse, as taxas de conversão naturalmente aumentam.

Essas são algumas das vantagens de investir nessa estratégia, que também é muito benéfica para os negócios, e é exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Como o retargeting pode beneficiar o seu negócio

Certamente o retargeting traz muitos benefícios para as empresas, independentemente de seu tamanho ou setor. Um consultório de serviços odontológicos, por exemplo, tem como benefícios:

Como o retargeting pode beneficiar seu negócio?
  • Otimização das tarefas;
  • Monitoramento eficiente;
  • Acompanhamento do funil;
  • Melhores resultados.

Ao trabalhar com a distribuição de campanhas online de maneira segmentada, o gestor pode se concentrar em otimizar outros processos da organização.

Enquanto melhora outras atividades do negócio, também pode acompanhar os resultados do retargeting. Isso pode ser ainda melhor se você contar com uma equipe especializada que cuide exclusivamente dessa estratégia.

Esses profissionais se encarregam de todo o planejamento, execução e monitoramento de maneira mais eficiente.

Uma empresa de locação de espaço comercial vai montar essa estratégia de acordo com os diferentes estágios que o consumidor encontra durante a jornada de compra.

Essa jornada é dividida em 3 etapas, que são consciência, consideração e compra. Ao final desse processo, a organização também pode trabalhar com estratégias de fidelização.

Cada um desses tópicos demandam um acompanhamento diferente, para que assim a companhia possa obter bons resultados.

Nem sempre esse trabalho é fácil de ser administrado pelo gestor, tendo em vista que ele é responsável por outros processos dentro da organização.

Para os empreendedores, principalmente aqueles que atuam sozinho no negócio, cuidar das estratégias de marketing e remarketing pode ser ainda mais difícil.

Podemos usar como exemplo duas fabricantes de caixa de bolo surpresa, em que uma conta com uma equipe profissional para as suas estratégias, e a outra, faz esse trabalho por conta própria.

Aquela que contrata um profissional ou uma agência vai obter bons resultados e otimizar os seus investimentos. Por outro lado, quando essas práticas ficam a cargo da empresa, nem sempre os resultados são satisfatórios.

Assim sendo, é essencial que você conte com o respaldo de um profissional especialista em estratégias de marketing para que ele possa definir de que forma deve ser elaborado o retargeting do seu negócio.

É muito melhor investir em um trabalho profissional do que se aventurar pelas estratégias sem saber ao certo qual caminho seguir.

Quando o assunto é marketing digital, existem inúmeras possibilidades de trabalho. Mesmo que elas pareçam simples e eficientes por si só, você pode perder investimentos por não ser um especialista no assunto.

Por outro lado, fazer como uma empresa de entregas rápidas e otimizar seus investimentos por meio de profissionais qualificados, você aumenta suas taxas de conversão e conquista lucros maiores para o seu negócio.

Conclusão

Nem sempre uma pessoa que abandonou o carrinho em sua loja virtual ou que visualizou suas páginas e não comprou nada é uma venda perdida. Caso fosse, estratégias como o retargeting não existiriam.

As empresas precisam aproveitar todas as oportunidades de venda, e uma pessoa que entra no seu site ou clica em um anúncio, claramente se mostra interessada em suas soluções.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa importante ferramenta de marketing digital e todas as vantagens que ela pode trazer para a sua empresa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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