Você já ouviu falar em Growth Hacking?

Todo empresário busca fazer com que sua empresa cresça e tenha uma presença massiva online. Diversas estratégias de marketing digital podem ser usadas para buscar bons resultados e a cada dia novidades aparecem no mercado. Uma delas é a que vamos abordar hoje: você já ouviu falar em Growth Hacking?

Este termo estranho de ser lido e até mesmo de ser falado é uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio. Em primeiro lugar, isso envolve práticas melhores, construídas a partir de hipóteses e experimentos. 

Esta tática tem sido cada vez mais difundida em empresas, sejam elas de tecnologia ou não. E, com o passar do tempo, muitos negócios quiseram aplicar estes conceitos, mas sem conhecer muito bem e como fazer isso de fato. 

Por isso resolvemos fazer este artigo. Para acabar de uma vez por todas com todas suas dúvidas sobre este tema, mostrando como você pode usá-lo em suas estratégias digitais. 

Afinal, o que é growth hacking?

Growth trabalha o crescimento do seu negócio, com base em construção empírica de melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos. Mas se engana quem pensa que é apenas isso e que seja uma tarefa fácil.

Na prática, isso é uma metodologia que trabalha com os seguintes pilares:

  • Colocar esforços no principal problema do negócio e táticas para alavancar isso;
  • Pensar em melhorias e priorizar as melhores ideias;
  • Estruturar a forma mais simples de aplicar essa ideia;
  • Testar e garantir seu sucesso e insucesso;
  • Usar o aprendizado disso para outros testes.

Tudo isso pode parecer só mais uma metodologia, mas pode ser muito mais se formos analisar a lógica da sua usabilidade. Não é nada novo ou complicado tendo como base essa estruturação de raciocínio. No entanto, a dificuldade está em outro lugar: na execução e disciplina.

Este termo foi pensado por Sean Ellis (ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeIn e fundador do Qualaroo e do GrowthHackers), em 2010. 

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Na ocasião, Ellis analisou empresas que apresentavam um crescimento acelerado e percebeu pontos em comum entre elas, os quais podemos estruturar:

  • Fugir do marketing tradicional: inovação na divulgação da marca, produto e serviço;
  • Times dedicados para o growth com pessoas de diversas áreas e tipos de pensamento;
  • Otimizam tudo em análise de dados, as informações tinham de ser confirmadas ou não. 

Assim, as empresas conseguiam ter um crescimento sustentável.

Por que fazer Growth Hacking?

Se você busca crescimento, o Growth Hacking pode ser a solução. Mas, para isso acontecer, o processo deve ser feito com diversas skills, que passam pela aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de usuários. A maioria, erroneamente, foca somente no primeiro pilar. Fuja disso.

Por isso, estabelecer uma métrica define o crescimento para sua empresa. Assim sendo, coloca o foco em ações que realmente têm importância. 

Em suma: a métrica principal não pode ser vender mais ou ter mais lucro. Ela deve ser algo voltado para usuários ativos ou até mesmo leads qualificados, dependendo do seu modelo de negócio.

Para alcançar os resultados, os experimentos devem ser o motor dessa operação. Somente com eles que vamos descobrir o que de fato funciona e o que não funciona. Testes de Otimização ou Testes (A/B) ajudam a otimizar algo já existente de uma forma mais rápida de fazer. 

Building Visibility in a Global Marketing Team

Assim, existem três razões pelas quais implementar um processo é essencial para aplicar o Growth Hacking:

  • A soma de pequenos crescimentos faz um crescimento maior: a soma de melhorias faz um crescimento ser exponencial. 
  • Vários experimentos ao mesmo tempo: experimentos em paralelo ajudam você obter todas as análises necessárias. Vale destacar que a maioria dos experimentos ocorrem falhas. Por isso é importante otimizar o tempo. 
  • Aprendizado e ideias otimizadas: mesmo quando um experimento não traz resultados positivos, é possível aprender com ele e pensar em novas formas de melhoria.

Você pode estar pensando: “nossa, quanta burocracia”. Sim, é um processo bem burocratizado, mas no final tudo vai valer a pena. 

Quando começar a implantar esta tática?

Se você ficou interessado, saiba que é necessário muito planejamento, como já deve ter percebido. Etapas estas podem ser o marketing de conteúdo e o SEO. Acima de tudo, eles são fundamentais para o crescimento da maioria das empresas.

Ter um conteúdo como estratégia de marketing pode fornecer um fluxo constante de tráfego, usuários e receita. Assim sendo, esse crescimento se torna sustentável e ajuda encontrar o caminho em outras práticas. 

marketing digital

Essa estratégia vem sendo utilizada pela maioria das empresas de sucesso. A junção de conteúdo e SEO é algo que traz lucro, além de permitir na construção de um canal de crescimento eficaz e próprio. É uma maneira de construir audiência sem ter que pagar por cada ação.

Vale ressaltar que o crescimento é gradual e não será algo com milhões de acessos diários. Ele vai fazer com que você consiga tráfego novo, usuários, vendas ou receita. E tudo isso vai ser feito com teste, interação, visando acelerar esse crescimento.

Em conclusão, estruturar o Growth Hacking não é fácil e é preciso expertise para todas as etapas do processo, com testes, erros e acertos. A Você Digital Propaganda é especialista em marketing de conteúdo e em toda a estratégia que sua empresa precisa para alcançar ótimos resultados. Clique no botão abaixo para saber mais.

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