Flywheel Marketing: conheça essa nova metodologia do Inbound Marketing

Flywheel Marketing

O conceito de Flywheel Marketing vêm sendo estudado e implementado em estratégias de várias empresas, conseguindo possibilitar importantes resultados relacionados à fidelização e promoção de vendas, em um processo ainda melhor que o funil de vendas.

A ideia do Flywheel (ou volante de rotação) é justamente focar na fidelização do usuário, possibilitando experiências que fisgam o consumidor não somente para uma única compra, mas para que se interessem sempre em produtos e serviços que a marca oferece.

Por isso, ao invés de mostrar uma sequência de vendas representada pelo funil, essa técnica apresenta uma forma circular, para fortalecer um ciclo de compras que não terá fim, entre empresa e consumidor.

Essa representação de círculo significa também uma forma que a empresa consegue transformar as oportunidades de vendas em situações contínuas.

A estratégia se mostra como uma ótima escolha em interagir com o cliente, manter um relacionamento baseado na confiança e na satisfação, reter essa pessoa para que ela continue interessada em outros serviços e fazer com que ela divulgue a marca.

Em empresas que precisam estar constantemente voltadas em manter as vendas em altos padrões para estabilizar pagamentos e focar em investimentos mensais, essa é uma das melhores soluções. É o caso, por exemplo, de um colégio infantil particular.

O serviço educacional oferecido precisa se manter sempre interessante e focado em atender às demandas de pais e alunos, criando cada vez mais uma aproximação, para que não hajam constantes desistências e construções de imagens negativas.

Esse também é um caso a ser pensado em negócios que oferecem serviços pontuais, mas que necessitam da ajuda de clientes satisfeitos para repassar boas indicações para familiares e amigos, como no caso de empresas que fornecem serviço de reforma predial.

As diferenças entre Flywheel e o funil de vendas

A criação do marketing Flywheel teve como principal objetivo superar os resultados trazidos com o funil de vendas, que se dedica a atrair o cliente de múltiplas formas, passando pelo topo, meio e fundo do funil, até chegar em um resultado satisfatório para a empresa.

O funil, apesar de trabalhar para criar um mercado, alimentando informações que auxiliem o consumidor a primeiro entender o serviço e depois contatar a empresa, sua prática se torna, com o tempo, cada vez mais trabalhosa e um tanto cansativa.

Por exemplo, uma empresa que vende esteira para academia pode ter caído em um movimento monótono de produção de conteúdos, e com o tempo, passou a afastar o interesse de clientes, ao invés de manter um relacionamento com eles.

Ainda que efetivo, o funil de vendas não traz estratégias úteis para trabalhar a construção de um relacionamento próximo, muito menos focado em garantir altas experiências para o cliente, seja em plataformas de venda ou na entrega do produto ao consumidor.

A sustentabilidade em trabalhar as relações baseadas em surpreender o cliente e trazê-lo para mais perto da empresa nunca foi uma prática altamente importante, embora os últimos avanços tecnológicos tenham trazido cada vez mais oportunidades disso acontecer.

Nesse mar de diferenças, um ponto interessante é a tendência de incentivo relacional para coleta de informações relevantes, que logo são transformadas em ações transparentes e indutivas ao consumidor.

Por exemplo, uma empresa de higienização interna automotiva pode começar a investir em brindes ou “mimos”, os conhecidos presentes de alto padrão para pessoas que comprarem seus serviços, mesmo que nesse caso seja algo pontual.

Aos poucos, essa prática pode se popularizar nas redes, virar uma campanha da própria empresa, fortalecer novas relações e se transformar em uma particularidade da empresa

Essas mudanças vem melhorando ainda mais o que se entende por Inbound Marketing. Algumas delas são as seguintes:

1 – Cativar clientes conquistados

Nas estratégias de Inbound Marketing, era notável que a parte final, onde a empresa concretizava seu trabalho com exatidão, era no momento em que o produto era comprado ou o serviço era contratado. A partir dali, da concretização da conversão, nada era feito.

Atualmente, se tornou mais do que necessário continuar agradando e entendendo o que de fato cativa os clientes que já foram atendidos.

Por exemplo, uma nova empresa de buffet de churrasco a domicílio passa a atender  clientes, e em seguida, solicitar a opinião de quem já consumiu o produto para lançar novos serviços, oferecendo então degustações e ideias de novos pratos.

Hoje o que mais os clientes posicionam nas redes sociais são agrados de marcas que eles consomem. Isso passa a induzir um comportamento de repetição. Em uma outra oportunidade, aquele cliente escolherá contar com a empresa novamente.

2 – Retenções proativas de clientes

Seguindo em uma ideia de que a roda nunca para de girar, e que a fidelização deve ser a ideia principal, empresas que utilizam esse novo tipo de marketing trabalham incansavelmente na busca por clientes de qualidade.

É possível que, seguindo essa estratégia, empresários tenham que exigir de suas equipes o dobro de empenho e responsabilidade, mas ao atingirem esses objetivos eles conseguirão de forma orgânica novos clientes, tornando o processo algo compensatório.

A proatividade na hora de pensar em estratégias de retenção é o que há de diferente nesse processo. É importante reduzir qualquer tipo de conflito, discussão ou não importância para o que os consumidores estão querendo falar.

Em uma empresa de locação de espaço comercial, por exemplo, uma técnica a ser adotada é a importância que a vida digital joga sob a imagem da empresa. Essa ideia pode passar a responder cada vez mais dúvidas e nunca deixar clientes sem auxílio.

3 – Cada etapa oferece suporte à outra

Para conquistar resultados satisfatórios, as empresas devem entender que a atração e o engajamento de leads precisam sempre estar alinhados à forças incríveis que a comunicação pode proporcionar, como uma maior dedicação nos conteúdos.

A experiência do consumidor deve ser sempre repassada para outros, em campanhas, vídeos institucionais, anúncios e outras formas de divulgação do trabalho de uma empresa, o que leva a atração pelo serviço até mesmo para quem não era visto como público ideal. 

Opte por sempre implementar estratégias que visem corrigir falhas e insatisfações antes mesmo que elas aconteçam, justamente para que a roda da fidelização perfeita nunca pare.

Uma ideia interessante é a implementação de sistemas em plataformas digitais que facilitem as conversas entre clientes e empresas, como no caso de bots voltados à retirada de dúvidas, criação de programas de fidelidade, rankeamento no Google e etc.

Quais os resultados vistos com essa prática?

Confira algumas possibilidades para você descobrir se as práticas de Flywheel estão sendo satisfatórias na sua empresa. 

Se possível, compare-as com outras estratégias utilizadas, assim, você pode fazer uma análise melhor para o que serve para seu negócio. Para começar, note quatro principais características:

  • Atração;
  • Envolvimento;
  • Encantamento;
  • Feedbacks.

Digamos que você tenha um negócio voltado para a venda de móveis e produtos para consertos de bikes. Como tem sido a atração pelos clientes para com seus produtos e serviços depois da produção destinada à experiência do usuário?

Durante suas campanhas de atração, suas métricas direcionaram para resultados mais específicos? Se isso aconteceu, é possível que seus clientes passaram a possibilitar com que sua marca agrega se cada vez mais valor. Isso é algo essencial para sua empresa.

Como está o envolvimento desses clientes com seus produtos e serviços? Eles estão mais focados em compartilhar opiniões e interagir nas redes sociais? Eles têm direcionado pessoas conhecidas para conhecer seu negócio e consumir seus produtos?

marketing digital

Isso pode acontecer, por exemplo, no lançamento de produtos específicos, como por exemplo, uma máquina que facilita o trabalho de um mecânico de bike

Como está o encantamento das pessoas pela sua marca? Uma boa maneira de qualificar essa questão é utilizar pesquisas ou criar páginas  em que clientes possam dar opiniões e falar sobre a satisfação e realização com seus produtos.

Por exemplo, você pode realizar uma reunião com pais e responsáveis por bebês em um berçário particular. A partir dessa conversa e troca de ideias, faça um relatório e entenda se os resultados são os mesmos da popularidade e a estabilidade financeira do local.

Isso direciona para uma outra característica de análise de resultados, que é o feedback. Além de ser uma proposta interessante para saber como está sua empresa, também é uma maneira de escutar o que os clientes querem ouvir, podendo implementar suas propostas.

Conte sempre com ajuda de profissionais

Depois de conhecer um pouco mais sobre essa nova estratégia e os possíveis resultados do marketing Flywheel, que tal implementar novas práticas auxiliado com um profissional da área?

É possível que ele compreenda melhor essas mudanças, e saiba direcionar algumas ações específicas para botar em prática uma ideia de mais experiência e menos distanciamento com o cliente. Comece já a pensar em como sua empresa pode fazer a roda girar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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