Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para 2022

Entramos na reta final de 2021 e você ainda não investe em marketing digital?

Já passou da hora de mudar isto. 

A chegada de um novo ano pede novas metas, novas execuções e principalmente novos resultados.

Para concretizar esses anseios relacionadas ao seu negócio, nós te convidamos a refletir sobre como as mídias foram significativas na era da transformação da mídia offline para a online e, consequentemente, como o marketing digital foi capaz de mudar a experiência dos clientes, alavancando o engajamento e alterando o modo do consumidor enxergar cada marca.

Entre os meses de maio e junho, mais de 8.200 profissionais de marketing foram entrevistados em 37 países pela Salesforce – empresa americana de software on demand, mais conhecida por ter produzido o CRM chamado Sales Cloud.

O objetivo era coletar dados para compor o relatório Global State of Marketing, publicado no dia 11 de outubro.

A pesquisa, divulgada pelo portal Exame, registrou os seguintes dados:

  • Mais de 80% afirmou que a pandemia da Covid-19 mudou a maneira de as marcas alcançarem o público e impactou suas estratégias de engajamento digital;
  • Os profissionais de marketing continuam otimistas no que diz respeito ao futuro de seus empregos e ao impacto que a área pode causar dentro das organizações;
  • O engajamento do cliente já é orientado por dados, afirmou 78% dos entrevistados;
  • 83% acredita que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.

Quem acredita que o marketing está perdendo sua força, está muito enganado.

Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para 2022

As pessoas estão cada vez mais conectadas. A Meta chegou e o multiverso já é a tendência para o futuro. A maneira como nos relacionamos com a tecnologia está abrindo caminhos para novas estratégias e se você não acompanhar, seu negócio logo se tornará obsoleto.

Com a ascensão da tecnologia, os consumidores online tendem a buscar informações ou comparar valores na internet antes de adquirirem um produto ou contratar serviços.

Esse processo que envolve desde a pesquisa, a interação com a marca e até o fechamento da compra é chamado de jornada do cliente – modelo estratégico do funil de vendas, que indica o primeiro contato com a marca até a concretização da venda.

Falar sobre marketing digital é mais complexo do que você possa imaginar.

Ele envolve os desenvolvimentos de estratégias que trabalhem indiretamente na consciência, interesse, decisão e ação de cada pessoa.

Tudo isso abrange a área de SEO, Blog, Mídias Sociais, Mídias Online, Landing Pages, Infoprodutos, Call to Action, Automação de E-mails, Alertas de Vendas, Webinars, Nutrição de leads, Feedbacks, entre outras.

Apesar de todas as áreas citadas acima terem suas funções e particularidades, elas não seguem uma regra e vivem se reinventando.

O marketing digital exige a criação de estratégias, acompanhamento de tendências, adaptações de ações e engajamento dos consumidores.

Para o próximo ano, isso não será diferente. Com base nas entrevistas feitas pela Salesforce, foram notadas algumas tendências e insights para 2022.

Conheça algumas abaixo:

A experiência do consumidor ainda é primordial

Conhecidas como estratégias omnichannel, elas foram citadas nos últimos anos e seguem com força total em 2022.

Isso acontece porque o consumidor se comporta de um jeito mais exigente.

Ele sabe que as empresas hoje contam com diversas opções de atendimento e preza, pela excelência em qualquer solicitação.

Quando falamos sobre o omnichannel, nos referimos aos canais disponibilizados pelas empresas para atender os clientes.

Em resumo, as estratégias de omnichannel oferecem a liberdade do consumidor escolher como e em qual canal ele poderá ser atendido.

Para exemplificar essa situação, em uma empresa que oferece esse modelo, o cliente inicia a sua jornada no site da empresa, pesquisa pelo produto nas redes sociais, baixa o aplicativo para realizar a compra e recebe o produto em sua casa. Além disso, se o consumidor não estiver satisfeito, poderá ir até uma loja física ou resolver a situação pelo WhatsApp.

Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para 2022

Percebeu como a jornada do cliente é feita em diversos meios?

O objetivo é sempre o mesmo: oferecer um atendimento com excelência, independente do modo como o cliente chegou a sua loja e fez uma compra.

Esse tipo de estratégia gera credibilidade à marca, atende com humanização e exclusividade, amplia a satisfação dos clientes e traz agilidade ao fluxo de trabalho.

A ascensão dos vídeos

O aumento dos conteúdos em vídeo já ganhou até um artigo dedicado a eles. Veja abaixo:

Neste ano, a ascensão das dancinhas do TikTok, adaptações para o Reels, transmissões pela Twitch e até as lives ao vivo no YouTube se intensificaram.

Um motivo plausível para isso foi em função da pandemia. Os eventos culturais, shows, debates ou palestras, que antes eram feitos de modo presencial, foram adaptados e passaram para o modo remoto.

Agora com as pessoas mais conectadas e com novas estratégias em vídeo, é esperado que eles continuem sendo os queridinhos na área do marketing, sendo usados para landing pages, e-mail marketing.

Afinal, o vídeo é uma maneira de criar vínculos entre o cliente e consumidor.

Entretanto, a dica é: sempre lembrar que o vídeo precisa se adaptar à linguagem de cada plataforma.

Como cada uma possui um tipo específico de conteúdo, não basta ter uma conta na plataforma, é preciso planejar e organizar o que será postado.

O modo de comprar mudou

E-commerce é o futuro das compras online!

Também conhecido como uma loja virtual, ele fica disponível aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias no ano.

Por ser algo rápido e virtual, de fácil acesso e não precisar de atendimento humano imediato, as lojas virtuais não possuem horário de funcionamento, trazendo assim maior comodidade aos clientes.

Dentro de um e-commerce você pode ter uma infinidade de produtos.

Diferentemente da loja física que depende do espaço da área de venda, as lojas virtuais possibilitam diversos produtos, tudo dependendo do segmento de negócio da sua loja.

O domínio das redes sociais

A estratégia de contratar influencers com milhões de seguidores para promover produtos e serviços de uma marca não é novidade, inclusive, já é usada há muito tempo.

Essa influência ocorre porque os seguidores dos influenciadores digitais admiram o estilo de vida e o conteúdo que a pessoa compartilha e se envolvem com os produtos e os serviços.

Com isso, surgiu uma estratégia diferenciada com marketing de microinfluenciadores.

O momento agora é contratar os influenciadores que possuem menos seguidores, mas que são fiéis e dedicados, que realmente engajam com o conteúdo divulgado.  

Assim, o foco é conquistar um público mais segmentado, permitindo que as marcas encontrem com facilidade a marca engajada.

Como investir em marketing digital para o próximo ano?

Nós já te apresentamos as principais tendências para o marketing digital no próximo ano.

Agora você deve estar se perguntando:

Qual é o próximo passo para começar o investimento em marketing?

E a gente te responde:

O próximo passo é entender como os seus conteúdos estão sendo trabalhados.

Você precisa de um profissional especialista, que analise as dificuldades da sua empresa e quais os pontos poderão ser trabalhados para que a sua empresa se diferencie dos concorrentes.

Quando você contrata um time de especialistas, você delega funções para quem entende e deixa que a sua marca atue de forma amadora.

Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para 2022

A Você Digital Propaganda é uma agência de marketing que está em forte crescimento na região de Jundiaí. Em quase quatro anos de existência, a agência passou de três para mais de 60 clientes e parceiros satisfeitos.

Temos o objetivo de se tornar parte da sua empresa, criando uma conexão tanto nos negócios quanto na vida e nos orgulhamos de sermos únicos ao fazer isso.

Sabemos que o nosso trabalho duro faz a diferença no sucesso dos nossos parceiros, proporcionando um retorno do seu investimento.

Trabalhe com quem entende. Invista em grandes resultados para o próximo ano! ❤

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