SEO – Aprenda 11 táticas que ninguém te ensina

aprenda 11 táticas de SEO

Você sabe o que é SEO?

O que não falta nos dias de hoje são especialistas em marketing digital que te oferecem conteúdos milagrosos que prometem transformar seu site em uma “super máquina de vendas” ou então fique em primeiro lugar no ranqueamento das pesquisas do Google de uma maneira simples e rápida.

O que mais essas informações fazem é deixar o leitor confuso em quem acreditar, pois quase sempre são técnicas conflitantes e os resultados não aparecem.

SEO significa, em português, otimização para motores de busca. Quando utilizada adequadamente, essa prática potencializa e melhora o posicionamento de um site nas buscas orgânicas, principalmente aquelas realizadas no Google.

As empresas que querem se destacar e escalarem suas vendas podem seguir por 2 caminhos (o ideal é trilhar esses 2 juntos):

• Colocar em práticas as ações de SEO corretamente

• Fazer anúncios no Google Ads

Para ajudar nesse sentido, listamos 11 táticas sobre SEO que vivenciamos na prática no dia a dia da Você Digital!

Boa leitura!

Você vai ler nesse conteúdo:

SEO – 11 táticas que ninguém te ensina

1.            O mais importante: A escolha das palavras chaves

2.            Qualidade de links é muito melhor que quantidade

3.            Não basta ter a keyword no domínio para ranquear no Google

4.            Uma vez no topo, você pode perder o “reinado” rapidamente

5.            Campanhas de links patrocinados não ajudam nos resultados orgânicos

6.            Nem sempre um conteúdo extenso significa melhores resultados

7.            Publicar conteúdo duplicado não é vantajoso

8.            Fique atento com as atualizações de algoritmo do Google

9.            A velocidade de carregamento da página influencia MUITO no SEO

10.          O conteúdo pode ser espetacular, porem só por isso ele não será ranqueado

11.          Fez o dever de casa? Chegou a hora de indexar a URL no google

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1 – O mais importante: A escolha das palavras chaves

Escolher uma palavra-chave adequada é importante, mas o que você faz com ela é que irá diferenciar o seu conteúdo e, consequentemente, a sua empresa nos mecanismos de busca. Ela precisa estar disposta em locais estratégicos, que são:

•             Título do post;

•             Primeiro parágrafo;

•             Alguns subtítulos (preferencialmente o primeiro);

•             Conclusão.

É preciso cuidar, ainda, com o seu uso excessivo, pois o Google pode imaginar que você está utilizando a técnica Black Hat chamada Keyword Stuffing e, com isso, penalizar sua página.

2 – Qualidade de links é muito melhor que quantidade

Acrescentar links internos e externos de qualidade e que agreguem valor ao conteúdo é muito melhor do que encher o seu conteúdo de links que enviem para artigos aleatórios. Links de dados duvidosos ou que tragam assuntos irrelevantes podem fazer com que o Google considere que você está fazendo spam.

Logo, para não ser penalizado, é essencial pesquisar a autoridade do domínio e da página antes de acrescentá-lo no seu site ou blog.

A mesma lógica se aplica quando outras páginas adicionam links direcionando para o seu site. Uma loja virtual de roupas que recebe muitos links de blogs de culinária, por exemplo, não deve ser vista positivamente.

Se os mecanismos de busca não identificarem relação entre os temas, podem entender a ação como uma tentativa de enganar o algoritmo – punindo as duas partes.

3 – Não basta ter a keyword no domínio para ranquear no Google

Antigamente, o Google dava muita relevância às palavras-chave dispostas no domínio.

Porém, as coisas mudaram e, hoje, conteúdo de qualidade e usabilidade da página são considerados mais relevantes para melhorar o ranqueamento de um site.

4 – Uma vez no topo, você pode perder o “reinado” rapidamente

Parabéns! Você escalou o Everest e chegou no topo. Seguiu as técnicas de SEO corretamente e conquistou as primeiras posições do Google em uma das suas palavras-chaves. Muito bom mesmo, mas não comemore achando que o trabalho terminou por aí.

O seu concorrente pode criar um post ainda mais incrível e tomar o seu lugar. Principalmente se o seu conteúdo se tornar defasado.

Portanto, não caia em mais uma dessas mentiras do SEO.

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5 – Campanhas de links patrocinados não ajudam nos resultados orgânicos

Por mais que os anúncios no Google Ads façam com que o seu site apareça no topo das pesquisas, isso não influencia no campo das buscas orgânicas. Os dois formatos utilizam critérios distintos, sendo que, no caso do patrocinado, o método de classificação é o valor pago por determinada palavra-chave.

Logo, a recomendação é trabalhar as duas estratégias simultaneamente, pois elas se complementam!

6 – Nem sempre um conteúdo extenso significa melhores resultados

Um conteúdo é importante para o ranqueamento mas, de nada adianta produzir artigos de 1000 ou 2000 palavras se ele for raso, falar mais do mesmo e, portanto, não for realmente de qualidade. Isso significa que, em alguns casos, um post de 500 palavras pode ser mais eficiente.

Logo, não caia em mais uma das mentiras sobre SEO e, principalmente, na tentação de “encher linguiça” para criar um conteúdo extenso por achar que é mais relevante.

7 – Publicar conteúdo duplicado não é vantajoso

Você está fazendo uma pesquisa no Google e de repente repara que, às vezes, aparece uma mensagem dizendo que alguns resultados foram omitidos? Como o exemplo abaixo:

SEO

Geralmente, o motivo para essa omissão é que os conteúdos são duplicados ou muito parecidos. Logo, não importa se o material é bem escrito. A republicação de um artigo não é considerada uma boa ideia, pois provavelmente vai zerar o tráfego orgânico.

Crie seu próprio conteúdo com sua linguagem própria!! Isso vai te trazer resultados muito mais satisfatórios.

8 – Fique atento com as atualizações de algoritmo e políticas de SEO do Google

As empresas que estão antenadas e desejam adotar as estratégias de SEO corretamente precisam estar sempre atualizadas sobre os algoritmos do Google (eles mudam constantemente).

A técnica utilizada hoje pode não ser mais relevante amanhã e, consequentemente, seu site pode ficar para trás sem você entender o motivo.

9 – A velocidade de carregamento da página influencia MUITO no SEO

Em 2010, o Google anunciou que o tempo de carregamento passou a ser fator de ranqueamento.

Já em 2018, ele voltou ao assunto, porém para alertar que a partir de então a velocidade de carregamento nos dispositivos móveis também começaria a afetar nos posicionamentos orgânicos.

Não bastasse isso, 83% dos usuários mobile esperam que um site carregue em 3 segundos ou menos. Ou seja: se ele for muito pesado, você também estará oferecendo uma experiência ruim aos usuários, o que irá reduzir suas conversões.

10 – Se o conteúdo é excelente, ele será bem ranqueado

Um texto útil, bem escrito e relevante pode oferecer diversos benefícios para uma página, mas ele não fará o trabalho de ranqueamento sozinho. Afinal, o seu concorrente pode estar escrevendo conteúdos tão bons quanto os seus.

Como então se diferenciar? Lembre-se de juntar as principais estratégias de SEO:

•             Adicione as palavras-chave no título, no primeiro parágrafo, em subtítulos e na conclusão;

•             Escolha links internos e externos de qualidade e que agreguem valor ao conteúdo;

•             Otimize suas imagens;

•             Cuide da usabilidade da página e velocidade de carregamento;

•             Tenha um design responsivo.

11 – Indexe seu site de forma rápida

Existem alguns métodos de indexação manual, mas de forma rápida, através de ferramentas do Google:

  • Google Search Console: Se você tem um site com um painel verificado no Google Search Console, você consegue indexar através desse painel. Acesse sua conta do console, clique em inspeção de URL, adicione a URL que deseja que seja indexada e depois clique em “solicitar indexação”.
google search console
ferramentas de dados estruturados - seo
  • Google Translate: Outra forma simples de indexar seu site é através do tradutor do Google. Abra o link “https://translate.google.com/”, do lado esquerdo digite a URL que será indexada e clique em traduzir. Os robôs irão ler seu site para efetuar a tradução e dentro de poucas horas seu site será indexado.
translate
  • Google Transparency Report: Através do site de teste de malwares e phishing do Google também é possível indexar URL’s. Adicione sua URL e clique em “verificar status” e seu site será indexado dentro de algumas horas.
transparency report - seo

Não caia nas mentiras sobre SEO!

O problema dos mitos de SEO é que muitos deles acabam se difundindo e, desta forma, prejudicando o trabalho de muitas empresas que desejam ver seu site bem ranqueado.

Por isso, antes de acreditar cegamente no que dizem, pesquise sobre o assunto em sites que sejam referência no assunto. No blog da Você Digital, você encontra diversos artigos especializados e que abordam sobre as melhores técnicas para você colocar em prática o SEO hoje mesmo.

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