O que é Love Brand e como se tornar uma?

Love Brand

O sonho de todo empreendedor é que sua marca se torne famosa, que esteja na boca do consumidor sendo bem falada e amada por todos. Esse é o conceito de uma Love Brand. Mas o que significa este termo e como se tornar uma, mesmo sendo um pequeno ou médio empreendedor?

Uma Love Brand, também conhecida ou falada como lovemark, é aquela marca que está entre a mais querida pelos seus consumidores e encabeçam as buscas ou compras de seu segmento no mercado. 

Este conceito pode ser aplicado tanto em grandes, como em pequenas ou médias empresas. Qualquer empreendedor ou gerente de marca pode começar a implementar alguns pontos para que seu negócio conquiste admiradores e, porque não, fãs. 

Tudo isso pode estar ligado a ações simples, para que desperte a identificação do consumidor com sua empresa por meio dos valores (não os monetários) transmitidos. Este é o grande diferencial de uma Love Brand.

Se você busca atingir este estado de Love Brand, se tornando uma marca sólida, consolidada e admirada por todos, continue a leitura deste artigo especial preparado pela equipe da Você Digital Propaganda, a agência especialista em marketing digital em São Paulo. 

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Entendendo o conceito de Love Brand

Se tornar uma Love Brand é o sonho de muitos empresários. Como dissemos acima, se posicionar no mercado como uma Love Brand representa que sua marca é a referência no mercado, sendo consolidada em tal posição, servindo de exemplo e sendo amada pelo público.

Atingir esse estágio de excelência é um processo que exige muita dedicação e foco, principalmente em aperfeiçoar o relacionamento com o seu público-alvo, usando estratégias de marketing. 

A própria gigante da computação IBM diz que este processo de se tornar uma Love Brand precisa que a marca seja onipresente, seja sustentável e tenha agilidade nos seus processos.

Com a conexão do público cada vez maior com as redes sociais, por exemplo, a tendência é que os consumidores busquem se identificar com as empresas que se alinhem com seus valores, que por muitas vezes envolvem, também, causas sociais. 

Estes dados foram fornecidos por meio de uma pesquisa realizada pela própria empresa. De acordo com a IBM, 40% dos consumidores buscam produtos e serviços alinhados aos seus valores, além de 57% estarem dispostos a mudar seus hábitos de compra para ajudar a reduzir o impacto ecológico negativo.

Isso vai muito mais além, outros fatores também ajudam a construir uma Love Brand, como diz o estudo do Journal of Product and Brand Management, que destaca que o amor por uma marca deve integrar os seguintes pontos:

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Trabalhando com as emoções do consumidor

As Love Brand são especialistas nesses cinco pontos citados acima. Elas proporcionam uma experiência de compra ainda maior aos seus consumidores e se destacam pelo marketing de conteúdo, muitas vezes algo que não seja comercial, por exemplo. 

É uma estratégia muito parecida com o que era utilizado no passado, pois há muito tempo que as empresas e o mercado publicitário sabem da importância que o emocional tem na tomada de decisão de compra do cliente

As emoções positivas transmitidas pelas marcas ajudam a aumentar a difusão do produto e do conteúdo, possibilitando mais alcance e engajamento por parte da clientela. 

Mas de que forma podemos provocar esse sentimento de admiração e paixão que só uma Love Brand consegue? Qual o diferencial que estas empresas gigantes e especialistas neste tema possuem? Confira as nossas dicas. 

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Como se tornar uma Love Brand sendo pequeno ou médio empreendedor?

Já deu para notar que para se tornar uma Love Brand é preciso de muito trabalho e foco. No entanto, algumas dicas podem ajudar neste processo de melhora de imagem da empresa perante ao público. 

Relacionamento

Este é o diferencial de uma Love Brand: ser mais próxima do seu cliente, mais humana e transparente em seus atos. No entanto, é preciso que o cliente seja recíproco, com uma comunicação mútua e verdadeira. 

Ser uma empresa mais aberta ao público, mais humanizada e que oferece um atendimento diferenciado neste caso pode parecer muito trabalhoso. Mas, com a ajuda de uma equipe de marketing digital, principalmente com a figura de um Social Media trabalhando o branding da empresa, o caminho pode ser menos tortuoso. 

Produzir conteúdo, nutrir a base, comentar respostas, indicar conteúdo e estar próximo do cliente é fundamental neste caso e colocar o marketing de conteúdo neste processo faz parte de toda a estratégia da marca. Mas, lembre-se: esse relacionamento precisa acontecer em todos os setores da empresa.

Ser única, diferente e adaptável às necessidades

Pensar no posicionamento da marca nas redes sociais é muito mais do que criar um post apenas. É preciso entender que cada uma das redes sociais ou plataformas de contato tem sua especificidade e forma de interação.

O seu conteúdo deve ser diferente no Instagram, no Linkedin, no Twitter e no Youtube, visto que cada uma delas precisa de um formato diferente de publicação e possui públicos variados. 

Produzir conteúdo específico, voltado a cada uma das plataformas, ajuda a introduzir a marca nos mais diferentes lugares, aumentando a empatia e identificação do público com a sua companhia.

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Entender a si próprio como empresa: pontos fracos e fortes

Saber onde estão os pontos positivos e os que precisam de melhoria ajuda a entender onde precisam ser feitas mudanças e onde os esforços podem ser intensificados, caso estejam dando certo. 

Neste caso, métricas como taxas de cliques e engajamento, até mesmo analisando o conteúdo que vem sendo produzido e como as postagens estão sendo respondidas, pode ajudar a entender como o público está pensando sobre sua marca. 

Formulários de pesquisa de opinião e E-mail Marketing pedindo a avaliação também são boas formas de alimentar sua equipe com feedbacks. É bom entender: tudo pode ser melhorado e estratégias podem ser mudadas para atingir melhores objetivos. 

A experiência conta muito

Para construir uma Love Brand é preciso muito Marketing de Experiência e pensar além do tradicional faz parte disso. Isso vai desde a embalagem do produto, como na entrega e na experiência de compra dentro de uma loja, por exemplo. 

A busca é sempre transformar a experiência de compra em um grande acontecimento. Um bom exercício para gerar novas ideias é a Jornada do Usuário, que faz parte do Design Thinking.

Conexão faz parte da Love Brand

Fazer parcerias também faz parte deste processo e apostar em digital influencers pode ajudar na sua estratégia. É o famoso publipost, sucesso em diversas plataformas de redes sociais, como no TikTok e Instagram. 

Além disso, trabalhar com este tipo de estratégia ajuda a aproximar sua marca da base de fãs dos próprios influenciadores.

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Os benefícios em se tornar uma Love Brand

Como dissemos acima, uma Love Brand foca em transmitir valor e não somente o preço de seus produtos. Para isso, trabalhar o conteúdo no seu marketing é fundamental. 

Fornecedor conteúdos ricos ajuda a atrair mais leads quentes, que buscam mais do que o preço: eles buscam entender mais sobre o produto e mais do que a marca pode oferecer de diferencial, tornando-a única e diferente das demais. 

Este conceito trabalha o valor agregado da marca, que junta preço do produto + o que a marca oferece + experiência de compra diferenciada. 

Ao se tornar uma Love Brand, você vai se tornar um destaque no mercado, perante à concorrência, conseguindo uma maior fidelização da clientela. 

Esse ponto já ajuda a ter mais receitas recorrentes, visto que os compradores já não vão procurar mais a concorrência, considerando apenas a sua opção na hora final de fechar o negócio. 

Todo esse benefício de uma Love Brand pode se resumir à base de fãs. E é como um fã de um artista ou torcedor de time de futebol: quem ama algo, é mais engajado, defende e divulga a marca para seus conhecidos. E o melhor, gratuitamente. 

Até porque a publicidade espontânea é uma ótima forma de crescimento orgânico. Isso significa que quanto melhor for a imagem da sua empresa, maior será o tráfego e a receita.

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Conclusão

Seja uma grande marca ou para uma que esteja começando agora, quanto mais humanizá-la, melhor. 

Isso pode parecer bem simples e natural, mas muitos empreendedores se sentem acuados ou com vergonha de aparecer ou mostrar o que a empresa é e pode representar. 

Esse processo pode parecer muito complicado, mas com a ajuda de uma equipe de marketing digital qualificada tudo acaba sendo mais fácil.

Para isso, entre em contato com a melhor agência de marketing digital de São Paulo, a Você Digital Propaganda, para que sua marca se torne uma Love Brand. 

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