Testes A/B: o que é e como aplicá-lo

Testes A/B

Os testes A/B são importantes para que as estratégias de marketing de uma empresa deem certo. São experimentos que ajudam a definir quais ações geram mais resultados, auxiliando na conversão e em outros objetivos.

O marketing digital oferece às marcas a possibilidade de analisar suas estratégias e medir os resultados. Assim, elas podem melhorar ou eliminar o que não dá certo e investir em práticas que alcancem seus objetivos.

Uma maneira de fazer isso é por meio dos testes A/B. Então, a empresa escolhe duas estratégias, mudam apenas uma variável e comparam os resultados obtidos.

Por meio deles, as marcas deixam de trabalhar com suposições e passam a investir naquilo que realmente funciona com a sua persona.

Eles podem ser aplicados em diferentes finalidades, como no site da organização, em estratégias de e-mail marketing dentre outras.

Mais do que acertar na medida e usar as ações mais eficientes, esses testes também ajudam a economizar os recursos, investindo apenas naquilo que realmente compensa em marketing digital.

Neste artigo, vamos explicar o que são os testes A/B, o que pode ser testado e quais são suas vantagens e resultados. Confira.

Testes A/B

O que são testes A/B

Os testes A/B analisam diferentes variáveis em marketing digital para saber qual delas é mais eficaz. Por exemplo, uma gráfica que imprima folhetos restaurante pode testar dois formatos de landing page.

Também pode testar qual botão de CTA usar, nesse caso, a marca escolhe duas cores e determina qual delas deu mais resultado em um período de tempo.

É com isso que as suposições são eliminadas e as empresas conseguem investir em estratégias que tragam bons resultados.

Portanto, seu funcionamento consiste em escolher duas opções de uma mesma ação, com o objetivo de saber qual delas é mais eficiente.

Agora que você já sabe o que são os testes A/B, como funciona e seu objetivo, no próximo tópico, vamos mostrar o que pode ser testado com eles. Acompanhe.

Os que os testes A/B podem testar

Esses testes podem ser aplicados em landing pages, chamadas para ação (CTA) e estratégias de e-mail.

Portanto, uma marca gráfica poderia saber se um e-mail, que tenha a imagem de um cartão de visita colorido conseguiria mais cliques do que outro que não tenha.

É normal querer testar diferentes variáveis de uma mesma ação, no entanto, nem todas são relevantes. Sendo assim, a marca deve estabelecer alguns critérios na hora de escolher o que será testado.

Isso porque algumas não vão contribuir para aumentar as conversões ou a taxa de cliques, dessa forma, é necessário conhecer quais de fato podem otimizar suas estratégias de marketing digital.

Se você quer, por exemplo, testar sua landing page, mude alguns aspectos simples dela, como o tipo de oferta. 

Leve em conta os assuntos e formatos que mais atraem a sua persona. Mas, outros fatores podem ser testados, como:

  • Título;
  • Elementos visuais;
  • Intertítulos;
  • Informações sobre o produto.

Uma gráfica que elabore banner informativo também pode testar, assim como outras empresas, o CTA, campos do formulário, imagens usadas, URL e a disposição dos elementos ao longo da landing page.

Agora, se você precisa testar as estratégias de e-mail marketing, pode começar avaliando diferentes formatos. Por exemplo, verifique se os contatos interagem mais com mensagens que contenham apenas um link ou com uma newsletter.

Também é possível testar as imagens usadas, o assunto da mensagem, a posição do CTA e até o horário de envio.

WhatsApp Business como funciona

Com relação à chamada para ação, a empresa pode avaliar a sua posição, visto que isso pode aumentar ou diminuir as conversões. Outros elementos que devem ser levados em conta são as cores, tamanho, texto e elementos gráficos.

Para que os testes A/B tragam resultados ainda mais confiáveis, recomenda-se o uso de algumas ferramentas, como o Google Analytics e o Google Optimize.

Estas são ferramentas gratuitas, mas também existem as ferramentas pagas, que são um pouco mais completas.

Para aplicar os testes A/B, além de escolher uma ferramenta, é necessário seguir um passo a passo, que envolve os seguintes procedimentos:

Garantir significância estatística

Antes de testar qualquer variável, você precisa determinar as pessoas que vão dar significância estatística ao teste.

Por exemplo, uma fabricante de rótulo alimentar deve saber para quantas pessoas precisa enviar um e-mail, para que o teste tenha significância estatística ou quantas pessoas precisam visitar a landing page.

Para descobrir essa quantidade, a empresa pode usar uma calculadora de significância, e obter o parâmetro necessário.

Criar variações

O próximo passo é criar variações que mostrem resultados, ou seja, aquelas que serão testadas. Mas, lembre-se que cada estratégia poderá ter apenas uma variante, ou seja, você só consegue testar duas landing pages, por exemplo.

Além disso, somente um elemento deve ser mudado. Se você quer saber qual a melhor cor do CTA, mude apenas as cores, sem alterar formato, tamanho, texto ou outros detalhes.

Entender a implementação

O tempo de implementação depende da ferramenta usada para fazer os testes. Além disso, as variáveis são divididas igualmente.

Por exemplo, se você está testando landing page e 100 pessoas visitaram o seu site, 50 viram um tipo de página e 50 viram outro tipo. É assim que uma fabricante de mini hambúrguer artesanal saberá qual versão deu mais resultados.

Os softwares de testes A/B estão mais desenvolvidos, e eles mesmos apontam qual opção deu mais resultado, de acordo com a métrica escolhida.

Medir os resultados

Por fim, chegou o momento de medir os resultados, e para fazer isso, é necessário ter paciência e esperar o tempo necessário. Isso porque ele pode demorar horas ou dias para ser concluído.

No caso das estratégias de e-mail, por exemplo, o teste pode durar um dia inteiro, pois as pessoas não vão abrir o conteúdo assim que recebê-lo ou vão demorar horas até que o visualizem.

O CTA pode levar dias, principalmente, quando o site recebe poucas visitas. A mesma coisa acontece com as landing page, afinal, não podemos controlar o tráfego.

Determine apenas uma métrica para escolher a melhor estratégia. Por exemplo, se você está testando a posição do CTA, uma métrica que pode ser usada é a taxa de cliques.

Testes A/B

Vantagens e resultados dos testes A/B

Conquistar um objetivo é o que toda empresa quer, como no caso de um restaurante de cardápio marmita fit congelada. Então, é necessário investir em ações que ajudem a alcançar o que se pretende, como no caso do teste A/B.

Quando ele é realizado, as campanhas são alinhadas ao público-alvo da marca, sem fazer nenhum esforço e obtendo os melhores resultados.

Também não é necessário que você tenha habilidade com os testes A/B, porque eles são simples e fáceis de serem implementados. Em uma sala de reunião pequena, você chama a sua equipe e analisa o que funcionou ou não.

Feito isso, basta modificar algo simples de alguma ação e determinar se essa mudança trouxe resultados ou não.  

As ferramentas também são simples, não sendo necessário conhecê-las a fundo, para só então fazer as alterações necessárias. 

Então, um pequeno negócio de bolo para festa escolar pode apenas determinar duas versões de uma estratégia, e dividir o tráfego disponível entre elas.

Por exemplo, se você quer saber quais cor a sua landing page deve ter, basta criar duas opções, e determinar na ferramenta o quanto de tráfego cada uma deve receber, com base na quantidade que seu site costuma ter.

Essas ferramentas te ajudam a escolher cor de link, preço, design de vídeo, texto, funções de detecção de idioma, downloads e qualquer outra informação que você julgar importante.

Os testes A/B são muito vantajosos, e suas vantagens se refletem diretamente nos resultados da organização.

marketing digital

É por meio deles que uma empresa consegue aumentar o número de conversões usando o melhor CTA ou aumentar sua rede de contatos com uma landing page que realmente funcione.

Além disso, é a melhor forma de economizar recursos com estratégias que não dão resultado, e investir naquilo que realmente leve a marca aonde ela quer chegar.

Conclusão

O marketing digital é a maior forma de divulgação de marcas, produtos e serviços atualmente, mas ele só vai funcionar bem se for devidamente analisado e se algumas de suas estratégias forem testadas.

Neste artigo, você conheceu os testes A/B e descobriu de que maneira eles podem ser aplicados e para quais finalidades. Eles não devem ser deixados de lado se o seu objetivo é otimizar as suas ações em marketing digital.

Com as informações que demos aqui, temos certeza de que você vai testar melhor suas práticas de e-mail, landing page e CTA e alcançar todos os seus objetivos.  Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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