Comercial: como vender marketing digital?

Comercial como vender mkt digital - capa
Bruno Santos é um dos responsáveis pela área Comercial na VCD

Se você já ouviu o ditado popular “casa de ferreiro, espeto de pau”, para dizer que alguém tem habilidade em algo, mas não utiliza a seu favor, saiba que isto é inaceitável no marketing digital. O assunto da vez é explorar sobre um dos setores mais importantes em uma agência, que é o comercial.

Prestar uma consultoria e organizar as etapas de venda é uma missão desafiadora. Neste artigo, você vai conhecer as funções do profissional da área, como ele é importante para uma empresa e verificar também o segredo e a estratégia para vender marketing.

De forma geral, podemos adiantar que as etapas de vendas são:

  1. Prospecção
  2. Qualificação
  3. Proposta
  4. Negociação
  5. Fechamento

Para conhecer as características de cada etapa, siga a leitura!

O que é a área comercial?

A meta do comercial é alavancar os resultados da empresa e do cliente
A meta do comercial é alavancar os resultados da empresa e do cliente

O departamento comercial é o responsável por se relacionar diretamente com o cliente e vender os serviços da empresa em que trabalha.

Mais do que vender, o colaborador deve atuar prospectando leads, avaliando os clientes e atendendo as demandas diárias, com todo suporte necessário que o consumidor precisa.

Podemos definir que a relação entre eles funciona como uma ponte entre cliente e empresa.

O comercial na Você Digital Propaganda

Para ter sucesso nas vendas, o segredo é encontrar o equilíbrio entre pessoas, processos e ferramentas.

Na Você Digital Propaganda, quem tem essa habilidade é Bruno Santos. Natural de São Paulo, Bruno se formou em direito em 2014 e foi parar no marketing digital há quase um ano.

“Acredito que a gente tem que buscar a melhor maneira de se viver. Com a pandemia, senti a necessidade de sair de São Paulo para vir morar em Jundiaí, mais próximo da minha família”, comentou Bruno.

A nova mudança de vida e de carreira foi positiva. Aos 33 anos, ele acredita que se destaca no trabalho que exerce e diz que seu diferencial está em assessorar e prestar uma consultoria aos clientes.

“Costumo falar que presto consultorias para os pequenos e grandes negócios. Eu explico o que é marketing, analiso a marca do cliente e busco estratégias no marketing para ajudar a aumentar as vendas do negócio dele.”

Extrovertido e transparente é como Bruno se define. Ele complementa ainda que a profissão de advogado o ajudou em sua nova carreira, principalmente se tratando das interações com as pessoas, já que estava acostumado a participar de reuniões e ter o domínio de se expressar e defender seu ponto de vista.

Assim como já conhecemos sobre as áreas de Social Media, Atendimento e Marketing de Influência, o Comercial também se relaciona com todos os setores dentro de uma agência.

Ter organização, habilidades de comunicação e vendas faz parte das suas atribuições. No entanto, isso não basta. É necessário coordenador todos recursos para alcançar o sucesso neste mercado disputado.

É essencial que ele entenda a demanda, faça um diagnóstico e identifique a melhor oferta para oferecer ao cliente.

Durante o contato com o consumidor, é primordial que o profissional conquiste a confiança do cliente e o faça embarcar na ideia proposta.

E isso só pode ser feito por meio dos processos ou etapas de vendas.

Conhecendo os processos do comercial

O processo de vendas contempla todas as etapas que o profissional do comercial utiliza para fazer com que uma simples pessoa curiosa se converta em um lead quente e consequentemente, finalize a venda.

Conforme vimos no início deste artigo, são 5 etapas utilizadas para se vender marketing digital. Veja os detalhes de cada uma delas:

1 – Prospecção

Esta primeira etapa se refere à busca de leads qualificados para compor o catálogo que a agência oferece.

Muitos leads chegam diretamente até a equipe do comercial, por meio de formulários, ligações ou mensagens. Nesse momento, a missão do profissional é identificar se o lead é quente e buscar a conversão desses consumidores.

Já produzimos um artigo explicando o porquê do tempo não ser barato para gastar com leads frios. Clique aqui e confira!

2 – Qualificação

O contato pode ser feito por meio do e-mail, WhatsApp, telefone e até pessoalmente. A fase de qualificação inclui a coleta de informações úteis sobre o cliente para verificar sobre o que o cliente precisa. Entre as questões mais comuns para direcionar essa conversa, estão:

  • Qual a sua demanda? Qual o problema você está tentando resolver?
  • Sua empresa já investe em marketing digital?
  • Qual investimento atual em mídia paga?

Por meio dessa conversa, o profissional é capaz de direcionar e explicar os serviços que a agência oferece.

3 – Proposta

A etapa seguinte visa entender a demanda do lead quente e identificar quais serviços são capazes de suprir essa semana e trazer resultados. Ao invés de apenas enviar uma proposta, busque apresentá-la diretamente ao cliente.

Esse processo formaliza a parceria e garante mais credibilidade ao seu negócio.

4 – Negociação

Na etapa de negociação, é om momento de ambas as partes entrarem em um consenso para fechar negócio.

Depois do processo da proposta, é raro o cliente aceitar o contrato de forma imediata. Ele vai buscar novas alternativas para conseguir concessões ou descontos.

Lembre-se que, se ele está disposto a conversar, isso significa que está disposto a investir também. É um bom sinal!

5 – Fechamento

Fechamento é sempre a meta de todas as agências. Quem não gosta de um contrato assinado?

Por isso, depois de todas as negociações, a etapa seguinte é aquela para alinhar e definir a execução da proposta, os prazos e datas de entrega e sanar possíveis dúvidas que possam vir a surgir.

Casa de ferreiro, espeto de ferro!

Depois de todas as etapas definidas, ao invés de usar o conhecido ditado popular, mencionado no início do texto, foque em dizer que em casa de ferreiro, o espeto é de ferro.

Isso significa que você deve aplicar na agência o modelo de negócio que propõe aos seus clientes.

Ou seja, se você vender marketing digital e resultados, tenha a sua própria marca como referência.

Busque novidades, crie conteúdo, utilize as estratégias que vende.

Só bate sino quem fecha contrato!

via GIPHY

Um dos nossos diferenciais na VCD é comemorar cada contrato assinado. No momento em que fechamos o contrato, um sino é tocado para celebrar a demanda e mais uma conquista.

Se você ficou interessado em ver como isso funciona, acompanhe os bastidores do nosso dia pelo Instagram ou venha até a agência para tomar um cafézinho.

Clique no botão abaixo e fale com a equipe do comercial!

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