Design thinking: saiba como aplicar

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A promoção do bem-estar no mundo corporativo tem incentivado a aplicação do design thinking e dos seus benefícios dentro de empresas, de forma contínua.

Assim, fica mais fácil compreender as necessidades pessoais de cada indivíduo, redefinindo os problemas e colocando em prática a busca por soluções inventivas e que se preocupam em ir além do imediatismo.

A ideia principal é pensar como um desenhista, buscando uma função que possa ser aplicada na rotina de cada pessoa. Por isso, ultrapassa os limites da estética no mundo corporativo.

O design thinking dentro da jornada do consumidor é ideal para:

  • Pequenas empresas;
  • Lojas;
  • Empreendedores;
  • Grandes organizações.

Não é uma fórmula mágica, mas o emprego de técnicas pode ser aplicadas para o desenvolvimento e adaptação de determinadas habilidades que podem ser utilizadas com as ferramentas em mãos. 

A imersão do design thinking no cotidiano

Multiplicidade de ideias, extensão da criatividade além dos limites estipulados, pensar fora da caixinha – essa é a ideia principal do método conhecido como design thinking, que tomou forma após a tecnologia se infiltrar no mundo corporativo e a competitividade passou a ter como prioridade a inovação em todos os sentidos.

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A aplicação das ferramentas tecnológicas permite que a criatividade seja utilizada como uma vantagem em um mundo competitivo e moderno.

Dentro dessa realidade, um ponto que se destaca é o marketing digital desenvolvido por profissionais que vislumbram, continuamente, pela resolução de problemas de forma conjunta, apresentando possibilidades diversas e múltiplas. 

Dessa forma, a imersão inicia o levantamento de problemas, incluindo pessoas que podem ajudar de alguma maneira, apresentando todas as informações possíveis e observações que serão destacadas neste primeiro momento e podem ser úteis ao longo do tempo.

Ideação: separando o joio do trigo por meio da criatividade

A ideação é a primeira etapa aplicada no design thinking, reunindo todas as informações alcançadas, inclusive aquelas que poderiam ser utilizadas por meio da criatividade, mas se mostraram mais do mesmo. 

A ideia, como afirmado, é pensar além dos limites, extrapolar as ideias, e ainda assim, seguir os dados que podem apontar soluções, destacar as oportunidades e estabelecer os obstáculos que são enfrentados ao longo do tempo.

Uma campanha de publicidade pensada para um público específico pode garantir ideias que podem ser aproveitadas da melhor maneira possível, em atividades que podem ser colaborativas, e ao mesmo tempo, recreativas. 

A criatividade pode ser aplicada em posts dentro seguindo uma linha que trabalha as imagens da empresa, dos produtos e dos serviços propostos, investindo em Instagram Ads que demonstram uma linha de raciocínio criativa e liberal.

Prototipação: mão na massa com ideias na prática

A proposta seguinte está na prototipação, colocando em prática as ideias plausíveis e como elas funcionam além da idealização, mas em um modelo que pode funcionar de forma devida na prática. 

O trabalho em conjunto permite que as ideias sejam estabelecidas de uma forma que seja tomado um modelo de estratégia que possa ser promovida em uma escala maior. 

O mais próximo dessa prototipação dentro do design thinking precisa ser minimamente controlado.

Podendo assim, ser manipulado a qualquer momento, como anunciar no Google Ads e colocar em prática o SEO (Search Engine Optimization) do produto ou serviço trabalhado. 

Assim, é possível verificar a aceitação pública em um primeiro momento, até alcançar a próxima etapa, da validação em larga escala.

Implementação dos pilares do design thinking e seus benefícios

A implementação final segue o caminho da coletividade, em que uma campanha publicitária é apresentada para o grande público, mas que pode ser maleável, em conjunto com o público-alvo e na captação de novos leads

Sabendo como funciona o Facebook Ads e as possibilidades de interação, compartilhamento de ideias e alcance para milhões de pessoas.

Essa é uma forma de entender toda a abordagem da criatividade e resolução de problemas em larga escala.

Por fim, é importante ressaltar que o design thinking e seus benefícios trata da reunião pontual de metodologias que incentivam a criatividade, somado a estratégias que visam uma solução totalmente inovadora para os problemas corporativos. 

Para cada tratativa em que esse modelo é aplicado, é preciso somar esforços conjuntos, com tomadas de decisões e aprimoramento de circunstâncias que promovem até mesmo a expansão do conhecimento.

Além disso, para finalizar, toda a liberdade que o design thinking promove estipula que não há uma linearidade dentro de todo o processo de pensamento. 

As ordens podem ocorrer ao acaso, em paralelo, mas definitivamente, interativo, contando com a participação da empresa e do consumidor, por meio de um processo que preza pela inovação, mas ainda assim é completamente dinâmico e longe do pragmatismo.

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