Ações de marketing para Black Friday: turbine suas vendas em 2020

Ações de marketing para Black Friday

Uma das principais épocas para o varejo mundial está chegando, prometendo movimentar um mercado que ainda busca recuperação em tempos de pandemia. O mercado já prepara ações de marketing para Black Friday e isso promete turbinar as vendas neste ano de 2020. 

Esta é uma das principais datas para os e-commerces do Brasil. A festa do varejo que acontece no próximo dia 27 de novembro promete um faturamento parecido ao de 2019, quando chegou a movimentar R$ 3,2 bilhões, superando em 23% em comparação ao ano anterior

Como já estamos no mês de Black Friday, ainda dá tempo de se preparar e buscar uma parcela de todo esse montante a ser gasto pelas pessoas.

Esse post vai ajudar a você escolher as melhores estratégias e ações, com sugestões plausíveis para serem aplicadas ainda este ano e gerar expertise para os próximos. 

Siga a leitura e conheça ações de marketing para Black Friday que vão ajudar a você turbinar suas vendas. 

marketing digital

Planejamento é ideal em ações de marketing para Black Friday

Muita gente se pergunta se a Black Friday pode ser aplicada para qualquer negócio e se ela se adapta para a sua própria necessidade. Mesmo que sua empresa trabalhe em moldes B2C ou B2B, ou de qualquer tamanho, você pode adaptar as ações de marketing para Black Friday de acordo com seu modelo. 

Por isso, aproveitar esta data para fazer promoções específicas podem ativar contatos antigos de possíveis compradores e turbinar suas vendas, com negociações que estavam paradas no funil

Desta forma, muitos sites se preparam um ano todo praticamente para esta época de venda, deixando toda a estrutura pronta para suportar o fluxo de vendas elevado.

É importante, então, que você tenha um site estruturado e busque alternativas para que o mesmo não fique congestionado. A Você Digital Propaganda fornece um pacote especial para quem quer fazer um site ou e-commerce do zero

Ações de marketing para Black Friday

Evites erros durante esse processo

A Black Friday tem seu lado bom, mas também é alvo de muitas reclamações dos consumidores contra os lojistas, que inclusive apelidaram esta prática de Black Fraude. 

Plataformas como o Reclame Aqui surgem como aliadas dos consumidores. No ano passado, 4800 reclamações de propaganda enganosa foram registradas na plataforma, um aumento de 44% em relação ao ano anterior. Portanto, é bom buscar seu sincero e transparente com seu público. 

Isso também passa por buscar um site seguro, com certificações como o SSL, que ajudam o melhor ranqueamento nas plataformas de busca como o Google, além de passar maior segurança para o usuário.  Isso também vale para quem busca um lugar com SEO no Google Shopping.

Certificados como estes são responsáveis por validar o site e criptografar informações que o usuário envia ou recebe dele. Isso torna o visitante mais protegido.

Se você usa o navegador Google Chrome, poderá perceber que sites seguros possuem um cadeado no início da barra de endereços.

Se o seu site ainda não possui tal certificação, busque isso quanto antes. Suas ações de marketing de Black Friday direcionarão o cliente para seu site e uma página não segura afasta compradores em potencial. 

Estratégias e ações de marketing para Black Friday

Confira nossa lista especial com as principais ações para a Black Friday 2020:

Defina uma orçamento de ações de marketing para Black Friday

Quando você for planejar suas ações, busque priorizar as ações de marketing que pretende utilizar. É importante que esta verba esteja alinhada com suas expectativas e seja completamente destinada para a Black Friday. 

Sim, o investimento deve ser parte primordial, pois sem ele, todo o esforço em estrutura logística e estruturação de site pode não fazer sentido ao final do período de ofertas, se as mesmas não chegarem no seu público-alvo

A concorrência é muito grande neste período, assim sendo o ideal é buscar especialistas como a Você Digital Propaganda para ajudar a traçar as melhores estratégias de marketing digital

Com um plano traçado para mídias como Facebook Ads e Google Ads, suas vendas podem ser turbinadas. O interessante é investir em mais de um canal e utilizar estratégias diferentes para cada um deles, mas antes defina os objetivos e verifique se o seu público-alvo está presente neles.

Invista em formas de pagamento

Oferecendo facilidades como desconto progressivos, onde comprando um produto ganha uma porcentagem de desconto, mas comprando dois ou mais, o desconto é maior, pode ajudar e muito nas suas vendas. 

Além disso, conceda descontos para as pessoas que compraram na Black Friday e resolverem comprar em outro momento. Isso pode acontecer principalmente em outro momento importante de vendas, como o Natal, que acontece um mês depois, ou em anos seguintes como dia das Mães, dos Pais ou das Crianças. 

Ofertar o maior parcelamento sem juros possível também ajuda neste neste caso, assim como oferecer descontos maiores para quem comprar no boleto. Nesta hora, entender de contabilidade ajuda e muito. 

Ações de marketing para Black Friday

Entenda seu consumidor

É sempre importante atrair novos leads e nutrir os que já estavam perdidos na sua base com o remarketing para a Black Friday. Por isso, antes mesmo da data, avise seus clientes que a Black Friday estará chegando e que você vai participar da mesma.

Essa ação é de extrema importância, pois muitas pessoas aproveitam este dia para comprar produtos que já desejaram, mas estavam caros demais, o que pode levar a um esquecimento.

Portanto, planeje e envie campanhas segmentadas para os contatos da sua base que historicamente interagem mais ou menos com suas campanhas de e-mail. Utilize títulos diferentes e até mesmo uma comunicação visual adaptada diferenciada.

Trabalhe com as redes sociais

Se você tem bons preços, anuncie-os por meio de anúncios no Instagram e no Facebook, de forma diferenciada e diversificada. É importante fazer isso com antecedência. Aproveite que o custo por clique (CPC) é mais baixo antes da data da Black Friday.

Isso vale para criar ações convidando os clientes para a sua Black Friday, como em eventos, em material visual específico para a data.

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Estruture seu site para a Black Friday

Crie uma aba ou landing page específica para a Black Friday no seu site, que vai conter as suas ofertas para a data. Essa é uma boa forma de divulgação das suas campanhas de Black Friday.

Coloque opções de favoritar produtos e até dê descontos antecipados. Desta forma, os clientes conseguem entender que sua Black Friday é de verdade e não uma Black Fraude. 

Conclusão

A Black Friday está chegando e acreditamos que com essas dicas você pode dar o primeiro passo para ter sucesso nas vendas. Para saber como isso pode ser potencializado e melhorado, clique no botão abaixo e aumente ainda mais suas ações de marketing durante a Black Friday!

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