3 perguntas obrigatórias para o sucesso da sua empresa

A maior parte dos clientes que procuraram a Você Digital em 2019 tinha uma reclamação básica:

• Eu crio campanhas

• As campanhas recebem cliques

• As pessoas vão para o meu site

O questionamento que fazemos a todos é:

Quem disse que o problema está no marketing? E complementamos a perguntando dizendo: Será mesmo que esse processo está sendo realizado da maneira correta?

Se você acha mesmo que o problema da sua empresa não vender é única e exclusivamente o marketing, você pode estar errado! E ainda não necessariamente uma campanha que não vende foi uma campanha que não foi bem estruturada.

Vamos lá. Para sua empresa ter sucesso, sua empresa precisa de uma boa campanha e para uma campanha para funcionar bem precisa de pré-requisitos como:

• Uma boa estratégia de negócio

• Estrutura bem feita (branding e site ok)

• Um design exclusivo e inovador

• Conteúdo relevante

• CTAs funcionais e que convertam

• Testes A/B

• Período de aprendizagem e análise dos KPI´s

• Otimização de verba de marketing

Se todo esse passo a passo estiver bem feito ( e olha que isso é trabalhoso e requer otimizações periódicas) e ainda assim sua empresa não vender, o problema provavelmente não esteja no seu marketing.

E por quê?

Como a equipe da Você Digital, que “respira” marketing digital há anos de diversos segmentos e nichos de mercado sabe disso? Simples! Vemos se as campanhas estão gerando resultados. E esses resultados quase sempre não são vendas (exceto e-commerces). A função do marketing é entregar leads qualificados à equipe comercial, que por sua vez, deve efetuar a venda.

O que podemos falar com propriedade é que o marketing sozinho não faz milagres. É preciso um conjunto de elementos envolvidos num processo de trabalho para fazer dar certo. Nesse artigo vamos fazer 3 perguntas para que você possa analisar se o seu negócio está realmente no caminho do sucesso (ou do fracasso):

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1- O Que a sua empresa está vendendo, as pessoas querem realmente comprar?

Não adianta o empresário achar apenas que o produto dele é bom e ajuda o dia a dia das pessoas se elas não têm o interesse em adquirir tal produto. Realmente fica difícil “empurrar” algo goela abaixo de alguém que não queria comprar.

Nesse caso, entramos num processo de marketing, mais conhecido como funil de marketing, em que o cliente precisa percorrer um processo de despertar o interesse, nutrir esse possível cliente com informações relevantes sobre o produto e o cenário que envolve os benefícios que ele trará, para depois sim, efetuar uma venda.

Esse período de “nutrição” do seu público-alvo varia muito de acordo com cada tipo de negócio e é mais eficaz quando feito através de ferramentas e estratégias corretas de automação de marketing digital. Nesse caso, você não pode focar o seu marketing na venda direta, porque simplesmente não irá vender.

2 – Por que comprar da sua empresa? Por que o seu produto/serviço? Quais são os seus diferenciais?

E mais uma pergunta estratégica que você mesmo faz quando se coloca no lugar de consumidor: Por que eu deveria comprar da sua empresa se existem tantas outras no mercado que oferecem produtos/serviços iguais ou semelhantes?

Hoje em dia a realidade é que a concorrência entre as empresas está mais acirrada que tempos atrás e cada vez menos existe espaço para empreendedores amadores. O investimento em marketing deve ser constante, como falamos aqui na agência, tem que ter ritmo. Não adianta você desenvolver um site, fazer uma campanha de 3 meses no Google e achar que sua empresa vai decolar que não vai mesmo. Os trabalhos de uma agência que atua no marketing digital entregam resultados à médio/longo prazo, ainda mais quando o assunto é geração de leads através de marketing de conteúdo e otimização do SEO.

Além disso, o seu produto precisa possuir diferenciais listados preferencialmente no seu site e materiais de divulgação, não adianta você esperar o consumidor vir te perguntar no whatsapp pois você vai acabar perdendo vendas, isso é fato!

3 – Como estão os outros pilares que sustentam a sua empresa?

São eles:

Atendimento

• Habilidade no fechamento

• seu produto/serviço é bom?

• Como é realizada a entrega?

• Traz resultados?

• Tem pós-vendas?

• Tem pessoas para atender?

Esse conjunto pode (e deve) ser uma mega alavanca pro seu marketing obter sucesso, afinal, como falamos acima de nada adianta você possuir os melhores conteúdos, o melhor site, a melhor embalagem inclusive se o restante da sua estrutura empresarial não acompanhar essa excelência. E sabe por quê?

O marketing digital não sustenta quando o produto é ruim e quando a entrega não acontece. As pessoas não querem apenas comprar, elas querem ter uma experiência. Fixem esse conceito e lembrem-se novamente: não há mais espaço para amadores no mercado!

marketing digital

Conclusão:

O objetivo da criação desse artigo foi justamente gerar um questionamento a todos os empreendedores que em algum momento se perguntam o que está acontecendo de errado em seu negócio. Não existe uma receita perfeita para o bolo, isso é verdade. Se existisse todo mundo que se propusesse a criar algo se daria bem e todos seriam felizes.

A realidade é que o sucesso depende de um conjunto de ações que envolvem muito planejamento, investimento e trabalho em equipe. Se você chegou a essa conclusão junto com a gente e detectou que o seu marketing ainda não é feito da maneira correta, cuidado! Seu negócio pode estar com os dias contados se não ajustar rapidamente. Se você segue todos os passos e mesmo assim não vende, está na hora de revisar todos os outros pilares citados aqui nesse artigo e melhorar o seu processo.

A Você Digital Propaganda se dispõe a te ajudar no que for preciso em termos de marketing digital, desde consultoria até a execução de estratégias digitais complexas a fim de colocar a sua empresa na trajetória certa e obter o sucesso desejado.

Quer saber mais? Fale com nossa equipe de especialistas!

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