O Marketing Digital em tempos de crise

Vivemos um momento nunca imaginado na história. O cenário econômico atual se apresenta como um grande desafio para as empresas, mas será que investir em marketing digital em tempos de crise não pode ser uma saída?

Já estávamos vivendo uma mudança em como as empresas operam seus negócios devido à digitalização. Porém, com a pandemia mundial do Covid-19, esses processos foram bruscamente acelerados e muitos paradigmas estão se transformando, mostrando que a reinvenção que antes era opcional, agora necessária e também o quanto a marketing digital em tempos de crise é primordial para a sua empresa.

Independentemente do que o futuro nos reserva, o fato é que as empresas querem se manter no mercado, continuando a conquistar novos clientes e fechar negócios. 

Entendemos o quanto o choque inicial com a pandemia foi, e ainda está sendo, duríssimo. O mundo está migrando para um “novo normal”, e esta mudança, ainda que incerta quanto ao seu impacto e dimensão, nos traz uma nova convicção de que buscar uma forma diferente de fazer negócios e crescer é uma questão de sobrevivência para as empresas hoje.

Marketing Digital em tempos de crise

Fonte: Neilpatel.com

O mundo já estava migrando para o digital. Agora, ficar para trás não é mais uma opção. Invista no Marketing Digital em tempos de crise!

A empresas que não estão investindo no Marketing Digital nos tempos de crise está realmente ficando para trás. Os contextos como o que vivemos pedem um grande grau de adaptação e reação rápida, pois a cada semana que passa, estamos vivemos um novo cenário.

O que mais vemos agora, são empresas de segmentos da indústria que não operavam com estratégias online já se adaptando ao novo cenário:

  • Instituições de educação disponibilizando aulas e cursos online;
  • Profissionais autônomos oferecendo serviços de consultoria à distância;
  • Lojas físicas explorando seus canais sociais e transformando seu modelo de negócio em compra online.

Até mesmo para as empresas de segmentos mais maduros digitalmente, como as de software, estão mudando seu foco para relacionamento e gerando conteúdo sobre produtividade e home office.

Pensando nisso, selecionamos 8 dicas de como o marketing digital em tempos de crise pode te ajudar:

1 – Invista na sua presença on-line

Antes de mais nada, avalie a presença atual da sua empresa na internet e faça a gestão da sua marca. Ter uma base online estruturada é fundamental para desenvolver estratégias que realmente funcionem. Ou seja, se a sua empresa já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar este novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes.

Para as empresas que tinham pontos físicos e ainda não tem e-commerce, a dica é implementar um marketplace, que já oferece uma estrutura funcional. Sendo assim, além das vendas, a internet é fonte de conteúdo para entender como agir nesse momento.

2 – Conheça o seu público

Conhecer seus clientes e seguidores é primordial para definir qualquer estratégia, seja ela online ou não. Para as estratégias digitais, isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus gostos e preferências.

Para isso, vale já colocar em prática uma ação simples: fazer perguntas aos seus seguidores. Dessa forma, a possibilidade de ouvi-los individualmente, é uma das grandes vantagens das pequenas empresas em relação às grandes.

3 – Evidencie sua marca com o marketing de conteúdo

Essa estratégia auxilia sua empresa a ficar em evidência por meio de conteúdos que agreguem valor ao dia a dia das pessoas com o intuito de informar, entreter, ensinar e solucionar problemas. A criação de conteúdo inteligente com uma linguagem adequada, clareza, objetividade, escolha assertiva da rede para divulgação transforma essa estratégia em relacionamento, criando uma percepção positiva do público a respeito da sua marca tornando possível atrair, reter e fidelizar seus clientes.

4 – Humanize sua marca

As pessoas estão cada vez mais cansadas de mensagens engessadas e que parecem que foram criadas por robôs! Humanizar a sua comunicação, expor os bastidores do seu negócio, podem ajudar a se conectar melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. No caso de restaurantes atendendo por delivery, é interessante mostrar que cuidados têm sido tomados na cozinha para evitar contaminações.

5 – Invista em anúncios online

Uma coisa é fato, o Marketing Digital precisa de tempo para se estabelecer e de fato gerar resultados e embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Assim, uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as redes sociais.

Mas entenda: Só colocá-los no ar, não garante resultados. Para que as campanhas de fato funcionem, é necessário um planejamento e análise, além de mensurar os resultados a fim de ter ciência do que está dando certo.

6 – Gerar leads é primordial

Os leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo.

Para qualquer tipo de negócio, seja ele online ou não, conquistar novos clientes é um grande desafio. Afinal, são eles que fazem você crescer e ser reconhecido no mercado.

Assim, um dos meios usuais de gerar leads é oferecer algo de valor – como um conteúdo – por meio de um cadastro rápido.

marketing digital

7 – Acompanhe as mudanças de comportamento

Estamos vivendo em um momento, que a cada semana as coisas mudam completamente e a urgência no combate a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todas as mídias, da internet à televisão. Com o tempo, a tendência é que haja uma saturação do assunto.

Este, será o momento com mais oportunidades para o marketing digital, uma vez que as pessoas estarão em casa buscando novas oportunidades na internet. Sendo assim, as empresas devem estar atentar e disponíveis a estes usuários.

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8 – O seu concorrente está investindo em marketing digital

O marketing digital em tempos de crise é fundamental e o seu concorrente já está investindo. Faça agora mesmo uma busca no Google por seu produto ou serviço e confira se seu concorrente já está investindo em marketing digital, mesmo neste período de crise.

Deixando de investir em marketing digital você está facilitando o trabalho dele, perdendo clientes importantes e, com eles, perdendo dinheiro.

Gostou e quer saber mais sobre como o Marketing Digital em tempos de crise pode ajudar a sua empresa nesse momento? Nós podemos te ajudar!

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Lucas
Lucas
3 anos atrás

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