Os principais profissionais de marketing digital
O marketing digital é conhecido por ser um conjunto de ações e estratégias que são aplicadas no ambiente virtual, com o propósito de aprimorar os resultados e trazer relevância para a marca. Por ser uma área ampla, no mercado existem profissionais que dominam cada segmento e são especialistas no assunto.
Eles são os responsáveis por traçar estratégias para alavancar o alcance, resultado e engajamento das marcas.
É indiscutível o quanto o meio digital está cada vez mais presente em nosso dia.
As novas maneiras de consumo e a consolidação dos e-commerces no Brasil deram base para que o marketing digital continuasse em alta.
Um especialista domina determinado assunto e abre caminhos para quem deseja empreender e se destacar nos negócios digitais.
Assim como já desenvolvemos um artigo sobre os cinco melhores gestores de tráfego da atualidade, a seguir, você descobre quais são os principais profissionais do marketing digital e por que eles se tornaram referências.
Os principais profissionais do marketing digital
- Adriano Gianini
- Camila Porto
- Erico Rocha
- Neil Patel
- Pedro Sobral
- Philip Kotler
- Tiago Tessmann
Adriano Gianini
Idealizador dos Cursos IAG e Academia Web Designer – plataformas de ensino à distância (EAD), Adriano Gianini é especialista em marketing digital e conta com mais de 15 mil alunos.
A carreira de Adriano começou aos 15 anos, quando ele começou a dar aulas de informática básica no interior de Alagoas.
Após um longo período, ele se tornou professor da rede Senai e Senac, desenvolvendo projetos na área de desenvolvimento de sites.
Foi aos 26 anos que ele desenvolveu o Curso IAG e deu foco total ao seu empreendimento.
Hoje ele é um dos maiores especialistas na produção de conteúdo relacionado ao Google ADS no Brasil.
Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente.
Camila Porto
Camila Porto é gaúcha.
Aos 18 anos foi morar em Curitiba e desde então iniciou a sua carreira como empreendedora de sucesso, focando o seu negócio em uma grande ferramenta para o MKT digital, o Facebook.
Em 2014, após muitos estudos e especializações, ela publicou seu primeiro livro, o Facebook Marketing. Ele ultrapassou a marca de 5 mil exemplares vendidos em seu ano de lançamento e no ano seguinte, foi um dos mais vendidos sobre marketing.
Hoje, Camila ministra treinamentos e cursos em seu site, além de manter um blog e possuir páginas no Facebook e YouTube bem populares.
Ela também compartilha as técnicas de vendas em canais digitais através do curso Social Sell.
Erico Rocha
Segundo o portal InfoMoney, Erico Rocha é o principal especialista em marketing digital para os pequenos negócios online no Brasil.
O profissional ensina técnicas avançadas, por meio da empresa Ignição Digital, para captura de e-mails e vendas pela internet, a partir de treinamentos que exploram as metodologias ligadas ao Inbound Marketing.
Com mais de dois milhões de seguidores no Instagram e cerca de um milhão de inscritos no YouTube, ele utiliza da “Fórmula de Lançamento” para ajudar os pequenos empreendimentos.
A fórmula é um conjunto de técnicas para vender pela internet baseado na captura do e-mail dos potenciais consumidores e na oferta de produtos somente após a construção de um relacionamento com essas pessoas.
Saiba mais!
Neil Patel
Impossível falar de marketing digital e não lembrar de Neil Patel.
De acordo com a Forbes, o profissional está entre os dez melhores profissionais de marketing.
Nascido em Londres no ano de 1985, o filho de indianos mudou-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, com apenas dois anos de idade.
Até os 15 anos ele trabalhava vendendo CD’s, equipamentos de limpeza e peças automotivas.
Com o avanço da internet por volta dos anos 2000, ele começou a estudar por conta própria sobre o meio digital.
Hoje ele é co-fundador de empresas de alto sucesso no ramo do empreendedorismo, como Crazy Egg e KISSMetrics.
Sua carreira foi consolidada em função da alta performance de sites, com estratégias de SEO, que sabe bem a importância da publicação de textos de alta qualidade, do uso de vídeos integrados e habilidades gráficas diferenciadas.
Acesse o blog de Neil!
Pedro Sobral
Pedro Sobral é um dos nomes mais citados quando se fala em tráfego pago.
Referência na área de anúncios, ele iniciou a carreira ajudando o irmão Mairo Vergara – conhecido professor de inglês que foi aluno de Erico Rocha, inclusive.
Ele fazia faculdade de engenharia e tinha bastante familiaridade com os números, o que possibilitou a análise de dados dos anúncios nas redes sociais.
Com a bagagem e experiência adquirida, ele desenvolveu uma própria comunidade de tráfego, a Comunidade Sobral de Tráfego – um ambiente estruturado para que os alunos compartilhem suas conquistas, dúvidas e descobertas para que o aprendizado fique mais dinâmico.
Philip Kotler
O americano nasceu em 1931 e é considerado o maior especialista de marketing.
Com uma trajetória extensa, ele foi responsável por prestar consultorias para grandes áreas de planejamento e marketing, para empresas como IBM, Motorola e Bank of America.
Kotler cursou primeiro a Universidade de De Paul por dois anos e na sequência fez um mestrado na Universidade de Chicago. Em seguida, ele conseguiu concluir seu PhD em economia.
Foi em 1962 que ele começou a sua carreira como professor universitário e em 1967 publicou o livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, livro este que hoje é considerado a bíblia do marketing digital.
Segundo Kotler, o marketing está ligado diretamente com a economia muito além do preço, em virtude da demanda que sobre alterações devido aos canais de distribuição. Ele acredita que o lucro está ligado ao bem-estar.
Dessa forma, o marketing não só deveria ser parte da estratégia de qualquer empresa como deveria ser o centro da mesma.
Tiago Tessmann
Formado em administração, Tiago Tessmann é natural de Criciúma, Santa Catarina e idealizador da Mentoria Conversão Extrema.
Já atendeu mais de 2000 clientes e desenvolveu mais de 4000 campanhas de sucesso na internet, totalizando o gerenciamento de mais de 24 milhões de reais somente em verba do Google.
A Mentoria Conversão Extrema foi o primeiro curso de tráfego e conversão focado em Google Ads a bater 150° no Hotmart ficando na primeira posição dos cursos mais quentes do Brasil em seu período de lançamento.
Profissão: como trabalhar com marketing digital?
Para você que ficou interessado em trabalhar com marketing digital e já sabe em quais pessoas deve se inspirar, é o momento de conhecer as funções que os profissionais de marketing desenvolvem.
Desenvolvimento e otimização de sites – Um dos principais serviços oferecidos pelos profissionais de marketing é a criação de páginas na web e a otimização de site, para que haja um bom ranqueamento da empresa nos sites de busca e o cliente percorra a jornada ideal de compra.
O profissional desta área se responsabiliza por proporcionar boa navegação ao cliente e usabilidade em dispositivos mobile.
Todos os processos de trabalho são feitos em parceria com designers, redatores, desenvolvedores e analistas de SEO.
Hábito da escrita – Marketing se relaciona diretamente com a escrita. Para uma estratégia que conquiste o consumidor, as técnicas de copywriting são essenciais. No marketing de conteúdo, os blogs são excelentes caminhos para aumentar a relevância do domínio, manter os visitantes navegando e capturar leads qualificados. O hábito da escrita também está presente nos e-mails marketing, em anúncios e criativos.
Monitoramento de redes sociais – Ter Instagram e Facebook deixou de ser opcional para as marcas. Por isso, os profissionais de social media são responsáveis por planejar, agendar e monitorar as postagens nas redes sociais, criando conteúdos criativos e compartilháveis.
Criação de campanhas publicitárias – Por meio das campanhas de anúncios do Google Ads ou Facebook Ads, os responsáveis podem aumentar as vendas, atrair visitantes, apresentar novos serviços e traçar outros tipos de objetivos.
Análises de resultados – Faz parte do dia a dia do profissional de marketing a checagem dos resultados das campanhas para verificar se as estratégias estão dando resultados. Por meio das métricas e análises, o profissional consegue analisar a quantidade de cliques, cadastros e downloads.
Fazer marketing digital não é para os fracos. Trabalhar no meio digital requer disciplina, organização e estratégia.
Para você saber mais detalhes sobre as funções e serviços desenvolvidos na agência, entre em contato com o nosso time de especialistas e profissionais.
Para cada empreendimento, uma nova estratégia!