Qual é a diferença entre impulsionar um post e fazer anúncios no Facebook Ads?

Facebook Ads

Engana-se quem acha que o Facebook é uma rede social apenas para compartilhar fotos, vídeos, ler notícias ou acompanhar as marcas favoritas.

Ele já se tornou uma ferramenta eficaz no marketing digital para as marcas que estão presentes na plataforma, conquistando, convertendo e fidelizando clientes por meio dos anúncios, feitos na plataforma conhecida como Facebook Adsense, ou simplesmente Facebook Ads.  

Os anúncios nada mais são do que um sistema que oferece às marcas a possibilidade de mostrar o conteúdo delas para um maior número de pessoas, através de uma quantia em dinheiro.  

O lucro da plataforma está na venda dos anúncios, também chamados de campanhas. Vale lembrar que o Facebook Ads funciona como um leilão – quem paga mais, converte mais. Nós já exploramos o assunto neste artigo. Para saber mais, leia o texto completo.  

Nesse momento, você pode se perguntar o porquê dos negócios investirem tanto no Facebook. Saiba que em 2020, a plataforma fechou o ano com cerca de 2,8 bilhões de usuários, segundo o portal Exame.

Isso demonstra que o mundo inteiro consome conteúdos da rede social e que se o negócio não estiver aparecendo nela, está perdendo espaço para o concorrente.

Se você é um usuário assíduo do Facebook e gerencia algumas páginas, deve saber que os anúncios podem ser feitos por dois caminhos: o impulsionamento do post ou na página de gerenciador de anúncios.

Apesar de ambos os caminhos terem o intuito de potencializar suas campanhas na rede, eles são bem diferentes e você precisa avaliar com muito critério qual deles é o melhor para sua estratégia.

Neste artigo, você vai aprender qual é a diferença entre impulsionar o post e fazer uma campanha no gerenciador de anúncios do Facebook Ads.

Facebook Ads conheça a diferença
Diferenças entre impulsionar e criar anúncio (Fonte: mLabs)

O impulsionamento do post

Quando você faz uma publicação na página do Facebook, logo embaixo há um pequeno botão azul de “Impulsionar publicação”. Quando você clica nele, em poucos passos, você consegue fazer com que o alcance do post seja maior e atinja mais gente.

Botão “Impulsionar publicação” (Fonte: Web Thomaz)

O post impulsionado aparece em destaque apenas no Feed de Notícias, por isso, você não consegue definir os objetivos de campanha.

O gerenciador de anúncios

Quando você escolhe anunciar diretamente pelo gerenciador de anúncios, você dispõe de um leque de possibilidades para escolher os objetivos da campanha, que dão mais assertividade e resultados à marca.

Página do Gerenciador de Anúncios (Fonte: Ideal Marketing)

Talvez você pense que o impulsionamento por si só já basta, mas saiba que não. Por lá, o foco acaba sendo no alcance das postagens.

Se o seu foco é em conversões, o gerenciador de anúncio é o caminho.

O conteúdo do anúncio não aparece apenas no feed de notícias, como se fosse uma postagem na sua página — a menos que você decida usar um post já publicado como base.

As campanhas também são mostradas em outras áreas no Facebook, como na barra lateral, por exemplo.

No gerenciador de anúncios, você pode criar vários anúncios ao mesmo tempo e fazer testes para analisar e avaliar qual é o melhor desempenho para sua estratégia e objetivo.  

Detalhando a diferença

Antes de mais nada, é importante entender que impulsionar pelo Facebook e subir uma campanha no gerenciador de anúncios é a mesma ferramenta.

A diferença é que o Facebook, para facilitar a vida do usuário/empreendedor e mostrar que a pessoa não precisa de ninguém para desenvolver uma campanha, criou o botão impulsionar. Assim, ela clica no botão, segue os passos e já consegue concluir.

Pelo gerenciador de anúncios, acaba sendo mais complexo, por conta da quantidade de recursos que existe. E por isso, é mais eficaz fazer no gerenciador de anúncios.

Pelo botão promover/impulsionar você fica limitado para estruturar sua campanha e os resultados não são tão grandes quando comparado ao gerenciador.

Quando você vai fazer uma campanha, usando o botão promover, você possui apenas uma opção para fazer essa campanha – você consegue atingir um determinado público, que seria o público de interesses.

O máximo de informações personalizadas em um impulsionamento são:

  • Pessoas que você seleciona através de direcionamentos (local, idade, gênero e interesse);
  • Pessoas que curtiram a página;
  • Pessoas que curtiram a página e amigos delas;
  • Públicos personalizados definidos anteriormente.

Por exemplo, se você tem um salão de cabeleireiro e quer fazer um anúncio para pessoas interessadas em cuidado pessoal ou em salão de beleza, você consegue anunciar para essa pessoa e ela pode interagir com o anúncio criado, por meio de curtidas, comentários, marcações ou visitas ao perfil. Porém, deve-se levar em consideração que nem todo mundo que visita o perfil acaba seguindo e nem todo mundo que viu a publicação, volta a interagir.

No gerenciador de anúncios, há um leque de possibilidades e é possível visualizar o público que já visitou o seu perfil e você consegue anunciar novamente para essas pessoas e rastrear todas que se envolveram com o perfil no Instagram ou Facebook e até para as pessoas que enviaram mensagens.

Com isso, a chance de conversão se torna ainda maior.

Além disso, no gerenciador de anúncio você encontra o pixel – que é um código instalado dentro do site, em que ele consegue saber quais são os usuários que têm determinados comportamentos dentro da rede social. Então, quando você utiliza o pixel, ele se torna mais assertivo na questão dos anúncios e você consegue atingir as pessoas interessadas no seu produto e serviço que está sendo anunciado.

Qual anúncio do Facebook é o mais indicado?

Nesta etapa do texto já conseguimos identificar que promover anúncios pelo gerenciador do Facebook Ads é o melhor caminho. Entretanto, devemos te alertar:

Há pessoas que tem resultado usando o botão promover. Outras usam o gerenciador de anúncios e não tem resultado.

Você sabe dizer o porquê isso acontece? Nós respondemos!

Tudo depende da comunicação que você utiliza no anúncio.

Mais do que o tráfego e anunciar no gerenciador de anúncio, o segredo é você saber utilizar a ferramenta.

Se você quer trabalhar de uma maneira mais profissional, você tem que utilizar o gerenciador e conhecer estratégias da ferramenta, para que a partir daí, entre nos aspectos de trabalhar funil de marketing e desenvolver anúncios mais inteligentes.

Quem está começando… o que fazer?

Para os empreendedores que têm vontade de anunciar e começar a produzir campanhas, a recomendação é:

“Quando você tem um negócio, você tem que pensar em maneiras de escalar esse negócio e fazê-lo crescer. O estudo da ferramenta leva tempo e dinheiro. A minha recomendação é que você terceirize essa função para alguém, seja um gestor de tráfego ou uma agência de marketing digital”, destacou Lucas Gomes, gestor de tráfego da Você Digital Propaganda.

Ele completou ainda que todas as empresas precisam de anúncios e a melhor maneira é delegar algumas funções. “Às vezes pode parecer caro para você, mas quando você leva em consideração a curva de aprendizado e o tempo para conhecer a ferramenta, além da quantidade de dinheiro que provavelmente você vai torrar, não sai caro”.

O barato pode sair caro. Portanto, para ter um resultado rápido e preciso, delegue a função a alguém que domina o assunto. Lembre-se que fazer anúncio não é só apertar um botão – é estudo, é analisar arte, site, texto, legenda e todos os elementos.

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Renan Carnio
Renan Carnio
2 anos atrás

Muito bom!!!