Neuromarketing e as estratégias campeãs de vendas

A utilização do Marketing Digital nas estratégias de venda não é mais uma novidade, e sim, uma necessidade. A inovação das técnicas de publicidade e propaganda foram se diversificando com as necessidades dos usuários em ambiente digital para que hoje o Marketing pudesse ter um alcance muito maior.

Mas você já parou para pensar por qual motivo os consumidores compram determinado produto/serviço ou por que alguns anúncios são mais atraentes do que outros?

Prepare-se para entender um pouco mais sobre o universo do Neuromarketing. Nesse artigo explicaremos como utilizar da neurociência para melhorar as suas estratégias de divulgação na internet.

Conceito do Neuromarketing

Neuromarketing

O Neuromarketing é um segmento do Marketing responsável pelo estudo do comportamento direto e indireto do consumidor através da neurociência. Ele é fundamental para o entendimento da lógica de consumo, que busca entender os impulsos, as vontades, as motivações e os desejos das pessoas.

Testes de ressonância magnética são realizados nesse trabalho para analisar a resposta muscular e temperatura do corpo de uma pessoa quando estimulado. São essas informações que o Neuromarketing utiliza para relacionar a atividade neuronal e otimizar seus anúncios e estratégias de divulgação.

Como funciona o cérebro humano?

Neuromarketing

Paul Maclean é um neurocientista que criou a teoria do Cérebro Trino que consiste na divisão do nosso cérebro em três partes:

  • Cérebro Reptiliano: É responsável pelas emoções primitivas. Ele aciona os nossos instintos de sobrevivência como a fome, o sono e segurança.
  • Cérebro Límbico: É a parte responsável por controlar emoções e sensações vindas dos 5 sentidos. Aqui existe um grande armazenamento de informações vindas da memória.
  • Neocórtex: Nessa parte se localizam os lobos cerebrais que controlam a capacidade de raciocinar e interagir socialmente, além de ser a parte responsável pela criatividade.

Onde o Marketing entra nisso tudo?

A neurociência utiliza meios para analisar qual dessas partes são estimuladas quando a pessoa entra em contato com um determinado produto ou publicação. Dessa forma é possível entender de que maneira os consumidores são atingidos por um produto ou uma publicação, e com esses dados, traçar novas estratégias de Marketing buscando estimular partes específicas do cérebro na pessoa para gerar um impacto.

Os anúncios feitos com base em um estudo de Neuromarketing acabam sendo vistos com maus olhos pois muitos pensam que é uma forma de manipular as pessoas com o objetivo de aumentar as vendas, mas é importante lembrar que o foco do Marketing Digital é agregar valor a um produto ou serviço e melhorar a relação entre cliente e empresa.

O Neuromarketing entra na intenção de buscar o que realmente mais agrada não apenas para o cliente, mas também para a empresa compreendendo a mente do consumidor.

Como vender mais utilizando essas estratégias?

Neuromarketing

As compras realizadas em ambiente digital são mais rápidas e práticas, o que induz o consumidor a efetivar uma compra por impulso movido pela emoção que aquele anúncio pode causar.

E como ser mais eficaz ao atrair essas emoções? O Neuromarketing utiliza gatilhos mentais dentro do Marketing Digital, e os mais utilizados são:

  • Storytelling

Histórias estimulam o lado emocional das pessoas, além de ser uma forma simples de demonstrar valores de uma marca ou produto, influenciando a decisão de compra do consumidor.

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  • Gatilhos de escassez

Essa estratégia pode estimular diretamente as áreas límbico e/ou reptiliano do cérebro humano. Gatilhos de escassez são formas de criar na mente do consumidor uma necessidade de compra com urgência. Seja com palavras, expressões ou recursos visuais que despertem a ideia de necessidade em garantir aquele produto/serviço o quanto antes. Por exemplo, frases como “últimas unidades” ou “é por tempo limitado”.

  • Cores

As cores aliadas a uma imagem criativa funcionam para chamar a atenção do público e passar a mensagem correta. Entender a psicologia das cores é importante para saber que tipo de emoção você quer atingir. Por exemplo, o preto sugere a ideia de mistério, curiosidade e superioridade enquanto o branco sugere higiene, paz e tranquilidade.

Aqui o objetivo é atrair novos clientes e leads com o uso de conteúdos bem produzidos e entregar uma boa primeira impressão para o público em geral. Por isso é necessário usar as palavras e as imagens certas para que o cérebro do cliente não se distraia com interferências enquanto lê o conteúdo.

Conhecer e entender o seu público é essencial para traçar as suas estratégias. É preciso analisar o seu cliente para que você entregue o que realmente ele espera. Você está com dificuldade em aplicar o Neuromarketing nas suas estratégias? Comente aqui em baixo quais são as suas dúvidas!

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andresa
andresa
3 anos atrás

– poderia ter mais videos divulgados de maneiras praticas como essa pois sempre é ótimo ver dicas como essa por aqui.