10 tendências de marketing digital para 2020

O ano de 2019 ainda não acabou, mas a Você Digital já separou algumas tendências de marketing digital para 2020!

Com a evolução da tecnologia e o crescimento da interação humana com as máquinas através de dispositivos inteligente (Siri, Alexa, Google, entre outros) o foco para o próximo ano é a interação de voz e a inteligência artificial.

Outros destaques também estão na humanização das campanhas, através de vídeos – tanto gravados quanto ao vivo – e podcasts, se unindo estrategicamente aos links patrocinados. Com isso, vem crescendo também a procura por mídias pagas e SEO.

Sem mais enrolação, confira as 10 maiores tendências de marketing digital para 2020!

Evolução do marketing digital:

evolução marketing digital

De acordo com Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, você deve pensar como um Publisher (editor), construindo, fazendo parcerias, diferenciando seu conteúdo, com qualidade, escopo e formato.

Outro diferencial é manter um bom relacionamento com seu cliente (inbound), um relacionamento duradouro. Acabou aquilo de só vender e não se preocupar com o churn (quanto a empresa perdeu de receita ou clientes).

Humanização do e-mail:

Ann Handley COO da Marketing Profs, uma das maiores comunidades de profissionais de marketing do mundo, disse “Quanto mais pessoal for, mais universal será, e mais humana a minha voz será. Independente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada”, ou seja, mesmo que você envie um e-mail para uma grande base de contatos, bastante segmentada ou sem segmentação alguma, o segredo está na humanização.

Chats privados para comunicação:

Na era da transformação digital, o uso das redes sociais para interagir com os consumidores foi uma das grandes revoluções do marketing.

Esses canais servem como meio de atrair a atenção do lead (potencial cliente) e dispõem de chats privados, que podem ser usados para o atendimento, como no caso do WhatsApp, da qual as funcionalidades já vem sendo utilizadas há algum tempo e a tendência é que isso aumente e evolua cada vez mais.

O uso dos chatbots também aumentará. Os chatbots são softwares que interagem através de janelas de chat de texto, como o Messenger, por exemplo.

Na era da humanização, os chatbots estão sendo desenvolvidos para que conversem com os humanos de forma que pareça que um atendente está do outro lado respondendo as suas dúvidas, com interações personalizadas e focadas sem exigir muito dos recursos humanos limitados.

Crescimento na produção de vídeos:

Vídeos produzem métricas extremamente precisas sobre o desempenho das campanhas de marketing digital. Sejam eles no Facebook, Instagram, YouTube ou até mesmo no seu próprio site.

Vídeos ao vivo também é uma tendência que vem crescendo e que será importantíssima para o próximo ano.

Uma transmissão ao vivo combinada com o marketing de influência, é uma forma incrivelmente útil e de alto alcance.

A espontaneidade e a interatividade da transmissão ao vivo podem, sem dúvida, ser uma grande atração quando feita corretamente, com uma personalidade bem escolhida.

Saiba quanto investir em Marketing Digital
Saiba quanto investir em Marketing Digital

Interação de voz:

Com o crescimento das inteligências artificiais, uma das tendências que mais está crescendo são as pesquisas por voz. Hoje em dia, cerca de 34% dos brasileiros já usam o comando por voz.

Seja pela plataforma de pesquisa do Google através do “Ok, google” ou então pelas assistentes digitais (Google Home, Alexa, Siri, etc…). As assistentes digitais estão presentes em aproximadamente 30% das residências no Estados Unidos.

As pesquisas por voz possuem uma estrutura totalmente diferente das pesquisas digitadas, ou seja, o SEO também precisa ser evoluído e adaptado para ser bem classificado nas pesquisas orgânicas das plataformas de busca.

SEO:

SEO

Search Engine Optimization (otimização de sites para ferramentas de busca) é a estratégia responsável pela exposição de forma orgânica nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc…).

As técnicas de SEO vem se aprimorando rapidamente, na medida que as atualizações dos algoritmos do Google evoluem constantemente, adaptando-se para os novos hábitos dos consumidores.

Google meu negócio:

O Google meu negócio é uma ferramenta gratuita do Google, mas que está ganhando destaque. Serve para a divulgação de pequenos e médios negócios. Uma ferramenta em constante crescimento, que quase mensalmente recebe novas atualizações e novos recursos. Um grande aliado para negócios locais, já que aumenta a exposição nas pesquisas do Google a custo zero.

Influencer no marketing digital:

Os influenciadores digitais estão conquistando cada vez mais seu espaço como estratégia de divulgação e promoção das marcas. Com a crescente procura por produtos e marcas mais humanizadas, as pessoas levam muito mais em consideração as recomendações feitas por uma pessoa do que as recomendações feitas por um anúncio.

É um mercado que está em constante crescimento no Brasil e no mundo, cada vez mais profissionalizado, obtido com muita técnica e investimento.

Conteúdo em áudio: 

Assim como os vídeos estão em alta, os conteúdos em áudio estão aumentando cada vez mais. As pessoas estão sempre ocupadas ou na correria, então os podcasts e os players com áudio nos artigos do blog um grande aliado para quem quer aprender ou descobrir sobre novos assuntos, mas estão sempre sem tempo.

Em busca de experiências mais ágeis e eficientes, os usuários têm dado muita atenção a conteúdos sonoros.

A mera inclusão de um player como alternativa à leitura de um texto torna o conteúdo mais atraente para a audiência, que pode apertar o play e se dedicar a outras tarefas de forma simultânea.

Anúncios por estágio do funil de marketing digital:

funil de marketing

Nós já falamos em outros artigos sobre a importância em definir seu público-alvo e sua persona, também fizemos um vídeo falando sobre a importância do funil de marketing e a jornada de compras do cliente. Uma das mais importantes tendências para 2020 é criar anúncios para cada estágio do Funil.

No topo do funil devemos focar em públicos semelhantes ao público-alvo e a persona que foi definida para a estratégia de marketing.

A estratégia do meio do funil é focar nos visitantes do site, seus leads, mas exclua compradores.

Já no fundo do funil é que devemos focar em potenciais clientes, como por exemplo quem adicionou algum produto ao carrinho. Lembrando sempre, começar investindo pouco e testar muito.

E para você já se planejar para começar o ano de 2020 com o pé direito, a Você Digital preparou um infográfico incrível sobre planejamento estratégico de marketing. Para receber o infográfico gratuito é só clicar no banner abaixo e preencher o formulário que o download iniciará automaticamente:

dinheiro
“Clique no banner para descobrir se você está queimando dinheiro com marketing que não traz resultados!”

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Patricia
4 anos atrás

Ótimas dicas! Principalmente nesse momento que estamos vivendo, precisamos nos reiventar e ser criativos para se destacar em meio a crise!

Everton
Everton
1 ano atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
<a href=”https://www.noticiasdaweb.com.br/vale-cap/”>Vale cap resultado</a>