A diferença entre o remarketing e o retargeting

Hoje em dia, muita gente diz saber e trabalhar com marketing digital. Essa ferramenta é fundamental, seja para influencers ou empresas de pequeno, médio e grande porte. Entretanto, com tanta gente utilizando-se desta tática, como se destacar neste mundo digital? E é por isso que neste artigo vamos abordar duas táticas muito importantes: remarketing e o retargeting

Apesar de serem termos com nomes muito parecidos, eles têm funções diferentes no processo de compra. Afinal, qual a diferença entre remarketing e o retargeting? Já adiantando logo no começo do texto, vamos exemplificar: o retargeting atinge o público-alvo de um determinado produto, abordando ele de formas diferentes de acordo com seus interesses. 

Já o remarketing trabalha com a inovação de abordagem de um cliente, mostrando um produto de outra maneira, que possibilite a venda em uma segunda tentativa.

Se você é um daqueles que já leu ou ouviu falar sobre estes dois termos ou não faz a mínima ideia do que eu estou falando, acompanhe este artigo esclarecedor e que vai te ajudar muito a abrir a mente para estas estratégias. 

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O que é remarketing?

Esta tática está ligada a tentar engajar novamente as pessoas que têm interesse na sua marca. Entretanto, o principal uso desta tática é por meio de e-mail marketing. Isso é uma forma de fazer com que seus leads, ou até mesmo clientes,  fiquem por dentro de algo que eles já se mostraram interessados anteriormente. 

Um exemplo que já deve ter acontecido com a sua pessoa é o seguinte: você esteve navegando por um site e adiciona itens ao seu carrinho, mas não finalizou a compra. Mais tarde, em seu e-mail, chega uma mensagem lembrando você de concluir àquela compra. Isso é remarketing. 

Resumindo é mais ou menos desta forma: o remarketing é uma estratégia que usa do e-mail para interagir e engajar seus potenciais clientes — uma diferença central em relação ao retargeting.

Diversas vantagens se mostram claras quando falamos de remarketing, como por exemplo a de que isso aumenta em 11,3 vezes mais o número de visitas no seu site, além de outras vantagens, como:

  • Engajamento de clientes 
  • Percepção da marca
  • Conversão

Trabalhando desta forma, a estratégia de remarketing deve ser implementada seguindo algumas práticas que podem dar mais amplitude no seu desempenho. Diversos e-commerces, por exemplo, utilizam-se de conteúdos como o de abandono do carrinho para chamar atenção do cliente. 

Esse abandono de carrinho é muito comum. Dados do E-commerce Trends de 2017 mostram que 97,9% dos consumidores já afirmaram ter feito isso em algum momento. Por isso esta estratégia de remarketing se faz tão necessária. 

As promoções também são ótimas oportunidades de engajar seus clientes, fazendo com que eles voltem a interagir com o seu site. Não é à toa que 96,7% das empresas que usam email marketing acreditam na sua eficácia.

marketing digital

O que é retargeting?

Já esta tática é usada principalmente para mostrar anúncios segmentados. Assim, seguindo interações anteriores de uma pessoa com a sua marca, todo planejamento é traçado para atingir esse público que já esteve com você seja no seu site ou em outros canais.

Exemplificando novamente, o cliente acessa seu site, passa alguns minutos vendo um notebook e não finaliza a compra. Com base em dados de navegação coletados, um anúncio deste mesmo produto aparece em outros sites ou redes sociais que ele for visitar posteriormente. Isso tudo pode ser feito por serviço digitais como Facebook Ads, Google Ads e até mesmo o LinkedIn Ads. 

E, assim, esse usuário é constantemente relembrado da necessidade que ele tem de comprar aquele item e pode efetivar a compra. Aumentando a incidência de visualizações, consequentemente aumenta a possibilidade de conversão.

Por isso esta estratégia se mostra também de extremo benefício. Ela ajuda a aumentar as vendas com anúncios bem elaborados e segmentados dos produtos, feito especialmente para quem os desejou anteriormente. 

Querendo ou não, mostrar cada vez mais o produto e sua marca por meio de retargeting ajuda a passar a imagem de uma marca forte e presente na mente do consumidor

Outro ponto fundamental a ser destacado é que, por mirar em quem apenas já está pensando na compra, o custo de aquisição é reduzido. 

Como unir o remarketing e o retargeting?

Você pode unir as duas práticas, o que vai ajudar a impactar cada vez mais positivamente o consumidor, deixando sua presença online mais completa. Entretanto, unir os dois é necessário desenvolver ações integradas e de boas práticas para ambas. 

Para isso, o interessante é basear sua estratégia nos seguintes pilares:

Planejamento

Certifique-se sempre se as ações estão sendo complementares. Já dissemos que é importante ter uma presença massiva da sua marca na internet, mas não o bastante para que sua marca seja, de certa forma, uma persona non grata.

Um usuário deve ser impactado por um anúncio em torno de 10 vezes e por isso é importante ter certificado que o remarketing e retargeting juntos não ultrapassem essa quantidade.

Segmentação

O ponto que define se sua estratégia será certeira. Aqui você define o que é de fato relevante para o consumidor. Quanto mais segmentação, mais chances do cliente ficar satisfeito com a ação, aumentando a conversão e vendas do negócio. 

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Relevância

Veja se seus anúncios e abordagens estão propícios ao momento do cliente na jornada de compra. Atenção aos textos, imagens e chamadas usadas devem ser adequados.

Usar ambos juntos é fundamental, mas para fazer isso corretamente é necessário muito teste e prática. Só assim você vai conseguir aumentar as vendas do negócio e auxiliar na construção de uma marca mais forte para o consumidor.

Quer ser assertivo em ambas? A Você Digital Propaganda, agência especializada em estratégias de qualidade e relevância ao cliente.

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