5 dicas para crescer as vendas através do Instagram
Atualmente o Instagram se tornou uma rede social indispensável para marcas que desejam conquistar o público-alvo.
Por ter um apelo visual (com foco em fotos e vídeos), a mídia desperta facilmente a atenção e a curiosidade dos usuários.
O Instagram conta com mais de um bilhão de perfis ativos ao redor do mundo, e esse número só tende a crescer.
Então se o seu objetivo é vender através do Instagram, confira 5 dicas que a Você Digital preparou para você otimizar o seu perfil, atrair seguidores e impulsionar o seu negócio!
Escolha o tipo certo de conteúdo para o seu público-alvo
O primeiro passo para aumentar suas vendas no Instagram é saber quem é o seu público-alvo.
Uma vez que você saiba quem eles são, você pode começar a criar conteúdo que os atrai para o seu negócio.
Se você não tem certeza de como encontrar o seu público-alvo, aqui estão algumas dicas:
Pesquise os hashtags que eles usam: Pesquisar hashtags relacionados aos produtos ou serviços que você oferece pode ser uma ótima maneira de encontrar o seu público-alvo.
Procurando por hashtags como #marketingdigital, #redessociais ou #instagrammarketing, você poderá encontrar muitos potenciais clientes em potencial.
Faça pesquisas no Google: Outra maneira de descobrir quem é o seu público-alvo é fazer algumas pesquisas no Google.
Tente procurar por termos relacionados aos produtos ou serviços que você oferece e ver quais os resultados aparecem.
Você também pode olhar para os anúncios do Google AdWords para ver qual tipo de palavras-chave as empresas estão usando para atrair potenciais clientes.
Veja onde eles estão presentes nas mídias sociais: outra forma de encontrar o seu público-alvo é ver onde eles estão presentes nas mídias sociais.
Por exemplo, se você quer atingir um público jovem, então procurar em sites como Facebook, Twitter e Tumblr vai ser uma boa ideia.
No entanto, se você deseja atingir um público mais maduro, redes sociais como LinkedIn podem ser melhores opções.
Como criar um bom perfil no Instagram?
A primeira coisa que as pessoas notam quando visitam um perfil no Instagram é a imagem do perfil.
É importante escolher uma imagem que mostre claramente quem você é e represente bem a sua marca.
Se possível, use sua logo como imagem do perfil para torná-la reconhecível imediatamente pelos potenciais clientes.
Crie uma boa descrição: A descrição do seu perfil também é importante na hora de conquistar os clientes em potencial.
Quando escrever sua descrição, leve em consideração as palavras-chaves que as Pessoa usaram anteriormente para chegar até você .
Além disso, mantenha sua descrição curta e direta, afinal, você tem somente 150 caracteres para prender até mesmo aqueles que não tem tempo hábil.
As hashtags ainda funcionam?
As hashtags são uma ótima maneira de categorizar suas postagens e ajudar as pessoas a encontrarem o seu conteúdo.
No entanto, é importante utilizá-las de forma correta, senão elas podem não ter o efeito desejado.
Aqui estão algumas dicas para usar hashtags no Instagram de forma eficaz:
1. Pesquise as hashtags relevantes para o seu negócio: existem milhares de hashtags diferentes, mas nem todas vão ser relevantes para o seu negócio.
Pesquise as que são mais populares e relevantes para o conteúdo que você está postando.
2. Utilize hashtags em todas as suas postagens: assim como os motores de busca indexam sites com mais frequência quando há mais conteúdo, as pessoas tendem a ver mais postagens quando há mais hashtags.
No entanto, não abuse dessa técnica, pois isso pode irritar seus seguidores.
3. Varie as suas hashtags: usar sempre as mesmas hashtag pode fazer com que as pessoas ignorem seu conteúdo.
Além disso, variar as hashtags também irá permitir que você alcance um maior número de pessoas.
4. Use hashtags específicas: quanto mais específico for o conteúdo da sua postagem, melhor será a chance de atingir o seu público-alvo.
Por exemplo, ao invés de usar #comida, utilize #comidaitaliana ou #pizza.
5. Monitoramento constante: monitorar constantemente as suas hashtags irá permitir que você saiba quais estão funcionando melhor e possa adaptar sua estratégia conforme necessário.
Crie um conteúdo de qualidade para o seu perfil
Uma das primeiras coisas que os seus potenciais clientes irão ver na sua postagem é a imagem.
Por isso, é importante que essa imagem seja atraente e tenha uma boa descrição.
A descrição deve ser breve, mas cativante, e deve despertar o interesse do leitor em saber mais sobre o produto ou serviço que está sendo anunciado.
Coloque um link na bio do seu perfil quando os potenciais clientes visitam o seu perfil no Instagram, é importante ter um link para o seu site ou loja virtual na bio do perfil.
Isso facilita a vida dos clientes e aumenta as chances deles realizarem uma compra no seu site ou loja online.
Faça anúncios no Facebook Ads, essa ferramenta é ótima para divulgar os produtos e serviços da sua empresa para um grande número de pessoas interessadas nos seus produtos/serviços.
Os anúncios permitem que você segmente o público-alvo da sua campanha, assim você tem mais chances de converter esses leads em clientes fiéis.
Interaja com outros perfis nas redes sociais Interagir com outros perfis nas redes sociais também é uma ótima maneira de conseguir mais visibilidade para o seu negócio.
Siga outros perfis relevantes, curta e comente nas postagens desses perfis. Quanto mais você interage, maior a chance de aparecer na linha do tempo dos outros usuários.
Quer aumentar as vendas pelo seu negócio no Instagram?
Aqui estão 5 dicas para te ajudar:
1. Tenha uma conta comercial
O primeiro passo para você crescer as suas vendas no Instagram é apostar em uma conta comercial.
Com ela, você tem acesso a recursos e ferramentas exclusivas para otimizar a sua página e alcançar os melhores resultados.
2. Mantenha o seu perfil completo e atualizado
Otimizar a sua página é fundamental para atender o cliente com agilidade e evitar que ele vá para a concorrência.
Por isso, quanto mais informações você conseguir transmitir no seu perfil, mais ágil será o atendimento e, consequentemente, maiores as chances de conseguir efetivar uma venda.
3. Crie conteúdo de valor
Para destacar a sua marca de uma avalanche de informações, é aconselhável apostar na criação de conteúdos de valor, ou seja, que de fato sejam capazes de agregar à experiência de compra do cliente.
Para criar e disponibilizar conteúdos relevantes, você pode criar um calendário de postagens, que o ajudará a ter uma visão geral dos conteúdos disponibilizados em determinado período de tempo.
4. Use todo o potencial dos stories
O conteúdo fica disponível por 24 horas, conferindo mais dinamismo para a sua página.
Para você ter uma ideia da importância desta ferramenta, 58% dos usuários do Instagram preferem ver stories do que publicações no feed.
5. Aposte no Instagram Shopping
Inaugurado em 2018, o Instagram Shopping torna possível que empresas façam uso de etiquetas de produto em suas publicações.
Com esse recurso, é possível disponibilizar o preço da mercadoria e gerar um link que leva ao e-commerce da marca.
Se você está cansado de obter sempre os mesmos resultados quando o assunto é marketing no Instagram, você precisa mudar de abordagem…
Usar o Instagram para impulsionar suas vendas não precisa ser complicado, demorado e frustrante.
Você só precisa fazer com que o perfil da sua empresa no Instagram seja dedicado exclusivamente a negócios, sem conteúdo pessoal.
Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!