Hashtags: como utilizar no YouTube, Instagram, Twitter e TikTok

hashtags: como utilizar nas redes sociais?

Sabe quando você está assistindo alguma série e deseja saber a opinião de outras pessoas na internet sobre o assunto? Ou até expor seus pensamentos e comentários sobre um jogo de futebol? Então, tudo isso é possível por conta das hashtags.

O símbolo tão conhecido como jogo da velha (#), chama-se cerquilha e deixou de ser usado apenas nos teclados de telefone e computador para adentrar as redes sociais. Você já deve ter visto em alguma publicação no Youtube, Instagram, Twitter ou TikTok o símbolo em conjunto com uma palavra-chave. 

Hashtags: a definição no dicionário

Em 2014, o termo foi inserido no dicionário de Oxford e possui o seguinte significado: “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”.

De modo resumido, as hashtags funcionam como um hiperlink, que direciona as postagens para um único lugar, a fim de filtrar o mesmo assunto. Por exemplo, se algum usuário faz uma publicação com a hashtag #comida, todos que clicarem nela, poderão visualizar as publicações sobre o assunto e encontrar conteúdos relacionados sobre alimentos e refeições.

Hashtags são aliadas nas estratégias digitais

Pode parecer algo simples, mas elas fazem a diferença quando se trata de engajamento e estratégias para o seu negócio. Usando da maneira correta, é possível fazer com que você crie uma interação com seu público e faça com que seu conteúdo seja facilmente encontrado, podendo fazer com que você ganhe seguidores e também clientes.

Uma boa estratégia é criar uma hashtag própria para o seu negócio e incentivar as pessoas a compartilharem os conteúdos com a própria hashtag para concorrer a prêmios ou promoções ou desenvolver uma para um evento específico.

Hashtags estão presente nas redes sociais

Dicas para usar hashtags

Apesar de ser um recurso simples, elas requerem cuidados na hora da utilização. Veja algumas dicas:

Evite usar muitas palavras juntas – #nãoescrevatudojuntonahashtag, se você emendar várias palavras, isso dificultará a leitura e não vai gerar interação com o público. Opte por palavras-chave curtas e se possível, use letras maiúsculas para separá-las, por exemplo #VocêDigitalPropaganda.

Não coloque uma hashtag para cada palavra – #escrever #assim #também #não #é #legal. Mesmo separando as palavras, isso também prejudica a leitura, por conta de muitas pausas. Além disso, hashtags com preposições #a, ou #e, ou apenas vogais não acrescentam em nada na publicação.

Quantidade não é qualidade – Evite colocar muitas hashtags, pois isso pode afastar seu possível seguidor ou cliente. Use poucas, mas boas palavras que tem relação com sua publicação.

As hashtags foram disseminadas no Twitter e hoje já estão presentes em várias redes sociais, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube, Pinterest e TikTok, porém, o segredo é conhecer o comportamento de cada usuário, já que são diferentes nas redes distintas.

Como usar a hashtag no Twitter

Para disseminar sua hashtag no Twitter, é importante lembrar que, se sua conta não for pública, ela não ficará visível aos usuários.

O espaço no Twitter já é reduzido, por isso, a ideia é usar poucas palavras-chave em um Tweet. A dica é verificar os assuntos que estão nos Trending Topics para gerar mais engajamento.

As principais hashtags no Twiiter mudam a todo momento, por isso, olhe sempre os Trends.

Como usar a hashtag no Instagram

Para inserir uma hashtag no Instagram, basta inserir na legenda de sua publicação. O diferencial da plataforma, é que no momento em que você insere a cerquilha (#), o Instagram automaticamente sugere novas hashtags baseadas na popularidade.

No Instagram, as características das hashtags são mais genéricas, como o caso da #TBT, que significa throwback Thursday (quinta-feira da nostalgia), os usuários postam alguma lembrança passada de algo que marcou.

As dez hashtags mais usadas são:

#love / #instagood / #photooftheday / #fashion / #beautiful / #happy / #cute / #tbt / #like4like / #followme

Como usar a hashtag no TikTok

As dancinhas do TikTok têm ganhado cada vez mais popularidade. Sabendo usar de maneira correta, as postagens se tornarão ainda mais visíveis e também os likes e seguidores poderão se multiplicar.

As principais hashtags na plataforma são:

#tiktok / #love / #like / #follow / #explore / #meme / #video / #followforfollowback / #followme / #cute / #fun / #music / #happy / #fashion / #follow

Como usar a hashtag no YouTube

Pode até parecer estranho ter hashtags no Youtube, mas elas são fundamentais para facilitar o caminho para as pessoas encontrarem seu vídeo, por meio do hiperlink. Os usuários poderão clicar nas palavras-chave exibidas no título, abaixo dele ou na descrição do vídeo para ter acesso aos conteúdos relacionados.

Assim como o Twitter, não há principais hashtags nas plataformas. Já que o conteúdo é nichado, ou seja, o usuário opta por buscar o assunto do seu interesse.

Você Digital Propaganda nas redes

Estar presente nas redes sociais e saber usá-las do jeito certo é o segredo para um bom desenvolvimento de marca. Nos acompanhe no YouTube, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ariane
Ariane
1 ano atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
São Paulo de Prêmios