Você sabe o que é SHADOWBAN?
Seu engajamento caiu? Seus posts não estão aparecendo na timeline ou feed dos seus seguidores? Suas fotos não aparecem na aba de Explore ou em hashtags relacionadas? Descubra se sua página recebeu um Shadowban!
Você sabe o que é Shadowban?
O termo “shadowban” existe desde 2006, mas só há poucos anos se disseminou pelo público digital. Por definição, um shadowban é o ato de bloquear o usuário de uma rede social de forma que ele não perceba que foi banido (banimento fantasma).
Acontece quando seus posts deixam de aparecer de forma orgânica nas pesquisas de hashtags, localização ou na aba explorar. Aparecendo apenas para seus seguidores, diminuindo drasticamente o alcance e conquista de novos seguidores.
De certa forma isso faz algum sentido, pois alguns perfis utilizam-se de técnicas imprópria para crescer seus números, como bots ou automações, com hashtags irrelevantes ou incondizentes com o conteúdo postado, prejudicando a experiência dos outros usuários, a última coisa que nosso querido Mark Zuckerberg quer.
Apesar de vários relatos de usuários que alegam ter sofrido o tal shadowban, o Instagram nunca comprovou essa teoria, apenas dizem que realmente existe um problema com a pesquisa de hashtag e que estão trabalhando para melhorar e corrigir esse recurso.
Não confunda com o algoritmo do Instagram
“Meus posts não estão vendendo”
“As fotos que posto da minha empresa não tem curtidas” – Entenda mais em nosso artigo “Para de torar dinheiro com marketing que não trás resultado.
Isso não tem nada a ver com o shadowban (banimento fantasma). O engajamento tanto do Facebook quanto do Instagram entrega seu conteúdo para cerca de 1% dos seus amigos ou seguidores.
O algoritimo dessas ferramentas estão em constantes mudanças, o feed que era mostrado antigamente de forma cronológica, hoje é apresentado de acordo com a relevância, visando sempre proporcionar a melhor experiência para o usuário, por isso posts orgânicos (não pagos) que interrompem a experiência do usuário (propagandas ou promoções) são entregues cada vez menos.
Como saber se meu perfil foi realmente atingido?
Faça uma publicação no perfil que você desconfia que sofreu shadowban;
Na publicação, utilize uma das hashtags que você usa frequentemente (opte por uma que não seja tão grande porque pode ser difícil de avaliar se o post foi escondido pelo shadowban ou pela competição da tag);
Peça para que cinco perfis que não te seguem pesquisar pela hashtag que você usou na publicação;
Veja se você está aparecendo para as pessoas nesse feed de hashtags.
Se algumas dessas contas conseguem ver seu post, pode ficar tranquilo. Você só está passando por uma queda de engajamento.
Por outro lado, se seu post não apareceu nas pesquisas de nenhum desses perfis, sua conta realmente pode ter sofrido shadowban.
Outra alternativa é acessar o site Triberr, clicando no link abaixo, você será redirecionado para o site onde você colocará seu nome de usuário e ele dará um relatório sobra suas últimas 10 postagens, se elas estão ou não com algum tipo de banimento ou penalização:
https://triberr.com/instagram-shadowban-tester?
Como evitar o banimento?
Se você já levou shadowban e não quer que aconteça isso mais, ou quer apenas se prevenir para que não aconteça, aqui vão algumas dicas:
- Pare de usar automações para conseguir seguidores.
- Confira as hashtags que você já usou em suas fotos, pois elas podem ter sido banidas pelo Instagram.
- Evite realizar atividades com exagero, muitas ações repetidas, por exemplo, seguir muitas pessoas ou curtir muitas fotos em um breve período de tempo.
- Não use sempre as mesmas hashtags.
Essas ações se feitas com frequência podem fazer com que o algoritmo do Instagram considere seu comportamento incomum, como o de um bot e penalize sua conta.
Como resolver o shadowban?
Se você acabou de levar um shadowban, há algumas práticas que podem resolver:
- Deixe de realizar ações no seu perfil por um período de 24 a 48 horas.
- Diminua a frequência das suas postagens.
- Remova aplicativos ou sites que estejam conectados a sua conta do Instagram.
- Se houver automações conectadas ao seu perfil desconecte.
- Mude sua conta de comercial para pessoal.
- Se nenhuma dessas dicas derem certo, entre em contato com o Instagram. Apesar do suporte dessa rede social quase nunca responder, é uma ótima forma de resolver seu problema.
Uma das maiores tendência de marketing para 2020 é a humanização, tanto nas redes sociais quanto em e-mails, os algoritmos estão trabalhando para que as experiências dos usuários na web sejam bem aproveitadas, removendo repetições de conteúdo, anúncios tentando vender, a busca incessante por seguidores e curtidas, deixando apenas o conteúdo de fato relevante.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Já foi vítima de Shadowban? Comente aqui embaixo e se inscreva no nosso blog para ficar por dentro de todas nossas novidades e dicas!