NOVIDADE: Instagram em ordem cronológica vai voltar?

feed em ordem cronológica

Nos primórdios do Instagram, o aplicativo era bem diferente do que conhecemos hoje: simples, objetivo e visual. A ferramenta surgiu em 2010, passou por grandes mudanças e atualizações. Hoje, a grande aposta são os vídeos e o reels. Mas engana-se quem acha que as atualizações pararam por aí. A novidade agora será em três novos formatos de feed e entre eles, o de ordem cronológica está de volta.

Como funciona o algoritmo do Instagram hoje?

Até o momento, o feed do Instagram funciona por meio de um algoritmo, ou aprendizado de máquina (machine learning), que cria um feed baseado nas preferências de cada pessoa para ordenar as publicações e dispensa a ordem cronológica.

Para que as imagens sejam ordenadas, os três principais fatores levados em consideração são: interesse, novidade e relacionamento.

No quesito interesse, o algoritmo do Instagram se baseia em informações do passado, ou seja, identifica o tipo de conteúdo que o usuário mais curtiu para mostrar no feed.

Em novidade: as postagens que são feitas recentemente levam mais vantagem do que as postagens antigas, sendo mais propícias de aparecer no feed dos usuários.

E, por fim, no quesito relacionamento, a plataforma identifica o nível de proximidade com o autor da publicação, verificando o nível de interação por meio de comentários e marcações em demais posts.

Outro fator que influencia muito é a frequência com que o usuário usa o Instagram.

Por exemplo, se a pessoa não tem o hábito de abrir o aplicativo durante o dia, da próxima vez que ela entrar, a plataforma vai mostrar as melhores fotos publicadas neste período que ela ficou sem entrar.

A quantidade de pessoas que cada um segue também pode influenciar o algoritmo, visto que, quanto mais pessoas você segue, menos publicações você verá de cada uma delas.

Por último, está o tempo de uso.

A plataforma verifica quanto tempo você costuma acessar o aplicativo, se você acompanha poucas fotos por vez ou se passa muito tempo na rede social.

Mais uma novidade a vista: o feed em ordem cronológica vai voltar

Na última quarta-feira (5), Adam Mosseri, chefe da rede social, anunciou em sua conta no Twitter que o Instagram iniciou testes para retornar com o feed cronológico.

Veja o vídeo:

De acordo com Adam, serão três novos formatos de feed disponíveis: Home, Seguindo e Favoritos.

Home

A Home, ou Página Inicial, será semelhante ao que temos hoje, tudo selecionado pelo algoritmo, recomendando ainda perfis e páginas sugeridos entre as publicações.

O que diferencia a Home da atual é que, com o passar do tempo, depois de todas adequações, esta aba vai exibir cada vez mais conteúdos recomendados.

A ideia aqui é que ela seja uma aba para descobrir novos conteúdos e perfis, a partir do gosto pessoal de cada um.

Seguindo

A aba de Seguindo será cronológica e vai exibir aos usuários as publicações feitas apenas pelas pessoas que o usuário segue, sem interrupção de recomendações e sugestões.

Esse modelo foi muito solicitado pelos usuários desde 2016, ano em que as postagens passaram a ser comandadas apenas pelo algoritmo e começou a gerar reclamações dos internautas.

Favoritos

Em Favoritos, o usuário terá a opção de favoritar perfil de familiares, amigos ou criadores de conteúdo e adicioná-los a uma lista exclusiva.

A novidade agora do Instagram será os três novos formatos de feed e entre eles, o de ordem cronológica está de volta.

E aí, o que você achou das mudanças?

Mudanças aprovadas ou desaprovadas?

Fato é que você terá mais autonomia para selecionar o que deseja consumir na rede social.

O chefe do Instagram ressaltou que o propósito das mudanças é proporcionar o bem-estar na rede social.

“É importante para mim que as pessoas se sintam bem neste tempo que elas gastam no aplicativo. E eu acho que dar para as pessoas meios de moldar o Instagram para o que é melhor para elas é uma das melhores formas de se chegar a esse objetivo”, concluiu.

Concluindo

Apesar de recém-divulgada, a atualização já está sendo liberada para alguns usuários, com exclusividade.

No entanto, não existe uma data exata.

“Os testes já estão começando ou começarão no máximo nas próximas semanas. Nós esperamos poder lançar a experiência completa para todos os usuários ainda na primeira metade deste ano”, finalizou Adam Mosseri.

Seja como consumidor ou produtor de conteúdo, já podemos tirar como base que o tempo de uso na plataforma vai aumentar drasticamente e que tudo será uma nova maneira para influenciadores digitais e criadores de conteúdo se adaptarem e redescobrir a melhor maneira para desenvolver o seu trabalho e compartilhar momentos com família e amigos.

Aqui na VCD, você fica por dentro das novidades em primeira mão. Nos acompanhe pelo Instagram, Twitter ou Facebook e veja mais novidades sobre o universo do mkt digital!

Você pode gostar...

Inscreva-se
Notificar quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments