Site institucional de sucesso: O que é e qual a função?
Muitas pessoas não sabem o que é a criação de sites institucionais e qual é a sua importância. Mas para quem possui uma empresa, esse tipo de site é essencial.
Em especial porque esse é o canal principal onde você posicionará sua empresa na internet.
O site institucional é a porta de entrada para que as pessoas, seus futuros clientes, conheçam sua empresa e assim, tenham informações mais detalhadas sobre os produtos ou serviços que você oferece.
Portanto, ela acaba sendo o primeiro lugar que a pessoa procura por informações. Com um site institucional, você tem inúmeras maneiras de inovar o seu negócio e destacar sua marca.
Veja como a seguir.
O que é um site institucional?
Em primeiro lugar, você precisa saber que um site institucional é o lugar onde sua empresa tem representação no meio digital.
Portanto, é nele que você promoverá sua marca e tudo o que você oferecerá para o seu público.
A função principal desse site para empresa é poder juntar em um só lugar a informação necessária de seu negócio e ainda ser um meio para atrair clientes, fortalecer sua marca e dar um atendimento mais amplo para aqueles que te procuram.
Um site institucional em geral acaba sendo uma das primeiras coisas que o consumidor procura antes de adquirir algum produto.
Ter uma seção “sobre nós” então, é fundamental para que esse tipo de site se destaque e tenha o sucesso desejado. Mas não só isso, um site institucional traz inúmeros detalhes que agregam ao valor de sua empresa.
Todas as sessões então devem ser bem divididas para que o visitante consiga navegar facilmente por sua plataforma sem se sentir perdido.
Então tudo referente a:
- Ações sociais;
- Projetos;
- Promoções;
- Políticas da empresa;
- Missão, visão e valores;
- Suporte;
- Atendimento;
- FAQ;
- Entre outros elementos.
Acabam sendo muito necessários de se conter dentro da área institucional. Dependendo da área que sua empresa atue, esse tipo site pode ser um portal para que outros colaboradores participem.
Para que serve o site institucional?
A dúvida que mais se destaca acerca da criação de site institucional é sobre sua utilidade, principalmente por conta das redes sociais existirem e serem tão presentes no dia a dia do consumidor.
No entanto, ainda que as pessoas sejam bastante ativas nas redes, as mídias sociais ainda não são o lugar mais confiável e adequado para informar o consumidor informações relevantes sobre a empresa.
Sendo assim, se você quer passar credibilidade e confiança ao se comunicar com seu público, é indispensável que você tenha esse site para empresa.
Além disso, através de um site institucional, você consegue ter uma melhor otimização de SEO. Desse modo, com um site bem estruturado e com um SEO bem organizado, ficará muito mais fácil das pessoas acharem sua empresa.
Assim, seu site pode atuar como sua ferramenta de marketing e ser uma poderosa plataforma para sua empresa.
Se você ainda tem dúvidas sobre como um site institucional de sucesso pode ter um impacto positivo em sua empresa, então veja alguns motivos abaixo:
Imagem da empresa fortalecida
Estar presente no meio digital hoje em dia é essencial para que você tenha um forte posicionamento e esteja marcado na mente do consumidor.
Um site empresarial serve quase que exclusivamente, além de prestar um serviço, para que consiga fortalecer a marca da empresa ainda mais na mente do consumidor.
Sendo assim é muito importante que você tenha essa plataforma pronta para criar um vínculo mais próximo entre empresa e cliente.
Credibilidade e confiança
A reputação de uma marca também é atingida se a mesma possui um site que esteja à altura do que sua empresa representa.
Se existe alguma empresa com bom potencial cujo o site é mal elaborado e confuso, muito pouco provável que as pessoas acabem o levando a sério.
Sendo assim, construir algo profissional faz com que sua marca consiga ter valor, confiança e credibilidade.
A identidade visual diz muita coisa sobre uma empresa, então deixá-la de lado é um erro.
Maior alcance de pessoas
Os sites, para quem não sabe, são os principais resultados de entrega feitos pelo Google quando uma pessoa procura sobre algum produto determinado, ainda que não saibam o nome da empresa.
Sendo assim, ter um site é garantia de que você será facilmente achado por pessoas que estejam procurando pelo o que você entrega.
Além disso, por se encontrar em um ambiente digital, é muito mais fácil que qualquer pessoa encontre você.
Portanto, acaba sendo muito mais fácil trabalhar o marketing e focar no crescimento de sua empresa pelo menos no âmbito digital para que ela consiga ser reconhecida por mais pessoas.
Ainda, é uma ótima forma de se manter competitivo frente a concorrência.
Com pequenos investimentos estratégicos, é possível que você tenha a visibilidade para milhões de consumidores com muito menos investimentos financeiros do que você teria com as mídias tradicionais.
Segmentação de público
Um site institucional faz com que você tenha dados suficientes para conhecer o seu público e saber exatamente onde você tá investindo.
Com ferramentas gratuitas de estatística, você pode montar estratégias futuras melhores por conhecer através dos dados coletados, o que seu nicho tem interesse.
Sendo assim, você consegue transformar os clientes em potencial em clientes fiéis.
Através de estratégias simples de marketing digital, você consegue trabalhar uma gama de fatores relevantes para o seu negócio.
Então pense antes de não investir em um site institucional, pois ele te trará inúmeros benefícios.
Conclusão
Saber o que é um site institucional se você tem uma empresa, acaba se tornando fundamental para que você obtenha um reconhecimento maior e mais profissional do seu negócio.
Com todos os elementos necessários dentro desse site bem trabalhados, os resultados para sua empresa serão muito mais satisfatórios.
Agora que você já sabe o quão fundamental esse tipo de site é para uma empresa, caso você ainda não tenha um, procure uma empresa para que possam desenvolvê-lo.
Além de apenas explicativo e informativo, através dele você pode aplicar diversas estratégias de marketing diferentes. Gostou deste artigo? Nos conte nos comentários e compartilhe-o.