Identidade visual: tenha uma marca impactante no mercado com a VCD!

Definimos identidade visual como a combinação dos elementos visuais que identificam o nome, ideia, produto ou serviço de alguém.

Não é preciso muito para perceber o quanto as marcas estão presentes na nossa memória. Basta falar em uma maça mordida ou do tradicional “M” da rede de fast food que automaticamente pensamos na Apple ou no McDonald’s.

Para você que está começando agora a empreender ou já tem a ideia formada do tipo de negócio que pretende abrir, este artigo vai te ajudar no processo da identidade visual e mostrar as melhores dicas para você aplicar durante a construção do seu branding.

O branding, na prática, se resume ao processo de gestão da marca através das estratégias de marketing, por meio do posicionamento nas redes sociais, estilo de conteúdo ou das plataformas utilizadas para fazer a empresa se tornar mais conhecida, desejada e positiva na mente dos clientes e do público em geral.

A meta é fazer com que as pessoas conheçam o seu nome, identifiquem a logomarca e reconheçam o seu produto para que, quando ela estiver na dúvida, se deve ou não comprar, a memória da marca interfira diretamente na decisão de compra.

Identidade visual: tenha uma marca impactante no mercado com a VCD!

Claro que as marcas citadas anteriormente já são consolidadas no mercado e possuem alto grau de fidelização dos consumidores, mas elas também passaram por todo o processo de construção e gerenciamento de marca, assim como você vai passar.

Logotipo ou logomarca? Veja a diferença!

Antes de nos prologarmos no assunto de identidade visual, vamos explicar os conceitos que ainda confundem muita gente: logo, logotipo, marca e logomarca.

Na área de comunicação, o logotipo é conhecido pela representação gráfica do nome de uma empresa, enquanto o termo logo se trata da abreviação de logotipo.

O termo marca abrange um conjunto maior de elementos que identificam uma empresa, que pode ser formado pelo símbolo, slogan, logo, cores, tipografia, entre outros.

O autor e professor Philip Kotler é conhecido como o “pai do marketing moderno” e, segundo ele, a marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.

Philip Kotler – “pai do marketing moderno”

Benefícios – Os benefícios são as vantagens que o consumidor tem ao adquirir determinado produto.

Atributos – Os atributos são palavras que definem a marca na execução do produto ou serviço. Podem ser: durabilidade, qualidade, rapidez no atendimento, entre outros.

Valores – Os valores visam transmitir o posicionamento da empresa. 

Personalidade – Semelhante à persona, a personalidade detalha como a marca é se fosse uma pessoa e quais as características ela teria.

Cultura – A cultura é o modo como a empresa atua e lida com a equipe e clientes.

Usuário – Os usuários podem ser associados ao público-alvo da marca, ou seja, quando a marca sugere o tipo de consumidor que compra o produto.

A construção de uma identidade visual

Aqui na Você Digital Propaganda, nós não criamos apenas logotipos.

Nós te ajudamos a construir uma marca visualmente impactante, que transmita emoção e fortaleça o ideal da sua empresa e o mais importante: que ela possua todas as técnicas para que a sua marca seja aplicada em todos os formatos e supere a barreira do tempo.

A psicologia das cores e o significado das formas são apenas alguns dos inúmeros processos que o nosso time de criação utiliza para criar a marca dos seus sonhos.

Ao contratar o plano de identidade visual, nós vamos te entregar um manual de marca, além de materiais complementares, como assinaturas, cartões de visitas, cartões digitais, papéis timbrados e ícones para as suas redes sociais.

Na agência, um logotipo é elaborado a partir de 4 etapas:

  1. Pesquisa
  2. Formação de conceito
  3. Desenvolvimento de esboços
  4. Digitalização

Na etapa de pesquisa, os profissionais buscam entender o ramo do empreendimento e como ele está posicionado no mercado para que inicie a formação do conceito.

Com base no briefing e objetivos do cliente, é desenvolvido o conceito da marca. Afinal, uma marca vai muito além do briefing. É preciso externar os valores e a essência do negócio.

No desenvolvimento de esboços, os designers gráficos iniciam a produção desenhando alguns modelos do que imaginam para a marca e por fim, finalizam-na digitalizando para softwares específicos.

Como ter uma identidade visual impactante

O primeiro passo para ter uma identidade visual impactante, com certeza é pensar em um nome forte, que soe bem e em uma marca que harmonize todos estes aspectos.

Para compor uma identidade visual, os três principais elementos são: cores; ícones, símbolos e ilustrações; e tipografia.

Cores

Mais do que deixar bonita e atrativa, a psicologia das cores tem a função de orientar o responsável por desenvolver a marca sobre o significado de cada cor, já que cada uma desperta um sentimento específico e passa uma determinada ideia.

Identidade visual: tenha uma marca impactante no mercado com a VCD!

Isso significa que, quando for escolher a sua paleta de cores, é preciso voltar ao conceito e objetivos da sua marca.

Conheça algumas das principais sensações causadas pelas cores:

  • Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade;
  • Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade;
  • Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela;
  • Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.

Ícones, símbolos e ilustrações

Os elementos visuais, como ícones, símbolos e ilustrações são necessários para dar suporte a uma identidade em postagens, vídeos, legendas e materiais diversos.

Para os ícones e símbolos, muitos designers utilizam das formas geométricas, que também não associadas alguns sentimentos:

  • Círculo: união, amizade, relacionamentos;
  • Triângulo: inspiração, equilíbrio, suporte, poder;
  • Quadrado: firmeza, estabilidade;
  • Linhas Horizontais: tranquilidade, calma;
  • Linhas Verticais: superioridade.

Tipografia

É comum que as marcas possuam fontes primárias e secundárias. As primeiras, são aquelas escolhidas para o logotipo, enquanto as que chamamos de secundárias são de apoio – usadas em demais comunicações, como em postagens nas redes sociais e em campanhas de marketing.

Os tipos de letra dão um novo tom e personalidade aos textos e posts e assim como as cores, as fontes podem ser associadas as seguintes sensações:

  • Serif: formal, confiante, maduro, prestígio, altamente legível;
  • Sans serif: informal, agradável, moderno, chique;
  • Slab Serif: robusto, forte;
  • Script: tipicamente formal, elaborado, especial;
  • Manuscrita: pessoal, criativo, único.

Identidade visual: concluindo…

Uma identidade visual completa e bem feita está relacionada à percepção que os clientes possuem com a marca.

Trabalhando o branding, em conjunto ao desenvolvimento da identidade visual, você consegue deixar claro e transmitir todas as sensações, valores e os objetivos que a empresa carrega.

Com a Você Digital Propaganda, você desenvolve uma estratégia personalizada para o seu negócio e alcança resultados surpreendentes.

Clique aqui e veja as identidades já desenvolvidas por nossa equipe.

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Tiago
Tiago
8 meses atrás

Oii estava navegando em seu blog e encontrei diversos artigos interessante como este. 2023