Squeeze Page: o que é e como criar uma para o seu site

Squeeze Page

A Squeeze Page leva um visitante a fornecer o seu endereço de e-mail, portanto, ela é necessária para que seu negócio consiga capturar mais leads.

É dessa forma que uma empresa consegue se comunicar com seus potenciais clientes, melhorar o relacionamento e fidelizar quem já faz negócio com ela.

Isso quer dizer que estamos falando de um dos principais recursos de marketing, porque realmente traz os resultados esperados. Sem falar que ela te livra de ações nada eficientes, como comprar uma lista de e-mails.

Por meio dela, você vai descobrir contatos de pessoas que realmente têm interesse no que você vende, ao contrário daqueles que já vêm “pronto” em uma lista comprada.

Além de não darem resultado, ainda desperdiçam seus investimentos em estratégias como e-mail marketing, fluxos de nutrição, newsletter, entre outras.

É como se você pagasse caro para falar sozinho. Nada positivo para os negócios, não é mesmo? É por isso que você precisa saber o que é Squeeze Page, como criá-la e como a captação melhora visivelmente os seus resultados.

É exatamente sobre isso que vamos falar aqui, então, se você está curioso ou quer saber mais sobre o assunto, leia até o final.

O que é Squeeze Page?

Você já acessou uma página, ficou interessado em um conteúdo, mas só poderia ter acesso se preenchesse um formulário com seu nome e e-mail? Se sim, você acessou uma Squeeze Page.

Essas páginas têm o objetivo de captar contatos de visitantes para criar uma lista de e-mail. Ou seja, se uma empresa de sistema de ponto online tem essa página, então ela consegue formar uma forte base de leads.

Para fazer com que o visitante preencha os dados solicitados, a Squeeze Page é construída de maneira persuasiva, além de oferecer um conteúdo específico em troca de algumas informações. Esses conteúdos iscas podem ser:

  • Planilhas;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Modelos;
  • Áreas restritas;
  • Entre outros.

Quando a página coleta os dados de um visitante, ela faz o que chamamos de captura. Ou seja, consegue conquistar dados essenciais para converter aquele visitante em lead para a empresa.

Em outras palavras, a Squeeze Page é a porta de entrada dos leads para o funil de vendas, onde a organização, como uma fabricante de ficha caixa, converte tráfegos em leads.

Elas servem para que a marca tenha acesso aos e-mails de seus potenciais clientes, usando uma moeda de troca.

Squeeze Page
Close-up of male hands using laptop in home.

Se um visitante deseja obter o conteúdo em troca de alguns dados dele, então a companhia já sabe que ele, de fato, pertence ao seu público-alvo. É uma pessoa interessada e que está engajada com a estratégia, o que facilita a venda.

Contudo, é preciso saber quando usar essas páginas, pois elas não podem ser aplicadas aleatoriamente. É importante dizer que ter uma boa lista de e-mails é essencial para um funil de vendas bem elaborado e eficiente.

Se você comprar uma lista de e-mail, estará investindo dinheiro em algo que pode trazer pouco ou nenhum resultado, afinal, são pessoas que nunca tiveram contato com seu conteúdo ou que nem conhecem a sua marca.

Essa página deve fazer parte do começo da estratégia, ou seja, do topo do funil de vendas. Para atrair pessoas até a Squeeze Page, é essencial investir em conteúdos de qualidade.

Uma empresa de locação de som vai, dessa forma, conquistar o engajamento das pessoas, pois elas não fornecerão seus dados a troco de nada.

É preciso haver uma moeda de troca, que neste caso são os conteúdos do interesse do público, que levam as pessoas até à sua página.

Para funcionar, ela deve ser simples e objetiva, tendo uma imagem de fundo ou um fundo neutro, juntamente com o formulário.

Para entender melhor como fazer uma boa Squeeze Page, no tópico a seguir, vamos dar algumas dicas importantes. Confira.

Dicas para criar uma Squeeze Page

Para criar uma página que realmente leve os seus visitantes a fornecer alguns dados importantes, é preciso seguir alguns princípios. São eles:

Pedir apenas o e-mail

Nunca peça para que o visitante preencha muitos dados, pois mesmo que seja importante para o seu negócio, essa atitude pode fazer com que ele desista.

O ideal é solicitar apenas o e-mail e, no máximo, o nome, pois isso pode ajudar a personalizar a mensagem.

Para tornar esse processo mais vantajoso, uma empresa de motoboy, por exemplo, pode usar algumas ferramentas que identificam o usuário pelo seu endereço eletrônico.

Inserir uma boa imagem

Um erro comum é usar imagens de baixa qualidade, em excesso ou que não estejam relacionadas ao conteúdo.

O ideal é usar uma única imagem, com boa resolução, que destaque o material oferecido e transmita, com clareza, a ideia que está sendo proposta.

Dentro do marketing digital, de uma forma geral, usar imagens é importante, mas no caso da Squeeze Page, elas são essenciais.

Construir uma boa headline

Os visitantes que chegam até essa página de captura estão prestes a fornecer um dado importante para o seu negócio.

Uma empresa de impressão de banner que tem sucesso em sua estratégia não fornece informações em excesso, principalmente, para não desviar o usuário de sua ação.

Em outras palavras, precisamos ser diretos e entregar apenas o que realmente é necessário. Se o título da página é muito longo, você pode acabar afastando o visitante.

Destacar o CTA

CTA significa Call to Action, ou chamada para ação em português, e é o responsável por efetivar a conversão. É por isso que esse botão deve estar destacado na Squeeze Page.

Para isso, utilize cores chamativas, para atrair a atenção do visitante e fazê-lo continuar no funil de vendas da sua marca.

O posicionamento também depende da atividade desejada, por isso, o botão deve ser de fácil percepção e ter um texto estimulante. Por exemplo, “Clique aqui e saiba tudo sobre stand feira”.

Fazer um bom design

Para que a sua estratégia de captura de e-mails dê certo, é essencial caprichar no design da sua Squeeze Page. Principalmente quando levamos em conta o fato de que o usuário não pode ser distraído.

O ideal é criar uma página limpa, com foco no objetivo de fazer a conversão. Também é importante levar em conta outros componentes, como a qualidade da imagem (que mencionamos acima), velocidade de carregamento e escaneabilidade.

Apostar em diferentes lugares

É importante inserir links de redirecionamento em outras páginas de seu site ou blog. Divulgue a Squeeze Page também nas redes sociais e outros canais que o seu negócio utilize.

Contudo, é preciso planejar bem essa divulgação, para que seja um trabalho feito de maneira direcionada, ou seja, para pessoas realmente interessadas.

Como a captação influencia os resultados

Agora que você já sabe o que é uma Squeeze Page, para quê serve, seus objetivos e como criá-la do jeito certo, vamos explicar, de forma breve, o impacto da captação de e-mails de leads nos resultados das empresas, como uma de plotagem arquitetura.

Quando uma companhia captura um e-mail de contato com um visitante, ela acaba de conquistar um lead, que são pessoas que demonstraram interesse em um conteúdo relacionado àquilo que sua marca tem a oferecer.

Ao atraí-los, o negócio pode levantar informações mais detalhadas a respeito desses potenciais clientes, estabelecer um relacionamento com eles e começar o processo de nutrição.

A nutrição é o envio de materiais que acompanham as etapas do funil de vendas em que se encontra cada lead. Conforme ele avança, mais perto de se tornar cliente está, ou seja, mais próxima está a venda.

Sem falar no fato de que toda empresa, como uma de refeição coletiva, que gere leads, consegue aumentar a sua visibilidade e construir um banco de dados confiável, que realmente esteja interessado em seus produtos e serviços.

marketing digital

Em outras palavras, estamos falando da conquista de pessoas que tenham potencial para se tornarem clientes, aumentando suas vendas. Portanto, a captação de e-mails vai impactar de maneira positiva os resultados da organização.

Conclusão

A Squeeze Page é fundamental para as estratégias de marketing digital voltadas para a captação de dados de leads. Para que seu funil de vendas dê certo, ela precisa estar presente.

Neste artigo, você descobriu como criar uma página eficiente e que te ajude a iniciar o seu funil. Não se esqueça de realizar alguns testes antes de colocá-la no ar definitivamente, pois assim você consegue adequá-la ao perfil de seu público.

Conquistar uma boa lista de e-mails hoje em dia é muito importante para que você possa trabalhar as principais estratégias de marketing digital, e com a Squeeze Page você abre as portas para seus leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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