Qual a diferença de anunciar no Google e Facebook?

Diferença entre o anúncio do Google e Facebook

Imagina que você está em casa, deitado no sofá, desbloqueia o celular e começa a rolar o feed do Facebook. De repente, uma foto ou vídeo de uma marca ou serviço qualquer desperta seu interesse. Você fecha o aplicativo, entra no Google e pesquisa pelo segmento do anúncio que viu. Os primeiros resultados da busca é o do negócio que você já tinha visto.

Provavelmente você vai clicar e querer conhecer a carinha do site e os conteúdos produzidos, certo?

Então, agora eu te conto o segredo: do ponto de vista da marca, essa é a jornada ideal que o cliente deve percorrer para engajar com o negócio e consumir o produto.

Ao mesmo tempo, existem milhares de empresas que têm esse mesmo objetivo em todos os segmentos possíveis, até nos mais inusitados.

Aí entra a importância do anúncio e do tráfego pago para ter mais visibilidade.

Tráfego pago ou orgânico?

Existem dois tipos de tráfego, o orgânico e o pago.

O tráfego orgânico é aquele que depende da relevância do seu site, quantidade de acessos, autoridade de domínio, backlinks e não envolve dinheiro.

No Facebook, não existe tráfego orgânico, por que ele o é o seu feed. No Google, o orgânico são os sites que estão bem ranqueados tendo base no SEO.

Já o tráfego pago é o responsável por trazer mais visibilidade e resultado de vendas, de acordo com a quantidade de dinheiro investido.

Conhecendo mais sobre o anúncio

O anúncio digital está presente nas plataformas com o propósito de divulgar os produtos, serviços e marcas e gerar engajamento.

Você já deve ter notado que ele aparece em formato de texto, vídeo e imagem.

Os tipos de anúncio mais relevantes ocorrem por meio do Google AdS e Facebook Ads, baseados na estruturação, valores investidos, extensões e relevância do site.  

Anúncio no Google X Facebook

Nessa etapa, chegou o momento de explorar os objetivos de cada um.

No Facebook, os anúncios são trabalhados com foco no topo do funil. Ou seja, são as pessoas que não conhecem a marca e não tem interesse no produto naquele momento.

Ela não está pesquisando sobre o produto, o anúncio que vem e fala indiretamente para ela olhar e se interessar.

O foco da plataforma é despertar o interesse, sempre. Até porque, quem está no Facebook, indiretamente, não quer ver propagandas o tempo todo, ela só quer ver foto da família ou dos amigos.

Então, se determinado anúncio chama atenção e faz a pessoa se engajar, ela te leva ao próximo passo.

E qual é o passo seguinte? O Google.

No Google, os anúncios são diferentes, o foco é o fundo de funil. Quando alguém vai buscar algo no campo de pesquisa, a pessoa já despertou o interesse no Facebook ou ela já tem consciência do que precisa.

Então, acessa o Google para achar o que ela quer e aí ocorre a conversão para adquirir os produtos e engajamento com a marca.

Resumindo, o Facebook desperta o interesse e o Google converte.

Por que os dois caminham juntos?

A maioria das pessoas não está interessada em comprar um produto.

Então, independente do seu segmento, o ideal é trabalhar com as duas plataformas de anúncio, Facebook e Google, e fazer com que o cliente percorra o caminho citado no início deste artigo.

E quanto eu gasto com tudo isso?

Para anunciar nessas plataformas, você precisa aceitar que tanto o Google como o Facebook são leilões.

Quem paga mais, aparece mais. E aí vai de cada negócio escolher o quanto quer investir. O investimento mínimo recomendado para conseguir resultados no Google é a partir de R$ 300 mensais, e no Facebook, R$ 360.

Também é necessário definir uma verba diária para uso. Exemplificando, se o anúncio no Google é de R$ 300, divididos por 30 dias, o limite diário fica de R$ 10.

A importância de estabelecer essa verba é para não chegar no segundo dia do mês e acabar o dinheiro. O Google pode gastar os 300 reais em um dia e disparar para todo mundo.

É uma estratégia para quem precisa fazer um anúncio urgente, porém, na maioria das vezes, a empresa precisa vender o mês inteiro, com isso, não é viável investir muito em um dia só. No Facebook, é a mesma coisa.

A partir daí, cada empresa decide o valor de investimento, a plataforma gera um boleto ou a pessoa paga no cartão e saldo fica disponível para uso dos anúncios.

Dica – Se você deseja alcançar mais pessoas, tem que pagar mais para o Facebook. Já se você quer aparecer no topo das pesquisas, tem que pagar mais para o Google. O Facebook paga o anúncio a cada mil visualizações e o Google paga por clique.

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