Funil de e-mail marketing: entenda como criar campanhas de sucesso

funil de e-mail marketing

Você já deve ter ouvido de algum profissional do marketing dizendo que o e-mail marketing é algo obsoleto e acabado. No entanto, isso está longe de ser verdade. Atualmente, essa ferramenta tem sido uma das mais poderosas e de melhor desempenho das estratégias de marketing das mais variadas empresas, crescendo cada vez mais ano após ano. 

Hoje em dia, com as ferramentas específicas usadas da forma correta, uma campanha de e-mail marketing consegue proporcionar resultados surpreendentes, gerando um ROI importante para as empresas de diversos setores

Porém, para que essas empresas consigam atingir as principais vantagens do e-mail marketing, é fundamental que elas consigam criar um bom funil de e-mail marketing, com uma estrutura completamente planejada. 

Esse tipo de estratégia conseguirá aumentar seus leads e, consequentemente, as vendas da sua empresa. Quer saber como? Continue a leitura deste artigo.

funil de e-mail marketing

Entendendo o que é funil de e-mail marketing

Muito se engana quem pensa que criar uma campanha de e-mail marketing é apenas enviar e-mails para os potenciais clientes de forma aleatória. O objetivo é muito maior e vai de encontro com a maturação de um lead para que ele possa virar um cliente permanente do seu negócio. 

Assim, essa estratégia trabalha com a nutrição do lead por um período longo, dependendo diretamente do ciclo de vida do cliente da sua empresa. E, por isso, que ao criar um funil de e-mail marketing eficaz, você deve entender e procurar solucionar os problemas que seu público possa ter.

Porém, você deve estar se perguntando: como eu posso aprender os problemas dos clientes de forma automatizada, se cada um deles possui uma necessidade e anseio diferente?

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É aí que o funil de e-mail marketing consegue atuar, pois cada um desses clientes entrará em seu próprio tipo de funil. Desta forma, é importante entender que o funil de e-mail marketing precisa ter os seguintes objetivos:

  • criar um ponto de atenção do lead/cliente;
  • capturar cada vez mais leads para que eles visitem seu site;
  • trazer informações relevantes e suficientes para que esse lead fale com você diretamente para solucionar suas dúvidas.

É importante ressaltar que o um funil de e-mail marketing não é necessariamente uma campanha promocional de vendas. O objetivo, neste caso, é enviar e-mails marketing em momentos estrategicamente planejados para que eles possam atuar diretamente com o que seu cliente possa estar passando naquele momento. 

Aprofundando-se nas personas 

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Provavelmente você já ouviu falar na persona do seu cliente e até deve trabalhar com isso no momento. Assim, é importante saber que cada tipo de cliente acaba se encaixando em um tipo de persona diferente. Elas que ajudam identificar como comprador precisa de uma versão diferente do e-mail para converter. 

Vale lembrar que identificar as personas para o e-mail marketing não é uma tarefa tão simples. Porém, quando você consegue fazer isso, será capaz de saber rapidamente como falar com cada uma delas. A partir daí, a sua chance de convertê-los em clientes se torna uma tarefa mais fácil. 

O passo a passo da criação do funil de e-mail marketing

Para fazer esse processo, o ideal é que você siga uma série de etapas, capazes de cobrir todos os pontos necessários para uma campanha de e-mail marketing de sucesso. 

Essas etapas conseguem entender o que fornecer ao cliente no estágio correto, buscando criar uma linha do tempo de contato com o lead. Vamos às etapas:

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O topo do funil

Esta é a etapa em que você vai buscar e adquirir os contatos que poderão se tornar compradores da sua empresa. Assim, o primeiro passo é criar um e-mail opt-in. Isso quer dizer que você deve fornecer uma oferta gratuita, com o objetivo de atrair seu lead para que forneça seu nome e e-mail, para que faça parte da listagem de e-mail marketing. 

Quando isso acontece, você poderá enviar todas as suas ofertas de e-mail e colocar os leads no seus devidos funis. 

Uma maneira de fazer isso é criar uma landing page específica para cada caso. Aqui, você consegue captar todos os leads que possam fazer parte de uma campanha de marketing específica. 

O meio do funil

Aqui é o momento de nutrir os clientes que você já tem contato. Nutrir quer dizer gerar conteúdo para que um dia eles possam comprar de você. 

Uma forma de fazer isso é criando pontos de contato para manter sua marca como primeiro plano, exemplificando o que faz e como pode solucionar os problemas. Vale lembrar que todas as ações precisam ser programas anteriormente. 

funil de e-mail marketing

Essa nutrição deve ser feita com uma sequência de tempo, normalmente separadas por semanas, com gatilhos mentais de proposta de valor. Esses gatilhos vão servir para que você coloque os leads em pontos diferentes da automação. 

Alguns exemplos de e-mails de nutrição incluem:

  • comunicações personalizadas;
  • conteúdos gerados pelos users;
  • webinars e palestras;
  • dentre outros. 

A duração dessa nutrição depende do ciclo de vendas, que pode durar dias, semanas ou meses. 

Fundo do funil

Essa é a fase que se aproxima da conversão de vendas. Uma vez que os contatos se aproximam do fundo do funil, eles ficam mais próximos de virar potenciais clientes.

Os leads do fundo do funil são capazes de gerar uma conversão maior do que aqueles que saíram do ciclo no começo do contato. Porém, não quer dizer que estes estejam longe de chegar no fundo do funil, também. Você pode redirecionar esses contatos com um e-mail que os encoraje a recomeçar de onde pararam.

O fundo do funil de e-mail marketing pode ter conteúdos com gatilhos de urgência, que informem ofertas limitadas ou prestes a terminar, com o objetivo de criar um resultado positivo.

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Conclusão

Esses são apenas alguns passos que você deve entender para a criação de um funil de e-mail marketing, que envolve muitos outros detalhes fundamentais para a futura conversão de vendas. 

Como esse é um processo que demanda tempo e expertise, o mais indicado é fazer isso com uma equipe profissional em marketing digital, focada em estratégias de sucesso e que convertam. 

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