Marketing de fim de ano: 6 ações que você precisa fazer para ter sucesso
Dezembro chegou. E você, ainda não iniciou o seu planejamento de marketing para o fim de ano?
Calma que dá tempo!
Entendemos que este mês é sempre um momento turbulento para a maioria das pessoas.
É a fase de comprar presentes, organizar viagens e passeios, se preparar para o natal e o ano novo.
Para as empresas, esta fase é de organizar as pendências que foram se acumulando ao longo do ano e se preparar para o próximo.
Encerrar o ano com todas as demandas feitas é o sonho de muitos e um novo ano pede novas metas, novos desafios e muitos resultados.
Mas antes de focar apenas no futuro, é preciso realizar ações para lucrar neste último mês, aproveitando a fase de maior consumo no varejo e indústria.
Campanha de marketing para o fim de ano: como fazer
Para você que está perdido, sem saber o que e como fazer essas ações especiais, não se preocupe – nós selecionamos algumas dicas especiais para este período.
Passo 1: Captação de leads
A primeira ação que deve ser feita é trabalhar para capturar mais leads para o seu negócio, principalmente nesta fase de fim de ano.
Neste período pós Black Friday e que antecede o natal, os potenciais clientes têm maior probabilidade de se envolver com a marca, através do preenchimento de formulário ou da inscrição em lista de e-mails que prometem ofertas e descontos.
Neste contexto, a estratégia que deve ser preparada é levar o usuário para landing pages, que possuem o intuito de converter visitantes em leads.
Para isso, crie um conteúdo extremamente relevante e que possa interessar o seu possível cliente.
Invista em estratégias de anúncios no Google e nas redes sociais e otimização de SEO para que o usuário seja direcionado a página de conversão.
Passo 2: E-mail marketing em ação
Falar sobre o natal e não lembrar automaticamente dos presentes e das lembrancinhas é impossível.
Muitos dos consumidores já iniciaram as pesquisas online para adquirir os presentes aos seus familiares e amigos.
Por esta razão, as empresas podem aproveitar esta oportunidade para aumentar a base de leads e iniciar as ações de e-mail marketing.
O e-mail marketing é uma ação de marketing digital, onde as empresas utilizam da ferramenta para manter contato e criar vínculos a fim de criar mais resultados na venda, sempre gerando vendas e otimizando os processos e a jornada do cliente.
O momento é ideal para oferecer promoções e descontos, já que isto é o que o cliente está buscando.
Opte por oferecer descontos realmente atrativos, algumas vantagens como frete grátis ou compre e ganhe, além da possibilidade de entrega rápida.
Lembre-se que, se for fazer isso, planeje com seus fornecedores, vendedores e prepare a logística e estoque para isso. Assim, a demanda será atendida com organização.
Outra situação é que o e-mail marketing no fim de ano também é uma ótima opção para voltar a entrar em contato com os clientes inativos.
Mostrar que você se lembra da pessoa que já se envolveu com a sua marca e que você não é mais cliente, pode fazê-la se sentir especial.
Passo 3: Anúncios e mais anúncios
Você já deve ter entendido que estar nas redes sociais deixou de ser algo inédito.
Para se destacar, é preciso ter um conteúdo diferenciado, já que elas representam um ambiente saturado, com grande volume de publicações e algoritmos que não entregam o conteúdo.
Para elevar o seu alcance, a melhor opção é investir em tráfego pago – criar anúncios e investir monetariamente para que eles tenham o alcance esperado.
Passo 4: Sorteios
E-mail marketing, landing page e anúncios – todos estes são caminhos extremamente vantajosos, mas não devem parar por aí.
Uma estratégia bem dinâmica é a realização de sorteios.
Quando você decide fazer um sorteio no Instagram, você eleva o nível de engajamento e interação com a sua página.
Investir em um tipo de sorteio que incentiva o compartilhamento de post, uso de hashtags e comentários no post torna a sua marca mais conhecida e deixa as pessoas mais curiosas, na expectativa para ganhar o brinde.
Passo 5: Omnichannel em todos os momentos
Os clientes costumam transitar muito entre o mundo virtual e físico quando o assunto é compras.
Quantas vezes você já pesquisou sobre um produto específico em todas as lojas de e-commerce, falou com os vendedores pelo WhatsApp ou viu as postagens no Instagram da empresa?
Essa jornada é conhecida pela inovação nos canais de comunicação.
O Omnichannel é quando a empresa está disponível em diversos meios, garantindo que o cliente seja atendido com exclusividade e eficiência, independente do canal que ele busca.
Isso influencia totalmente na experiência e opinião dos clientes.
Passo 6: Vendas atrativas em qualquer dia!
Um dia sem ofertas atrativas pode influenciar o seu faturamento.
Ofertas atrativas se relacionam diretamente com o preço e promoções.
Nestes casos, faça promoções semanais e prefira as que são “compre um e leve dois” ou “ganhe um brinde”.
Abuse das redes sociais para fazer as divulgações e não esqueça de comunicar a validade das campanhas para deixar bem claro ao seu cliente.
Coloque em ação o seu plano de marketing de fim de ano!
Quanto antes você adiantar as suas estratégias e investimentos, mais rápido serão os retornos financeiros.
Com a adoção das ações recomendadas acima, é provável que você compreenda as dores e os prazeres dos seus consumidores. Tudo isso somado a um bom conteúdo, fará você se reconectar com a sua audiência e mantê-la engajada para as ações do início do ano.
O sucesso assim se torna garantido!
Caso deseje implementar ações específicas para o seu negócio, definir verbas de investimento e os conteúdos que mais se adequam nas postagens, ouça a opinião de um consultor de marketing. Nossa equipe está preparada para te orientar!
Comece 2022 com o pé direito. Invista em marketing digital e transforme seus resultados!