Já ouviu falar em redesign? Conheça esta estratégia!
Todo empreendimento nasce com o propósito de ser referência na área em que atua. Para que isso aconteça, um dos caminhos é o investimento em marketing digital. Quando a marca ou identidade visual precisa de reformulações para se adequar às mudanças impostas pela tecnologia, o redesign deve ser aplicado.
Você deve ter a lembrança de que grandes empresas já fizeram suas reestruturações de marca. Como exemplo temos o Nubank, Ponto Frio, Burger King, e tantas outras. Neste artigo, você descobre porque tais mudanças são necessárias e como elas podem ser aplicadas ao seu negócio.
Desbravando o assunto
A identidade visual de uma marca é o primeiro contato da empresa com os clientes e consumidores. Através dos elementos gráficos como cores, tipografias ou ícones, são apresentados os objetivos e princípios que a marca deseja externar.
Quando a identidade visual é desenvolvida, ela já é pensada para ser atemporal, ou seja, não mudar com o tempo. Entretanto, a tecnologia está em constante mudança e dentro do contexto digital, uma destas atualizações inclui novas adaptações na marca, no site e nas redes sociais.
Além disso, fatores como alteração do nicho, marca criada há muito tempo e falta de adequação às plataformas digitais também são motivos para passar por uma reestruturação de marca.
Saiba que parar no tempo não é uma opção. Dessa forma, o caminho do redesign pode ser uma opção.
Explicando o redesign
Redesenhar. Reformular. Reaplicar. O redesign faz parte de uma estratégia de marketing para se reposicionar.
Isso significa que é feita uma recriação de algo que já tenha sido criado, com o propósito de aprimorar a experiência (UX) e interface do usuário (UI).
A recriação inclui qualquer mudança. Seja nas cores, tipografia ou posicionamento da marca.
Mas antes de sair por aí mudando completamente a sua identidade visual, saiba que para fazer qualquer alteração é preciso definir as metas dos projetos, ter os objetivos claros e entender o que se pretende transmitir para o usuário que vai frequentar as suas redes.
O redesign é uma poderosa estratégia para atualizar a experiência de seus clientes no meio digital.
Isto indica que você se preocupa com a opinião e expectativa do seu consumidor.
Por que o redesign é tão importante?
Não tem como discutir que a comunicação visual é um dos fatores que interferem na satisfação do usuário que interage com a sua marca.
Quando você não se preocupa com a experiência do usuário, você perde espaço para o seu concorrente e corre o risco de perder o consumidor.
Assim como as mudanças tecnológicas avançam, o modo de comprar também passou por alterações.
Antes, o estabelecimento comercial era unicamente responsável pelas próprias vendas, ou seja, tinha a missão de cativar o cliente e fazê-lo comprar o produto de modo presencial. Hoje é o cliente que busca os produtos através das lojas online.
Compras rápidas, fretes grátis e promoções relâmpagos são fatores que influenciam diretamente nas vendas online. Mas se o cliente não fica sabendo dessas ofertas, nada adianta.
É preciso que seu site receba visitantes, que suas redes sociais engajem e que você receba sempre os leads mais qualificados. Para isso, o foco é atualizar a sua marca para que novos públicos sejam atingidos e seu negócio agregue valor por meio das tendências de design e marketing.
Atualizando a marca
Deixar a marca com cara nova é um processo amplo e deve ser bem estruturado.
As mudanças feitas precisam seguir o padrão da identidade visual em todas as plataformas, sejam elas um vídeo no YouTube ou post no Instagram, para demonstrar profissionalismo e aumentar o valor do seu negócio.
Se você está na dúvida se é o momento de reestruturar a sua marca, nós separamos algumas questões para te direcionar a fazer uma avaliação interna. Entre as questões a se avaliar, estão:
- Seu Instagram representa a sua marca?
- O site parece desatualizado?
- Um novo usuário se sente confuso quando acessa pela primeira vez o seu conteúdo?
- O site está otimizado para os dispositivos móveis?
- A disposição dos elementos no site está bagunçada?
A partir destas perguntas, você pode entrar em contato com profissionais da área e tirar suas dúvidas quanto ao melhor caminho a seguir.
Quem já fez?
Nada melhor do que conferir quem já fez o redesign, não é mesmo? Abaixo você confere mais sobre empresas que fizeram a readequação.
Nubank
A partir da reestruturação, as curvas que formam o “nu” ficaram mais suaves e menos quadradas, a fim de trazer o lado humano da empresa. O movimento também mudou e segundo a empresa, a ideia é representar duas fitas viradas para dar ideia de movimento, com a ideia de que não para de evoluir.
Além disso, o preenchimento deu às letras um peso maior, deixando a leitura mais acessível e representando amadurecimento dos produtos.
Ponto
Com um formato minimalista, o Ponto Frio, agora representado apenas como Ponto, trocou o logo do pinguim por apenas três formas geométricas: um triângulo e dois círculos. Com isso, a referência do pinguim fica manos evidente e mais subliminar.
Segundo a marca, a nova fase tem foco em tecnologia com bom humor e sem enrolação, já que reforça a mensagem de ir ‘Direto ao Ponto’ e a essência de romper o óbvio por meio de uma comunicação divertida, simples e digital.
Burger King
A repaginada do novo logo traz de volta alguns elementos da marca utilizada nos anos 1960 e introduz uma fonte inspirada no formato dos hambúrgueres, além de uma nova paleta de cores, para criar uma identidade mais digital. O objetivo foi tornar a marca mais moderna e compatível com o meio digital.
Quem pode fazer?
Não é à toa que a construção e fortalecimento da marca seja parte essencial em qualquer estratégia de marketing. Por isso, a modernização de logotipo deve ser levada em consideração.
Até o momento mencionamos marcas consolidadas a nível internacional. Se você está com dúvida, saiba que qualquer pessoa pode fazer.
Como exemplo, temos a Lojas Club, cliente da agência Você Digital Propaganda no segmento de moda e vestuário, que foi fundada em 2008, com foco apenas no comércio físico. Em 2021, a marca foi atraída pelo comércio online e hoje conta com um e-commerce que atende todo o país.
A marca foi reestruturada pela equipe de criação da agência a fim de trazer credibilidade, modernidade e adaptações ao mundo digital, mantendo a essência das cores e reformulando a tipografia. Foram trabalhados três aspectos para o redesign da marca:
- Legibilidade – Neste aspecto, busca-se tornar legível o nome da empresa para ser agradável de ler.
- Contraste – Para evitar que as cores vibrem por estarem muito próximas, foi preciso ajustar o contraste, deixando as letras mais espaçadas.
- Aplicação – A ideia da aplicação é deixar a marca acessível para ela ser aplicada em outros locais.
A simbologia também foi um ponto de destaque, já que o círculo representa a letra “c” e dá a impressão de grupo, significando a eternidade e plenitude. O ponto também deu a ideia de “ponto final” e de representação da ideia de fechar a compra e da empresa estar ali em todos os momentos.
Quanto às cores, a ideia era que uma complementa-se a outra. O vermelho buscando-se representar o dinamismo e energia e o azul, confiança, profissionalismo e seriedade.
E aí, percebeu a mudança que um redesign faz na marca? O que achou destas adaptações? Deixe seu comentário e compartilhe com quem deseja saber mais sobre o assunto.
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