Qual a diferença entre social media e tráfego pago?
No marketing digital, muitas áreas dentro da agência possuem suas particularidades e se relacionam, como é o caso do social media e do tráfego pago.
É comum os clientes chegarem até a nossa equipe comercial com dúvidas relacionadas a essas áreas e profissões. Das inúmeras perguntas feitas, separamos as que mais costumamos ouvir:
-Para que serve?
-Por que investir?
-Qual é a melhor?
-Qual a diferença entre fazer postagens e anúncios no Facebook?
-Por que é preciso ter frequência de postagens nas redes sociais?
-Como ambas se relacionam?
Para esclarecer essas e mais dúvidas, siga acompanhando o nosso artigo do blog.
E se a sua empresa quer se destacar no mercado digital e busca uma maneira para isso, o combo perfeito é: redes sociais ativas + anúncios no Facebook e Google + artes criativas e diferenciadas.
Explicando o social media
A área de social media em uma agência é responsável por realizar o gerenciamento das redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Tiktok).
A função do profissional inclui a criação de cronograma e pautas, a definição do melhor dia e horário para serem postados, além do desenvolvimento de estratégias com o objetivo de gerar engajamento, interação e visibilidade da marca.
Sem contar que o profissional também analisa dados e métricas para gerar relatório dos resultados.
Explicando o tráfego pago
Em geral, o conceito de tráfego pago se refere ao investimento de anúncios pagos.
O profissional da área, chamado de gestor de tráfego, fica responsável por gerenciar o dinheiro que o cliente disponibiliza para criação de anúncios no Facebook, Instagram e Google, por exemplo, podendo abranger até o YouTube, criando campanhas de anúncios nas plataformas, além de ser responsável pelas copys (textos estratégicos) dos clientes.
O tráfego pago trabalha sempre com o propósito de garantir resultados e retorno sobre o investimento do cliente. No marketing, esse retorno recebe o nome de RÓI.
Vale lembrar que o gestor de tráfego não é responsável por criar conteúdo, ele apenas atua mais na parte estratégica e analítica deste mercado.
No Marketing Digital, o tráfego pago é usado para conduzir visitantes a páginas estratégicas para as empresas, como as de vendas ou de conversão.
Com isso, você pode criar anúncios para:
- Enviar as pessoas para um destino, como um site, um aplicativo, uma ligação telefônica ou uma conversa no Messenger (cliques no site)
- Aumentar o número de pessoas que acessam o seu aplicativo para celular ou desktop (engajamento com o aplicativo)
A diferença entre social media e tráfego pago
Tráfego pago
- Tem um perfil mais estratégico e analítico;
- Desenvolve copys mais persuasivas;
- Cria campanhas e estratégias direcionadas aos anúncios.
Social Media
- Realiza pesquisa de mercado;
- Cria cronogramas de postagens;
- Interage com outras pessoas.
Como ambas se relacionam?
Apesar de cada uma desempenhar uma função específica, o gestor de tráfego e social media trabalham em conjunto, porque os objetivos são semelhantes e a ideia estratégica deve vir em primeiro lugar.
Nós conversamos com nossos profissionais e eles explicaram como funciona os setores de tráfego pago e social media na agência. Veja o que cada um tem a dizer:
Mayara Ramos | Social Media
“No social media, antes de iniciar um mês, a gente faz um planejamento estratégico de conteúdo para o cliente, além de pesquisas de mercado para desenvolver novas ideias e trabalhar o branding da empresa em relação à exposição dele no mercado, à divulgação e tudo mais. A minha relação com o tráfego pago, neste ponto, se baseia na estratégia, porque tudo que a gente pensa, de conteúdo, é pensado em conjunto à equipe do tráfego pago.”
Michel Jorge | Gestor de Tráfego
“A relação do tráfego pago com o social media é direta porque sempre tentamos integrar planejamento e as artes para a campanha. A equipe de social media é extremamente importante para nós porque ela faz a pesquisa de campo, sobre como está o posicionamento do cliente, quais são os pontos fortes e negativos… e isso ajuda muito toda equipe. Afinal, não adianta a gente fazer tráfego pago sobre uma campanha e no social media estar diferente. É uma responsabilidade muito grande administrar o dinheiro do cliente, mas ao mesmo tempo, nós tentamos sempre lembrar, que esse dinheiro nunca é um gasto, é investimento.”
O combo perfeito
Redes sociais ativas
Manter as suas redes sociais movimentadas, garante:
- A presença ativa nas postagens das mídias sociais auxilia a empresa a reforçar a sua marca e se fazer presente em um mercado cada vez mais competitivo;
- Com mais engajamento nas postagens, o vínculo com o cliente tende a se fortalecer;
- A empresa garante um domínio ao seu segmento quando compartilha conteúdos exclusivos.
Anúncios no Google e Facebook
O desejo de todo negócio é conquistar novos clientes. Com o tráfego pago, você:
- Recebe mais visitas em seu site;
- Atrai usuários para a jornada de compra;
- Capta mais leads qualificados.
Artes criativas e diferenciadas
O desenvolvimento das artes é de responsabilidade de outra área da agência, a criação. Normalmente, o designer produz essa arte para que o social media publique nas redes sociais e o gestor de tráfego a utilize nos anúncios. Para atingir os objetivos, é preciso muita criatividade e técnica empregada.
Por que escolher a Você Digital Propaganda?
Toda empresa precisa anunciar seus produtos e serviços, e o mesmo se aplica na divulgação pelas redes sociais.
Com as duas áreas trabalhando juntas, estrategicamente para o seu crescimento, o ganho é enorme. Você une o engajamento daquela pessoa que só te vê pelo anúncio e daquela que a acompanha fielmente.
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