Telegram vai parar? Entenda o que se sabe até agora

Um aplicativo de mensagens em que a aparência lembra a dos concorrentes: estamos falando do Telegram.

Semelhante ao WhatsApp, ele conta com algumas funcionabilidades ainda mais dinâmicas e interessantes.

Se você ainda não tem instalado ele no seu celular, talvez seja uma boa oportunidade para você instalá-lo agora mesmo e aproveitar enquanto há tempo de conhecer as suas características.

Com a capacidade de enviar arquivos maiores, personalizar e segmentar o seu público, além de criar grupos que comportam até 200 mil pessoas, a ferramenta ganha destaque no marketing digital por sua utilidade e praticidade.

Nos últimos dias, o aplicativo foi muito citado no Brasil, por conta da determinação de bloqueio por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes.

A situação virou trending topic nas redes sociais e foi parar nos principais portais de notícias da internet e da televisão.

Para entender a situação que o Telegram passou, receber algumas dicas sobre a importância de se investir na plataforma e suas características marcantes, siga a leitura deste artigo!

Sobre o Telegram

Foi em 2013 que o Telegram foi oficialmente lançado para usuários do Android, a partir do desenvolvimento feito pelos irmãos russos Pavel Durov e Nikolai.

Ele é um aplicativo prático, intuitivo e rápido.

É possível trocar mensagens, enviar áudios e anexos, além de fazer chamadas e conversas em grupos.

Em relação ao tamanho dos anexos, enquanto o WhatsApp permite envio de até 100 MB, o Telegram oferece a possibilidade de encaminhar arquivos com até 1,5 GB.

No quesito personalização, além de inserir uma foto de perfil e o nome da empresa ou da pessoa, é possível incluir um link para um site de sua preferência.

É uma ótima estratégia para que os seus potenciais clientes acessem com facilidade o seu site.

O recurso dos grupos é outro ponto que se diferencia dos demais. No Telegram, um grupo pode contar com até 200 mil usuários.

Outra possibilidade de criação é dos canais.

Eles são parecidos aos grupos, porém, quem segue um canal não pode participar da conversa, pois apenas administradores podem enviar postagens.

Por que usar o Telegram na sua estratégia de marketing digital?

Com o Telegram, é possível estreitar o relacionamento com os clientes e parceiros, além de otimizar processos relacionados às vendas, tanto dos produtos quanto dos serviços.

Separamos as cinco principais ferramentas para enriquecer a sua estratégia.

1-Bots

Os robôs virtuais, conhecidos por bots, interagem com o usuário para que a pessoa consiga resolver situações de baixa complexidade, sem precisar de um atendimento humano.

Desse modo, os atendimentos ficam muito mais ágeis e simplificados.

Para criar um bot, só é preciso encontrar um na internet, pronto para usar

2-Relacionamento

De acordo com as suas publicações no canal do Telegram, você direciona o seu cliente a transitar por uma jornada de compra mais precisa para que no momento certo, ele feche o negócio.

3-Enquetes

Quando uma empresa utiliza o Telegram, é necessário criar uma persona para direcionar os seus conteúdos específicos.

Esse processo é excelente para nortear os conteúdos e analisar o desempenho que a ferramenta está apresentando. 

O mais interessante é que ele permite a criação de enquetes, para realizar pesquisas a fim de conhecer mais o público!

Se usar esse recurso com um bom planejamento, você descobrirá detalhes sobre as preocupações e dores da sua persona, e isso o ajudará a aprimorar sua estratégia de marketing.

Seguindo tais dicas, você vai alcançar mais grupos e canais, faz uma comunicação assertiva com as mensagens fixadas e hashtags, sem contar nas pesquisas de mercado rápidas com enquetes e inúmeras funcionalidades com bots.

Aposte na utilização da ferramenta como um aplicativo de atendimento ao cliente; com parte da sua comunicação interna e divulgação de conteúdos exclusivos e promocionais.

Sobre a última polêmica do Telegram

Na última semana, o Telegram causou um burburinho em todo Brasil.

Foi no dia 18 de março, que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram, por conta dos provedores de internet e demais plataformas.

O pedido é para que as operadoras de telefonia cortassem imediatamente o funcionamento do aplicativo de mensagem.

De modo geral, a decisão atende uma solicitação antiga da Polícia Federal.

Segundo a PF: “O aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

De acordo com o ministro, o Telegram se negou a cumprir as determinações judiciais, impostas anteriormente.

Entretanto, dois dias depois, após o aplicativo ter cumprido as determinações judiciais que estavam pendentes – e que tinham levado o ministro a definir a suspensão do app, Moraes revogou a decisão no domingo, dia 20.

Detalhes sobre a situação, você confere nas seguintes fontes: Oficial da Net & G1.

Respondendo à pergunta título do artigo: não!

O Telegram não vai parar. Pelo menos, não agora.

Apesar de colecionar algumas polêmicas, ele ainda é um meio de comunicação importante e fundamenta para o dia a dia pessoal e profissional de seus usuários.

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Quando se utiliza o Telegram com finalidades específicas, é possível aumentar os insights e estratégias na plataforma.

Sem contar que ele entrega o seu conteúdo para as pessoas que se interessam por ele, evitando ainda que ele seja considerado spam.

Se você já usa o aplicativo há um bom tempo, compartilhe conosco a sua opinião sobre a ferramenta.

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