Dicas para se destacar como influencer

dicas para se destacar como influencer

20 de março de 2015. Foi exatamente nesse dia em que coloquei “meus pés” nessa terra chamada de Instagram. Meio tímida, meio sem saber (aliás, sem saber nada), cheia de “achismos”. Não entendia como as coisas funcionavam direito porque era uma rede social à qual não estava nenhum pouco habituada. Meu objetivo era só um: dividir a informação, compartilhar o conhecimento e tornar o mais acessível possível a Consultoria de Estio e Imagem, ainda vista como um serviço de acesso limitado e elitizado.

Contei com a ajuda de uma agência que fez minha identidade visual, mas depois disso segui minha caminhada sozinha. A grana era curta e não havia tempo a perder. Era eu por mim mesma. Trilhar cinco anos assim, na raça, não foi fácil, mas me trouxe um aprendizado enorme e que hoje gostaria de compartilhar com vocês: 7 dicas de como se destacar como influencer.

1) Conheça a ferramenta

Entender bem sobre a mídia social que você vai usar, seja ela qual for, é essencial. Eu assisti incontáveis vídeos no YouTube sobre instagram, mesmo que o assunto fosse o mesmo. As vezes o que você escuta em um, complementa o que você já ouviu em outro. Reserve um tempo do seu dia para fazer isso. No meu caso, era logo ao acordar!

primeiros passos como influencer
Primeiras postagem. Ainda não entendia a ferramenta e não tinha intimidade. Embora tivesse criatividade, não entendia como poderia expor isso num feed.

2) Defina seu objetivo

Depois de entender seu objetivo, é imprescindível que você saiba onde quer chegar. Eu uso a regra dos 5 porquês: depois de responder ao primeiro porquê, pergunte-se novamente o porque e assim vai. Dessa forma você consegue chegar na essência daquilo que realmente quer. A consequência imediata disso é que será muito mais fácil identificar o seu nicho, parte essencial para sua sobrevivência e o que vai nortear o seu posicionamento dentro da rede social.

Aqui surge a ideia de testar várias fotos juntas. Coloquei o rodapé, mas ainda sentia que estava muito tumultuado, sentia falta de um padrão e de uma clareza visual.

3) Entregue conteúdo de valor

A internet revolucionou o conhecimento. Hoje em dia é muito fácil obter informações sobre o que quiser. Mas procure não fazer posts somente por fazer, pense no que você gostaria de ler, no que gostaria de aprender. Coloque-se no lugar do seu seguidor.

Considerei 3 fotos um número bom. Tirei a marca d’agua do rodapé, mas deixei a logomarca no canto inferior direito.  Estava conseguindo achar um caminho, mas ainda  faltava alguma coisa….

4) Estude sobre suas próprias dores

Conhecer suas próprias dores é, muitas vezes, um caminho para definir sua persona. No meu caso, eu buscava um público que se identificasse comigo, que houvesse uma sinergia, mulheres iguais a mim. Prezava para que minhas seguidoras gostassem de estar ali, se sentissem conversando com uma amiga. Isso ajudou a definir minha persona.

3 fotos. Tinha fechado nisso. Voltei para a marca d’agua na horizontal porque muitas vezes copiavam o post e cortavam os pés, o que eliminava a logomarca. Achei que seria uma maneira de evitar o plágio. Comecei a publicar também alguns posts envolvidos com questões sociais.

5) Faça testes

Teste imagens diferentes, textos, hashtags, cores, disposições e fique de olho nas métricas. Elas darão o parâmetro necessário para você entender o que está funcionando, o que não está e assim você poderá adaptar melhor seu conteúdo de forma mais efetiva.

Na tentativa de manter outra conta com uma parceira de trabalho, comecei a fazer posts com molduras e destaques no título. Literalmente foi um tiro no pé. Muitas informações e cores ao mesmo tempo.

6) Seja constante

A constância fortalece sua identidade e autoridade como influencer. Esteja sempre ali, nos stories e no feed, responda os comentários e as mensagens que receber. Gere um relacionamento com seus seguidores. Não pense na venda. pense primeiro em relacionar-se. A venda será SEMPRE uma consequência.

seja referencia no seu segmento de influencer
Uso do recurso do carrossel, destaque arredondado (mais afetuoso) para o título, posicionamento estratégico das imagens. E voilá, até a próxima atualização 😉

7) Midia kit para influencer eficiente e atualizado

O Mídia Kit é um documento que veículos de comunicação criam e disponibilizam para seus anunciantes e interessados, visando demonstrar algumas informações importantes, para que, com elas em mãos, possam planejar melhor suas campanhas e entender quais tipos de anúncios poderão disponibilizar no veículo.

Um bom Mídia Kit para empresas deve conter informações básicas como dados sobre a empresa, dados do público-alvo, tipos de informações que veicula e formatos e tempo de anúncios permitidos.

Pode também apresentar informações mais aprofundadas sobre comportamento do público-alvo, como tempo de espera na frente das telas, preço de cada formato, estatísticas e preços por grade de horário (ex.: horários de pico), entre outras.

Dependendo da configuração do seu negócio você pode ainda considerar fazer um Mídia Kit geral, com informações consolidadas sobre todas as suas telas ou ainda uma versão para cada grupo de telas, com as informações específicas para esses grupos.

E para finalizar, é importante dizer que não há receita de bolo. Mas fato é que a persistência e a disciplina fazem toda a diferença na sua visibilidade dentro de uma rede social tão concorrida. Mantenha-se firme e focado e…. quer saber de um segredo? Esses são os verdadeiros algorítmos para se tornar um influencer de sucesso!!!

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