10 passos para se tornar um influencer de sucesso no Instagram

como se tornar um influencer de sucesso

O Instagram deixou há muito tempo de ser uma rede social para postar apenas fotos e compartilhar momentos em família. Hoje em dia, além disso, ele também é uma ferramenta de trabalho para o influencer de sucesso, que podem produzir conteúdo, investir em anúncios, parcerias e engajar cada vez mais com o seu público e a marca que o patrocina.

Também chamado de creator, o influencer digital é caracterizado como aquela pessoa ‘famosa’ nas redes sociais, capaz de gerar engajamento dos seus seguidores, por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos dos conteúdos que o influencer de sucesso cria. De forma geral, a principal função desta carreira é de influenciar pessoas.

Ser famoso no Instagram, receber muitas curtidas e aumentar o número de seguidores pode ser o sonho de muitas pessoas, mas nós já adiantamos que não é um processo fácil. Nada acontece do dia para a noite, e é necessário muita dedicação e paciência. No entanto, se houver disciplina, os esforços valerão a pena. Separamos dez passos para te ajudar a se tornar um influencer de sucesso no Instagram.

Veja os 10 passos para se tornar um influencer de sucesso:

  1. Defina seu nicho;
  2. Tenha uma identidade visual bacana;
  3. Crie conteúdo com qualidade;
  4. Busque engajamento por meio da interação;
  5. Esteja presente em outras redes sociais;
  6. Analise as métricas;
  7. Divulgue seu conteúdo;
  8. Tenha um material personalizado;
  9. Faça contato com marcas;
  10. Seja verdadeiro.
Um conteúdo de qualidade é capaz de gerar engajamento e parcerias

Defina seu nicho

O termo nicho é definido como uma segmentação de público. Quanto mais nichado for seu tema, mais chances de ter engajamento com seus seguidores. Por exemplo, se você quer focar mais em conteúdos sobre beleza e estética em geral, ao invés de falar tudo sobre o tema, uma opção é focar no nicho ‘cuidados com o cabelo cacheado’.

Assim, você consegue trabalhar com produtos específicos para esse tipo de cabelo e atrair o público que se interessa e identifica com isso. Essas segmentações podem ser definidas em todos os assuntos.

Tenha uma identidade visual bacana

Identidade visual é a porta de entrada para os seguidores. A primeira coisa que os usuários do Instagram vão analisar é o seu feed. Ter um feed agradável, com as cores combinando e fotos sem serem repetidas ou parecidas é um diferencial. Você cria sua própria marca e isso faz a diferença. Afinal, ninguém vai seguir alguém que posta a mesma selfie todos os dias.

A dica é definir um calendário de postagens semanais. Por exemplo, na segunda-feira você posta uma mensagem motivacional, na quarta-feira uma selfie e nas sextas-feiras, uma dica, vídeo ou reels e por aí vai.

Crie conteúdo com qualidade

De nada adianta criar conteúdo de forma genérica, igual as pessoas do seu segmento. O segredo é pensar e desenvolver um conteúdo autoral e estratégico. Faça parte da vida dos seus seguidores e mostre o que eles gostariam de ver.  Estude o perfil da sua página.

Busque engajamento por meio da interação

Ninguém gosta de ficar no vácuo nas redes sociais. Por isso, engaja com seus seguidores. Esse engajamento pode ser feito pelas respostas de comentários, das mensagens diretas e da produção de conteúdo por meio dos stories. Sua presença faz a diferença nas redes e te dá a oportunidade de atrair muito mais seguidores.

Esteja presente em outras redes sociais

Se os seus seguidores gostam de te acompanhar no Instagram, provavelmente vão querer saber mais sobre seu lado pessoal no Twitter ou até o profissional no LinkedIn. Portanto, estar presente em outras redes sociais dá abertura para mais interação.

Analise as métricas

Você só consegue identificar se o conteúdo desenvolvido está dando resultados analisando as métricas. É possível identificar qual é o perfil e faixa etária do seu público, além de visualizar quantas visitas está recebendo no perfil e quais são os melhores dias para postagem. Essas informações te ajudam no desenvolvimento de uma estratégia eficaz. Para fazer essa análise, tenha uma conta comercial.

Divulgue seu conteúdo

Quem não é visto, não é lembrado. Sendo assim, não hesite em compartilhar seus momentos, conteúdos e tudo que agregue valor nas redes sociais.

Faça vídeochamadas, mande mensagem e ligue para as marcas para divulgar seu conteúdo

Tenha um material personalizado

No momento em que você percebe que o seu trabalho está dando resultados, é hora de profissionalizar ainda mais sua marca ou seu nome. Para isso, desenvolva um Mídia Kit – apresentação digital que contém informações e métricas sobre o seu perfil, de modo criativo e moderno. O intuito desta apresentação é divulgar e mostrar esses dados para empresas, a fim de conseguir parcerias e trabalhos.

Pode parecer complicado desenvolver um mídia kit sozinho, por isso, nós te ajudamos nesse processo. O material garante mais credibilidade e agrega valor ao seu nome. 

Faça contato com marcas

Com o material de apresentação feito, comece a fazer contato com as marcas. Mande mensagem, e-mail ou faça ligações e encaminhe seu mídia kit. Com isso, você terá mais oportunidades e as marcas vão te notar. Com um material de qualidade, você estará mais propício a desenvolver trabalhos pelo Instagram.

Seja verdadeiro

Pode parecer clichê, mas a dica é ser você mesmo, sempre. Desenvolva um trabalho nas redes sociais por hobby, paixão e carinho – só assim o sucesso será alcançado. As pessoas percebem quando algo é feito por conveniência, por isso, só inicie no mundo do influencer digital se você deseja ajudar as pessoas com o conteúdo e tem o amor em desenvolver as publicações.

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2 Comentários
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Abner Chanan
Abner Chanan
10 meses atrás

As informações foram muito animadora para mim. Estou me dedicando a buscar conhecimentos e informações nesse seguimento. valeu! Obrigado.
.

Vi C.
1 dia atrás

Muito necessário esse conteúdo de como ser influencer. O bom é que cada vez mais o nível dessa profissão está sendo elevado e conquistando espaço.