Conheça o Marketing de Guerrilha e saiba como utilizá-lo

Não se pode evitar o marketing digital. Ele está em todos os lugares – nos e-mails marketing, nos anúncios do Google e Facebook, nos vídeos do YouTube e até na legenda do post no Instagram. É fato que o marketing possui inúmeras vertentes e entre elas, está o de guerrilha.

Focado nos consumidores mais jovens, o marketing de guerrilha atua pelo objetivo de atrair o interesse e fazer com que as pessoas falem sobre determinado produto sem que os empreendimentos gastem muito dinheiro no processo.

Mais do que ser criativo, é preciso se reinventar e buscar soluções que se inovem, por isso, o que diferencia o marketing de guerrilha dos demais é a criação de ações que chamem a atenção através do choque, da emoção e da ação.

Neste artigo, vamos analisar algumas grandes ideias para criar campanhas deste modelo de marketing.

Os detalhes do marketing de guerrilha

Definimos o marketing de guerrilha como uma estratégia publicitária criativa, pouco convencional e focada com mais agressividade nas formas de divulgação.

Não é à toa que quando ouvimos a palavra guerrilha, associamos à guerra.

E não é difícil entender o motivo:

A origem do termo foi criada pelo publicitário americano Jay Conrad Levison, no final da década de 1970 – e teve a Guerra do Vietnã como inspiração, pois os povos do Vietnã conseguiram superar seus adversários usando táticas e estratégias que superaram os seus adversários.

Podemos associar os mesmos princípios – os ataques surpresa contra concorrentes – entretanto, em vez de balas, utiliza-se a criatividade, humor e campanhas diferenciadas.

Exemplos de marketing de guerrilha

Melhor do que explicar o conceito, é conhecer alguns exemplos agressivos deste segmento.

O primeiro exemplo é da KitKat.

A empresa pintou alguns bancos de madeira com a identidade do seu produto, as barras de chocolate, com o objetivo de que a pintura despertasse o sentimento de comer doce em quem estivesse passando naquele local.

Conheça o Marketing de Guerrilha e saiba como utilizá-lo

Na sequência, a Ikea também utilizou da estratégia.

A tradicional loja de móveis decorou partes do metrô em Paris com sofás e abajures, para provar a qualidade e sofisticação dos seus produtos.

Conheça o Marketing de Guerrilha e saiba como utilizá-lo

Outra sacada bem interessante se refere ao MilkShake de Ovomaltine.

Quem não lembra que ele ficou por um bom tempo sendo o carro-chefe do Bob’s?

Entretanto, o concorrente Mc Donald’s anunciou um acordo com a marca e foi desenvolvido o McShake de Ovomaltine.

A internet ficou um caos e as marcas começaram a se alfinetar.

O Bob’s pegou a oportunidade e soube usá-la para aumentar o seu engajamento e alcance nas mídias sociais, levantando a hashtag: #MilkShake X #MilkFAKE.

Viu só como o marketing de guerrilha também pode ser aplicado no meio digital?

A missão é sempre inovar a apostar em uma campanha agressiva, persuasiva e direta, que vai causar incômodo e chamar atenção do consumidor.

Por que vale a pena investir na guerrilha?

Talvez o maior benefício do marketing de guerrilha seja o zumbido que ele faz.

Ele é tão chamativo que se torna impossível de ignorar.

Além disso, há outros pontos a serem ressaltados:

  • Possui baixo custo e grande alcance;
  • Liberdade na criação de conteúdo;
  • Maior interação com o consumidor;
  • As marcas se comunicam no dia a dia das pessoas;
  • Os clientes se lembram da marca.

Dicas para pequenas empresas

Se compararmos o marketing tradicional do de guerrilha, eles se diferenciam pela abordagem que apresentam.

Você pode usar este tipo de marketing para promover qualquer negócio que você queira, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Neste contexto, a dica é pensar em estratégias que provoquem alguma reação no consumidor – seja alfinetando algum concorrente, valorizando alguma curiosidade ou expondo reflexões pessoas sobre o uso de determinado produto.

Com isso, além de reduzir os custos, é uma excelente maneira de comercializar a sua empresa.

As dicas para os pequenos empreendimentos é utilizar uma intervenção inteligente, utilizar a dinamicidade, ser cativante, tornar memorável, também interativo e impactante.

Mais detalhes é com a VCD!

O marketing de guerrilha permite que você seja criativo e experimente coisas novas para aumentar sua base de clientes.

Em vez de gastar muito dinheiro, você pode colocar esses investimentos em outros aspectos de seu negócio para aumentar os lucros.

O marketing de guerrilha ajuda você a criar um buzz imediato para o lançamento de um evento ou produto, pode gerar publicidade para a sua marca e pode ser usado em conjunto com outras formas de marketing.

A vertente é muito sobre criatividade, inovação e estar um passo à frente de sua concorrência.

Converse com o time de especialistas para descobrir novas maneiras de inovar o seu marketing digital!

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