Como migrar do marketing tradicional para o marketing digital?

No mercado publicitário, existem duas vertentes: o marketing tradicional e o marketing digital.

Apesar do termo marketing possuir o mesmo objetivo em ambos os casos, o que os diferencia é a internet e o avanço tecnológico que ocorre constantemente.

Definimos marketing como a filosofia que busca agregar valor aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa, através de ações estratégias e comerciais.

O marketing tradicional é conhecido por utilizar técnicas offline com o único objetivo, o de atingir o público em massa, sem a intenção de influenciar o público-alvo de cada empreendimento.

Comumente, as estratégias do offline costumam ser observadas nas grandes mídias, como nos anúncios de jornais impressos, nos comerciais da televisão, em outdoor e também no rádio.

O marketing digital por sua vez é feito em sua totalidade de forma online. Ou seja, a missão é vender mais, trazer resultados para a marca e criar relacionamentos com os clientes potenciais, por meio de ações estratégicas nas redes sociais, Google Ads, YouTube Ads, e-mail marketing, SEO e muito mais.

Se você chegou aqui e acredita que uma vertente seja melhor do que outra, está engado.

Ambas se complementam e devem ser usadas em conjunto.

Mas uma coisa é fato: o marketing digital sem o tradicional consegue sobreviver, o inverso não.

O tradicional sem o digital torna quase impossível se manter de pé.

Por conta da forte influência que a internet possui na vida da gente e estarmos conectados o tempo inteiro, é mais do que necessário que as empresas tenham foco de investimento no marketing digital.

A evolução do marketing ao longo dos anos

Tudo começou na imprensa, em jornais e revistas.

Foi no século XVII que os textos começaram a ser publicados em massa nestes veículos de imprensa.

Ao longo dos anos, o desenvolvimento da escrita e técnicas de copywriting – como conhecemos hoje – começaram a ter efeito.

Com isso, os editores vendiam espaços nos impressos para que os estabelecimentos divulgassem produtos e serviços.

Até hoje este é um modelo de outbound marketing que funciona no marketing.

Mas o avanço não parou por aí.

Com a possibilidade de imprimir panfletos e distribuir os jornais, surgiu um problema: o tempo que demorava para entregar um por um às pessoas.

A situação encontrada para solucionar esta dificuldade era colocar um único pôster (ou outdoor) em uma via pública para que mais pessoas tivessem acesso à mensagem.

Outdoor da Coca-Cola em 1922 (Fonte: Rock Content)

O século XX foi marcado pelo surgimento de novos meios de comunicação.

Rádio, televisão e telefone revolucionaram a propaganda.

O telefone foi usado para abordagem de estratégias via telemarketing – usadas por ligações automáticas e mensagens gravadas focadas no oferecimento de produtos e serviços.

Depois do telefone, foi o momento do rádio ocupar uma posição de destaque.

Os anúncios eram feitos em formato verbal durante as transmissões ao vivo.

Não demorou muito para que os movimentos fossem notados nas telinhas e os anúncios migrados para as TV’s.

Em 1954, os anúncios na televisão já haviam sido superados comparados à receita obtida via rádio e revistas.

Entretanto, anunciar na televisão custa caro e isso começou a abranger apenas os grandes negócios.  

Para que os pequenos empreendimentos começassem a usufruir das estratégias, o marketing se manteve em constante evolução e a era digital chegou.

Depois de algumas décadas após a invenção da televisão, a década de 1990 foi marcada pelo boom da internet.

  • A partir dos mecanismos de buscas, a preocupação com o SEO surgiu;
  • A partir dos blogs, surgiu o Marketing de Conteúdo;
  • A partir do advento do Facebook, surgiu o marketing para redes sociais;
  • A partir do YouTube, surgiu a necessidade de incorporar o vídeo ao Marketing;
  • A partir dos anúncios, surgiram as técnicas e estratégias de tráfego pago.

Hoje, associamos o marketing digital com a missão de atender todas as demandas do consumidor, sempre priorizando a experiência do usuário nas plataformas digitais.

Toda essa evolução só foi possível graças aos estudos e ações realizadas para manter uma comunicação consistente com o cliente.

E se ela se manteve em todos esses anos sendo aprimorada, significa que o marketing ainda continua em ascensão.

Como migrar?

E se o marketing segue avançando, mas sua empresa não, chegou o momento de mudar e migrar do tradicional para o digital.

Separamos algumas dicas para você fazer isso:

Usar a tecnologia a seu favor

Existem inúmeras ferramentas a sua disposição para colocar em prática os ensinamentos do marketing digital. A dica básica é começar a ler mais sobre os conceitos de marketing e entender as estratégias para cada serviço. Por isso, comece a acessar semanalmente o nosso blog para ficar por dentro das tendências, novidades e curiosidades deste mercado. Você também pode acessar os vídeos no nosso canal do YouTube ou visualizar conteúdos nas redes sociais.

Entender que a experiência do usuário deve ser priorizada ao produto

Conforme você vai aprendendo e se interessando por marketing, você precisa priorizar o modo como o seu público enxerga a sua marca. É preciso aceitar a realidade que no mundo digital, não é o seu produto que conta. Afinal, todo mundo tem um produto ou serviço para vender e o que o diferencia é a impressão e experiência que o seu cliente carrega.

  • Como foi a experiência durante a jornada de compra?
  • Como ele chegou até sua empresa?
  • Como foi o atendimento inicial?
  • O que o fez fechar a compra do produto?
  • Como foi o atendimento quando o cliente veio até você com um problema?

Essas são algumas das perguntas para te direcionar no seu estudo.

Ter planejamento e analisar resultados

Na era digital, os dados e métricas são os seus melhores amigos.

É possível metrificar informações a respeito da jornada de compra dos clientes, saber quanto tempo ele gasta na sua página e interagem com os seus posts. Quando se desenvolve uma estratégia amadora, baseada no feeling, sabe-se que não vai ser ela que trará o melhor resultado.

Quando você precisa criar campanhas a curto, médio e longo prazo, analisar resultados e fazer testes A/B aumentam significativamente as chances de sucesso.

Permitir-se errar e aprender com os erros

Nem todo mundo consegue acertar de primeira. Dessa forma, não se culpe caso algo dê errado ou você tenha dificuldade com alguma ferramenta. Não encare as dificuldades e desafios como o fim do caminho. Tenha em mente que, para o marketing digital, não existe uma receita de bolo que funcione para todas as pessoas. É necessário embasamento através de muitos testes.

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Gestão das redes sociais

Se você não está nas redes sociais, você já perdeu espaço para o seu concorrente.

Mais do que postar fotos com uma linguagem descontraída, o segredo está em adaptar as suas publicações à voz da sua marca. Analisar algoritmos, anunciar promoções e distribuir conteúdos informativos possuem uma qualidade maior quando feitos por especialistas na área.

Sites bem estruturados

Contar com um site bem estruturado e posicionado nas primeiras buscas do Google contribui para aumentar a relevância do seu negócio e passar credibilidade sobre o tipo de conteúdo que você publica. A otimização e o emprego de técnicas de SEO estão entre os destaques desta categoria.

Investimento em tráfego pago

Atrair mais cliques, visualizações e vendas é o intuito do tráfego pago.

Os anúncios digitais são criados em diversos canais, a partir da sua necessidade e com um valor investido para que ele seja convertido e o valor investido retorne com lucros e resultados.

Aqui, você atrai as pessoas certas para cada tipo de estratégia.

Conheça a diferença entre anunciar no Google e Facebook clicando aqui.

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